sábado, 30 de outubro de 2010

Vou ser Tia!


*O Girassol. Foto de Claudio Marcio Lopes.

Meu Deus...

Eu vou ser tia! De um menininho....

D.R...Amo você e estou feliz pela notícia.....feliz pela felicidade clandestina que nos dão em tenra gratuidade, assim sem mais....

Enquanto isso, o mundo continua em travessia....para o lado de lá, nesse vai e vem em meio a ponte que é a lembrança.

Feliz... Ou melhor: Muito viva.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desfumando e Orgias!!!

*Cigarros que dão saúde. Foto de Lenita Nabais.

...

Querido Leitor,
...
Estou morta! Participei da Semana Acadêmica de Letras da Ufop e cheguei de madrugada muitíssimo cansada. Hoje dormi o dia todo; já havia tempos que eu carregava comigo dias de muito stress, desde a preparação do DNJ (ainda escreverei sobre ele, não esqueci, viu??!) de modo que me faltava um dia para que pudesse me desligar de tudo e de todos.
...
Bem, o dia foi hoje. Tive sonhos muito estranhos...psicodélicos, o que me mostra que não estou mesmo habituada a descansar...minha mente não pára, mesmo quando durmo...e isso não é bom!
...
Amanhã tenho que dar aula às dez, xerocar inúmeras coisas para o meu feriado literário.
...
Estou um pouco amarga.
...
Talvez irei ao Leão hoje em busca de riso para me nutrir. Estou uma péssima pessoa, além de amarga; quase pálida, senão oca.
...
Não sei porque, mas desde que voltei de Matipó (DNJ) perdi o jeito e a vontade de fumar. Após uma fase de quase um maço por dia, atualmente, o cigarro tem me dado nojo... não é estranho?
...
Não sei se foi mandinga de mãe... ou de sapo cururu na beira do rio!
...
De qualquer forma, vamos esperar para ver o que acontece.
...
Eleições 2010.
...
- Por que o Sofia não escreve textos políticos??
Seria uma boa, porque....etc....etc..etc.....
...
Bem queridos.
...
O Sofia não escreve textos políticos porque ele não sabe; se soubesse, o faria com prazer. Ainda assim, afirmo que meu voto é Dilma, para os interessados de plantão. Talvez escreva sobre isso ainda esse fim de semana.
...
Tudo dependerá de como estará minha lua!
...
Para relaxar, coloco aqui o fragmento de um poema "erótico" do Bernardo Guimarães (sim! aquele da Escrava Isaura!!) com o qual me identifiquei...haha!
...
Boa Noite oca a todos!
...
RAINHA

Já no ventre materno fui boa;
Minha mãe, ao nascer, eu matei;
E a meu pai por herdar-lhe a coroa
Eu seu leito co’as mãos esganei

Um irmão mais idoso que eu,
C’uma pedra amarrada ao pescoço,
Atirado às ocultas morreu
Afogado no fundo de um poço.

Em marido nenhum achei jeito;
Ao primeiro, o qual tinha ciúmes,
Uma noite co’as colchas do leito
Abafei para sempre os queixumes.

Ao segundo, da torre do paço
Despenhei por me ser desleal;
Ao terceiro por fim num abraço
Pelas costas cravei-lhe um punhal.

Entre a turba de meus servidores
Recrutei meus amantes de um dia;
Quem gozava meus régios favores
Nos abismos do mar se sumia.

No banquete infernal da luxúria
Quantos vasos aos lábios chegava,
Satisfeita aos desejos a fúria,
Sem piedade depois os quebrava.

Quem pratica proezas tamanhas
Cá não veio por fraca e mesquinha,
E merece por suas façanhas
Inda mesmo entre vós ser rainha.

(A Orgia dos Duendes - Bernado Guimarães).



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Biografia para Rebeca DeHoney





Rebeca é aquela capaz de “laçar” os homens por meio de sua beleza e acalentar as almas sofredoras – escreveu um dia o Sr. Melo da Silva, especialista em nomes hebreus, além de pai de nossa amiga em questão. Certo ou errado, fato é que Rebeca – ou Rebeca DeHoney, como prefere ser chamada – laçou muitos rapazes ao longo de sua vida acadêmica por meio de sua beleza exótica à la Pocahontas - Beyoncé; além disso, acalentou muitas almas de amigas sofredoras que buscaram em Rebeca conselhos e companhia para os embalos das quartas, quintas, sextas leoninas e sábados à noite!
...

Nosso lema?
“Renasça das cinzas da sua idiotice!”.
...

Pois bem. Lembro-me exatamente da primeira vez em que a vi. Início de 2006, primeiras aulas do curso de Letras; nós, calouras. Encontrei Rebeca próxima à porta da sala para uma aula de Let 102. Puxo papo, tentando fazer novas amizades. Quando, de repente, eis que se sucede entre minha fala e o que devia ser uma resposta de Rebeca um silêncio agudo e profundo...psiu!
...

Rebeca era
uma menina séria, dessas que não falam com qualquer um. Carioca descariocada na terra da garoa, essa menina chegou a Viçosa como quando estamos à espera de um rito de passagem: algo que nos conduza para o lado de lá. Viçosa foi, na vida de nossa amiga, a ponte que a conduziu para muito do que hoje ela também é:
Uma mulher inteligentíssima, sensível, amiga, pop-star: Rebeca canta, dança, sapateia, interpreta, e dá shows de salto á distância nas festas da república Carraspana, for free!
...

Já passamos por muitos momentos juntas! Momentos engraçados, toscos; momentos profundos e de reflexões filosóficas; momentos de partilha da nossa dor e descontentamento com o universo masculino... “Você é especial Rebeca....mexe comigo”.
...
Rebeca é, ao lado de sua amiga Amanda (eu), uma das autoras da futura famosa teoria que busca descobrir a verdade, e nada mais que a verdade, a respeito do grande dilema da Lingüística de todos os tempos e modalidades:
Saussure tinha ou não tinha boca??? Seria a Sra. Saussure uma dona de casa, mãe de família e esposa bem resolvida do ponto de vista sexual, com um marido aparentemente des-bocado? As investigações prosseguem...
...

Encontros:
Álvares de Azevedo e Beyonce cantam na reta da UFV: “Italiaaaaaaana....la mia vita....”

Circuito: os três tigres tristes e as três Marias do Bairro, e claro, teorias sobre o universo masculino.... “Rebeca... não posso me envolver!”.

Noites no Porão: Ao lado dos amigos Tsão, T2, A, La, I, D*** e o Bob....Bob? O Marley!

Festas de Aniversário: Rebeca nunca gostou de suas festas Viçosenses de aniversário; ainda assim, elas sempre foram muito divertidas e cheias de....diversão!

Leão nosso de cada quarta, quinta: Momento semanal catártico. Vale de tudo? Subir em cima da mesa, beijar além sem ver a quem, dançar no palquinho do Teddys e depois cair aos prantos porque a vida não está das melhores! Vale tortinha de frango, muita cachaça, cerveja e boas histórias pra contar.....

Conversando com a porta: Rebeca, Amanda e aventuras Viçosenses ao lado das cadelas de rua, que narram aos uivos suas decepções amorosas.... “Ai meninas...eu sabia que ele era um cachorro...mas....acabei me envolvendo além do que devia” – disse a cadela.

...

Rebeca também é aquela quem consola as almas, como já disse. Para tal, ela carrega consigo um dicionário com pequenas frases de efeito escritas por ela mesma, ao longo dos seus vinte e sete anos de vida; frases que ela usa de acordo com as situações enfrentadas por suas amigas. Tais “ditados” são profundos e dotados de um senso profético glorioso. Exemplos dos ditados de Rebeca:

1)“Com as apaixonadas não se brinca...nem de médico!!”

2)“Agora mesmo que eu vou ficar com OUTRA pessoa só porque você falou que eu estava ficando”;

3)“Essas coisas sem sentido é que dão sentido à vida”;

4)“Bandido corazón...no puedo controlar!”.

...

Além de amiga, artista com ares de filósofa e atleta das Carraspanas, esta pessoa encantadora dotada de palavras proféticas embasadas numa sabedoria particular - Rebeca de Melo, ou DeHoney, Pocahontas, ou Beyonce....bem! que seja - voltando... essa moça tem um amor incondicional por sua família e por Deus.

Muito tenho aprendido desde que você chegou em minha vida, amiga! Obrigada, Rebeca, por todos os dias mais divertidos que já vivi, e por todas as vezes que tem tentado acalentar minha alma de sofredora Mexicana!

Que a sua estrada seja longa e cheia de encontros...Bons encontros! Que você ame, deixe-se amar e seja amor na vida das pessoas!

Que encontre na educação libertadora não apenas um ganha pão, mas uma causa.....

....E que não me esqueça!

Um Beijo! Amo você

Amanda!

domingo, 24 de outubro de 2010

Sobre o DNJ (Parte I).


Querido curioso leitor...

Acabei de chegar em casa....
Estou realmente cansada, necessitando urgentemente de banho, noite de sono, com ou sem sonho.
Passo aqui só pra aviso aos navegantes de plantão: DIA NACIONAL DA JUVENTUDE?

DEU TUDO CERTO!! FOI ÓTIMO E EMOCIONANTE....

...

Em breve, cobertura completa no Sofia!

Boa Noite!

sábado, 23 de outubro de 2010

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2010!!!!!!


*Juventude. Foto de Juliana Galuccio.
...
...
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2010:
CELEBRANDO A MEMÓRIA E TRANSFORMANDO A HISTÓRIA!!!!!!!!!
(O tema mais lindo de todos os anos.....tinha que ser no ano dos meus 25!! hehe).
...
Aqui vamos nozes!
Informações?

CHORO SEM LÁGRIMA....

*Chorinho na Praça. Foto de Cilano Simoes.
...
...
Querido Leitor...
...
Véspera de DNJ - Dia Nacional da Juventude, àqueles que não conhecem. Convidaram-me para fazer parte da equipe de animação: Eu, que mal animo minha própria vida. Aceitei.
...
Esses dias foram de intensa correria. Cheguei a conclusão de que não adianta querer fazer as coisas do modo correto; ainda quando se é cauteloso, quando chegamos no horário, quando pagamos conforme a encomenda, se algo tiver que dar errado, dará e muito, independente do seu esforço.
...
Digo isso com relação ao SIA UFV 2010. Não quero entrar em detalhes, mas a falta de organização e boa vontade de algumas pessoas da comissão organizadora me levaram à loucura quase que literalmente. Sorte que encontrei alguém a quem fazer as minhas reclamações, mesmo não sabendo, ainda, se serão atendidas.
...
F***.
....
A vida está aí e não a enchergamos de perto, com lentes de boa focalização. Ou, às vezes, usamos um foco tão restrito, quando tudo o que se deve é olhar além....olhar em volta, respirar e começar, pelo meio, que seja, mas começar de novo.
....
Fui à festa de aniversário de meu primo-irmão Leandro e me diverti muito. Um dia antes do SIA, fui à casa da Rebeca, para nossa reuniãozinha à la clube da Lulu, a fim de comemorar o seu aniversário: Tá certo que sabotei a festa com minha presença e "causos"...mas, o que posso fazer se isso sou eu?
...
"Amanda....Isso é você...." - disse-me meu orientador, após eu lhe perguntar o que havia achado do fato d'eu ter extrapolado o meu tempo de apresentação no SIA, não concluindo minhas reinações, ops...investigações.
...
Vergonha. Quantos males em minha vida teriam sido evitados se ao invés de fazer Ballet, minha mãe houvesse me colocado para fazer outra coisa da vida, quando tinha lá meus cinco anos! Espanhol, Aramaico, que fosse: qualquer uma dessas línguas hoje me trariam, sem dúvida, menos caos e prejuízo que ter sido criada à base de dança até os dezoito, quando desmamei....(infelizmente).
...
Hoje, ao chegar na gráfica para confeccionar meu segundo pôster, o que apresentarei semana que vem em Ouro Preto sobre Emília, minha alter-ego, ouvi uma mulher dizer:
- Filhota, quando você fizer cinco anos, semana que vem, vou te colocar no Ballet.
...
"Nãoooooooooooooooooooooo! Não faça isso" - pensei em gritar imediatamente, mudando por completo o destino daquela criança, tal qual anjo enviado por Deus com a missão de impedir o sacrifício de Isaac. Mudaria o destino daquela menininha de 4 anos somente com um bom e exato ato de fala. A mãe, olharia meus olhos, cabelo e cigarro, entenderia subitamente os percausos da vida e da arte....e então, diria:
- Bem...Já que é assim, segunda mesmo te coloco no Espanhol, filhinha.
....
Eu mudo o destino das pessoas. Aquele rapaz escreveu-me: "Ter conhecido você, Amanda, mudou o meu destino. Espero que um dia me perdoe, de verdade."
...
Ai...gostaria mesmo de ter mudado o destino daquele homem. Mas, infelizmente, sinto que não mudei nada. Mas gostaria sim....de ter feito "a" diferença: não mais esta a que nós mulheres sempre desejamos, não; clichês! Hoje, prefiro ser mosca de sopa à Madalena Rainha.
....
Pois bem. O Ballet me fez assim, trágica e expressiva. Mas, ensinou-me a perceber o belo nas pequenas coisas. Ontem, ao voltar para casa, deparei-me com alguns jovens de 14 ou 16 fazendo arruaça dentro do ônibus no qual estavamos. Achei aquilo tão legal....que comecei a rir e puxamos papo, simultaneamente. Adoro essas pessoas que têm a capacidade de se apropriar dos espaços coletivos, chamando atenção pra si, sem cobrar nada em troca: Não são esses os verdadeiros artistas do nosso tempo? Que Deus abençoe o dom daqueles meninos. Se não estivesse de saia, também teria mostrado a eles que sei me equilibrar num ônibus em movimento....(dança! oh céus)
....
Hoje, chorei.
...
Enquanto esperava meu pai e segundo pai por parte de pai, Francisco - como o santo, fui conduzida ao encontro de uma roda de choro na praça da Igreja Santa Rita! A mesma roda na qual fomos quando fiz meus 24....na mesma que gostaria de ir ao completar os 25, talvez dia 6 de novembro....(porque no dia 10, meu aniversário, estarei em um congresso em Ouro Preto).
....
Foi o ápice da minha felicidade!!
Ai... como eu amo tudo aquilo....pandeiro,cavaquinho,violão....choro......
...
Caso todos os choros fossem assim, não me importaria em chorar diariamente, choro sem lágrima.
...
As letras são ótimas: sei quase todas de cor...ou metade de cada uma delas. Noel Rosa, por exemplo, teve tantas amantes, foi um perfeito exemplar de FDP; no entanto, sua música quando chorada é a expressão mais perfeita de Deus. Isso me ensina que pessoas não são boas ou más. Pessoas são o que são, erros, acertos, paradoxos. Tal aprendizado do livro da vida não me incentiva a perdoar a quem não merece o meu perdão, ainda; mas, ensina-me sobre não esperar demais das pessoas, das situações...cobrar do outro aquilo que ele nunca aprendeu. Não é todo mundo que aprende a dançar, aos cinco...
....
"Chora bastante, meu chorinho
Teu chorinho de saudade
Diz ao Bandolim pra não tocar tão lindo assim
Porque parece até maldade
Ai meu chorinho, eu só queria
Transformar em realidade a poesia
Ai que lindo, ai que triste, ai que bom
De um chorinho chamado Odeon"
(Odeon - Ernesto Nazareth)
...
Véspera de DNJ - Dia Nacional da Juventude, àqueles que não conhecem. Convidaram-me para fazer parte da equipe de animação: Eu, que mal animo minha própria vida. Aceitei.
...
"Onde andarás nesta tarde vazia
Tão clara e sem fim
Enquanto o mar bate azul em Ipanema
Em que bar, em que cinema te esqueces de mim
Enquanto o mar bate azul em Ipanema
Em que bar, em que cinema te esqueces…
(Onde andarás - Caetano Veloso, na voz da Marisa é o céu!)
...
Quanto ao SIA, acho que terei minhas reclamações atendidas: encontrei na roda de choro o senhor para quem apelara minhas angústias. Um senhor acessível, respeitável e simples como aquele, também habituado a chorar sem lágrima, apesar da influência que tem, deve ser um bom PRESIDENTE naquilo que o é, não desperdiçando seus atos de fala em vão.
....
...Já não serve pra nada a janela
A cortina amarela, perdi meu amor...
...
Véspera de DNJ. Aceitei.
....
...Na esperança talvez de que o acaso, por mero descaso, me leve....eu sei".
....
Aceitei.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Leão Nosso de Cada Quinta (Especial Rebeca).

*Leão o Rei da Selva. Foto de Carlos Dias.

"Só se conformemos quando o Joca falou:

'Deus dá o frio conforme o cobertor'

E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim

E prá esquecê nóis cantemos assim:

...Saudosa maloca, maloca querida,

Que dim donde nóis passemos dias feliz de nossa vida"

(Adoniran Barbosa)


- É minha filha....Tá certo que a fila anda, mas ela não precisa voar....
...

FELIZ ANIVERSÁRIO REBECA!

AMO VOCÊ!

domingo, 17 de outubro de 2010

AS PAIXÕES DO CRISTO (Tipos de Mulheres).

Querido Leitor,
...
Há quem diga que mulheres são capazes de fazer inúmeras coisas simultaneamente, enquanto homens, em oposição, realizam apenas uma ou duas funções numa mesma fração de tempo e espaço.
...
Em se tratando de relacionamentos afetivos, as circunstâncias são outras: enquanto mulheres são capazes de encontrar em um único homem todas as qualidades, afetos e características pelas quais se sentem atraídas, levando-as a nutrir um relacionamento estável com seus parceiros, alguns homens - DIGO ALGUNS - entetanto, não são capazes de tamanha façanha....
...
Devido a um impulso patológico - sim! PATOLÓGICO - alguns homens necessitam projetar em várias mulheres suas necessidades sentimentais, por não serem capazes de ligarem-se a uma única mulher,como nos dita o catecismo ocidental....
...
Estes homens, geralmente, são aqueles que em função de um determinado estilo de vida não foram obrigados pelas circunstâncias a dedicarem seu amor a um único exemplar feminino: tratam-se de homens com uma vida pública atribulada, cujo trabalho lhes obriga a uma intensa exposição e contato com os mais variados tipos de mulheres.
...
O que mais? são homens com espirito de "judeu errante" (sem conotação perjorativa, ok!), incapazes de se fixarem em um único espaço, devido a inúmeras causas, como por exemplo, um trabalho o qual lhes exige viagens constantes, residências duplas, triplas, e concomitantemente, residência alguma: homens sem raízes.
...
E claro, do ponto de vista psíquico: São homens mimados, filhos únicos, os quais nunca aprenderam a dividir, embora muitas vezes preguem a divisão e a gratuidade, quando lhes é interessante.
...
Para exemplificar melhor esse tipo de homem e os tipos de mulheres com as quais este se relaciona, vamos usar como corpus para esse estudo um homem que reúne todas as características acima: filho único, judeu errante, homem de extrema exposição? CRISTO!
...
Vamos conferir, queridos leitores?
...
Desde já, afirmo com veemência que neste caso Cristo será utilizado apenas como metáfora para nossos estudos....(a meus amigos ortodoxos e padres católicos: POR FAVOR! Não tentem processar o Sofia DE NOVO!!!!!! Trata-se meramente de uma ingênua brincadeirinha....).
...
MARTA: A AMIGA
Marta foi, sem dúvida, a melhor amiga de Cristo. Era aquela quem ouvia com maior cuidado suas pregações, aconselhando-o, e, muitas vezes, recriminando sua irmã Maria pela incapacidade desta em ouvir o Cristo sem ter que tocá-lo fisicamente, isto é: a relação de Marta e de Jesus era fundamentada, de fato, somente numa amizade sincera.
...
Nosso tipo de homem estudado tem inúmeras melhores amigas, mas há sempre uma em especial a quem recorrer quando, no Português popular do Brasil: o Bicho pega!
...
São mulheres inteligentes, dotadas de grande capacidade de análise crítica. Na maioria das vezes, essas mulheres já se sentiram atraídas pelo nosso homem corpus, já rolou um clima...uns beijinhos...em RARÍSSIMOS casos um sexo.....mas, nunca envolvimento: porque são as melhores amigas!
...
Frases típicas desse relacionamento:
...
- E aí Marta??? O que vai fazer no fim de semana??? Vamos naquela festa x?
- Cristo!!!! Já comprei seu ingresso! Você vai conosco, Senhor!
...
- Marta! Pelo amor de meu Pai....preciso de um conselho, preciso de um conselho....
- PQP Cristo!!!!!!!! O Senhor fez essa merda???? Olha, de boa: da um tempo, recolha-se em alguns desses montes e depois tome sua decisão, Amém?
...
MADALENA: A NAMORADA


Não é mero acaso Cristo ter escolhido à Madalena para que esta presenciasse sua aparição pós-mortem, isto é, já ressuscitado; Madalena é em nosso estudo a namorada do Cristo!
...
Porque é ela quem está em primeiro lugar, sempre.
...
Em uma dada situação, caso tenha que telefonar para Marta, Maria, Verônica, antes de fazê-lo, Cristo se certifica de já ter ligado para Madalena, de antemão.
...
O nosso homem em questão escolhe Madalena como namorada por inúmeros motivos:
...
São mulheres belíssimas, boas de cama, inteligentíssimas, mas, sobretudo, que:
...
a) Foi a primeira mulher com quem teve identificação, numa dada circunstância (isto é, a que chegou primeiro, cronologicamente falando....);
b) São estáveis, mais velhas, mais experientes;
c) Moram a léguas e léguas de Nazaré.....(ou seja: relacionamentos à distância);
d) Ainda que não haja paixão entre ambos, há uma identificação intelectual, por exemplo: Madalena, após a morte do Cristo, tornou-se TAMBÉM uma grande pregadora do Evangelho, escrevendo um apócrifo inclusive sobre a vida de Jesus, há quem diga.....
e) Ambos não necessitam um do outro para se completarem em vários sentidos.
...
Frases típicas desse relacionamento:
...
- Cristo!!!!! Por que não retornou minha ligação de ontem, aquela do meio dia?
- Então Madalena....eu estava trabalhando muito! Estava planejando uma pregação naquele instante em que você me ligou!!! Desculpa benzinho.....sabe que te amo, né?
- Sei sim Cristo! Também te amo, muito!
...
...
- Madalena...um dia, quando ressuscitar, você será a primeira quem me verás; depois disso, quando acertar aquela burocracia toda, vamos nos casar e moraremos juntos no Novo Mundo, fazendo pregações para os gentios....Teremos nossos filhos....
- Filhos....??? Ai não Cristo! Acho que o bom do nosso relacionamento é a nossa liberdade: quando você voltar, eu vou para França e prego a sua palavra; enquanto isso, você pode continuar viajando pelo mundo....A gente se encontra no fim de semana, sempre, ok! Mas...sem filhos....não quero ter filhos....
- Tá bom, Madelana....
...
...
MARIA, irmã de Marta: A AMANTE



Maria de Betânia, irmã de Lázaro e Marta, é aquela quem desbanca Madalena e Marta: Cortando todas as filas cronológicas, é ela quem toca o coração do Cristo ao ungir seus pés naquele jantar em Betânia, enquanto Cristo passava uma temporada em Betânia....(longa temporada....entenderam a maldade???).
...
Sendo assim, é ela quem tinha um contato real com o Cristo, enquanto Madalena estava mais preocupada com suas futuras pregações por Paris afora....
...
Cristo apaixona-se completamente por Maria; completamente. Mas, aí que está, querido leitor: clandestinidade total!!! Atualmente, muitos escritores utilizam a imagem de Madalena para romper com a idéia do celibato do Cristo....Mas e Maria de Betânia??? Já leram alguma obra na qual fosse revelado o relacionamento de ambos?? NEVER!!!!!
...
WHY? Clandestinidade total!
...
Em nosso estudo, Maria de Betânia é aquela mulher maravilhosa, inteligentíssima, mas, que sobretudo, causava em Cristo uma atração inexplicável, sexual e não sexual. Sexual porque era muito, mas muito boa de cama; não sexual, porque ao mesmo tempo, este exemplar feminino extrapola a condição sexual. Nosso homem em estudo constrói por ela uma idealização tal, vislumbrando nesta mulher tudo aquilo que Madalena não o oferecia. Ele projeta nesta mulher a infelicidade do seu relacionamento com Madalena...(ele não ama Madalena).
...
Há uma relação de apego, aprisionamento, Paixão. Estes sentimentos fortes são responsáveis pela instabilidade do relacionamento, o que leva o nosso homem em estudo a desejar profundamente Maria, mas nunca assumi-la publicamente....porque ainda faltava alguma coisa à Maria - pensava Cristo.
...
Frases típicas desse relacionamento:
...
- Maria...Maria....Te amo com loucura!!! Um dia, nos casaremos, quando eu terminar com Madalena....
- Quando, Cristo? Já disses-te isso umas....666 vezes? CHEGA! CHEGA!!!!!!!! Cansei! Vai embora da minha vida, agora!!!!!!!! AGORA!!!!!!!!! HODIE!!!!!!!!
- Calma Amor, calma: Madalena é delicada....já sofreu muito.....Eu a resgatei daquela vida mundana...eu te contei na minha pregação, né? Então....Temos que ter cautela......
- Tá bom Cristo.....vou te dar mais uma chance....
...
...
- Maria....Maria.....tu és tão linda....não quero te perder; você é minha, nunca olhe pra outro homem aí onde tu estás: Tu és minha!

...
VERÔNICA: Amor em potencial.
Verônica é aquela quem surge no momento mais caótico da vida do Cristo.
...
Quando este está prestes a partir, eis que surge dentre a multidão que o acompanhava para a crucificação, bloqueando o tal cortejo, uma misteriosa e exótica mulher que limpa o rosto ensanguentado do Cristo, acalentando-lhe sua dor.
...
É neste momento, quando ela oferece ao filho de Deus um instante de repouso diante do caos causado por Madalena, Maria, e a crucificação, que a burra da Verônica entra no que era um triângulo amoroso, convertendo-o em prisma. Ela toca profundamente o coração do Cristo, porque oferece a ele seu amor, sem esperar nada em troca, visto que ela acompanhava o cortejo de sua morte, sabia que seria finito....(Porém, não desconfiava, ainda, que um dia ele ressuscitaria....).
...
Clandestinidade? Em partes!
...
Ela também não é assumida publicamente, mas é das mãos de Verônica que hoje se tem o santo sudário, isto é, a "prova" da existência do Cristo. Ela era a imagem verdadeira do Cristo: Porque Vera em latim significa verdade, e eikon, que vem do grego, imagem....logo, o nome Verônica significa "Imagem Verdadeira".
...
Sendo assim, em nosso estudo, ao brotar repentinamente na vida do Cristo, limpando-lhe seu rosto com tanta intimidade, muitos boatos nunca confirmados de que fossem namorados surgiram à caminho da crucificação.
...
Nosso homem corpus tem em Verônica o seu porto seguro. Há uma atração muito forte entre ambos; muito ciúme por parte do homem Corpus....(Não em Verônica, que simula não sentir tanto ciúme, visto que pensava que Cristo morreria para sempre! ela de tudo sabia....menos da ressurreição, lembrem-se!).
...
Voltando....Há sexo, ela é boa de cama, mas não como condição primordial; Há atração. Há, inclusive, empatia intelectual, visto que os casais desses relacionamentos, geralmente, trabalham com áreas afins. Então, leitores, o que distingue Verônica das outras todas é que em pouco tempo ela toca o coração do Cristo através da empatia: Há uma tensão apaixonada como em Maria; mas, não tão intensa, porque esta é sempre atenuada pela amizade e carinho que a sintonia entre ambos proporcionava, distinguindo este relacionamento dos anteriores analisados.
...
Ambos eram extremamente parecidos (Verônica: verdade, imagem); assim, nosso homem problemático projeta secretamente em Verônica as ilusões de um futuro abstrato: casa, filhos, projetos comuns, viagens de pregações juntos pelo mundo. Ele começa a amá-la, e com uma profundidade assustadora, que era fundamentada justamente na não necessidade de contato, realidade, sexo: posse.
...
Dentre todas as mulheres, é à Verônica a quem Cristo concede a liberdade de escolha, ainda que a "prendendo" com algumas traminhas psicológicas....
...
Fato é que Verônica decide morrer....de amores por Cristo: até o dia em que ela descobre que ele ressuscitaria! É neste instante em que Cristo recua.
...
Porque ele se vê num dilema infernal: Para ficar com Verônica, é preciso romper com Madalena, de verdade, e abdicar de Maria, por quem tinha sentimentos fortes. Verônica modifica os sentimentos de Cristo pelas outras, mas não os anula, that´s the point! Nosso homem corpus decide terminar com Verônica, antes que ela descubra que ele "ressuscitaria"/mentia, mantendo assim uma boa imagem/verdade.
...
O que faltou neste relacionamento para que desse certo?
...
a) Tempo. Ambos só se encontram quando Cristo está à caminho de sua Paixão,Morte e Ressureição; isto é....na hora última.
b) Esperteza: Verônica, no fundo, foi a mais burra de todas as mulheres do Cristo, quando topou entrar nesta canoa furada. Ela achava que sabia de tudo, quando na verdade, sabia de tudo pela metade...
c) Clandestinidade: Verônica nunca compactuaria com a clandestinidade a que Cristo lhe podia oferecer. A longo prazo, descobrindo que ele ressuscitaria, isto seria um problema para ambos.
...
Frases típicas desse relacionamento:
...
- Verônica...Verônica....como você é chata! Mas eu amo sua chatice!
- Cristo...Cristo.....você é um FDP!!! Mas eu te amo!
- Verônica....Eu também te amo....muito.....queria ter te conhecido antes!
...
...
- Verônica! Eu não estou ficando com Maria, sabe? Mas tenho sentimentos fortes por ela...você sabe, né?
- Eu sei Cristo...Também tenho sentimentos fortes pelo meu ex, o Zacchaeus....mas desde que você não fique com Maria......
- Não....só almoçamos juntos todos os dias! Juro por meu pai!
....
....
- Cristo! Dentre zero a 800, me fala um número!
- Hum....666!!!!
-Caralho!!!!!!!! Esse é o meu número da sorte, no qual estava pensando!
- Putz! É o meu também!
(Brilho nos olhos de ambos...)
...
...
- Quer dizer que você ia ressuscitar e não me contou, seu Cachorro!!!!!!!!!!!!!!
- Verônica.............Eu não queria te perder..........
- Você nunca me amou!!!!!!!!!!
- Amei e muito: Mas não sabia o que meu pai haveria de querer para mim; então....como não sabia o que queria de fato....
- Cristo: Você é um filho da.....
....
....
- Ai se eu tivesse te conhecido lá em Belém.....
...
MARIA, a mãe: O ÚNICO AMOR.


Um homem tão confuso, instável e imaturo, só é capaz de nutrir pela própria mãe um sentimento profundo e concreto como o amor.
...
Esta é a conclusão do nosso estudo: Cristo só amou, verdadeiramente, a própria mãe!
...
E é por isso que Maria é para os católicos a maior expressão de santidade universal:
...
Só uma SANTA para suportar...
AS PAIXÕES DO CRISTO!!!!
...
Boa Tarde!

sábado, 16 de outubro de 2010

A PAZ que não preciso...

*Entre a paz e a esperançca - de te ter. Foto de Irina.

"Paper Wings...
Paper Wings...
How Could I expect to fly
with only paper wings?"
(Paper Wings - Gillian Welch
David Rawlings).
...
...
...
Coincidências....
...
No dia 15 de outubro do ano passado dei minha primeira aula no cursinho Pré Vestibular da Paróquia Santa Rita. Já nesse dia, recebi um cartãozinho escrito "Feliz dia dos Professores", o qual me tocou como revelação profética, sendo redundante.
...
Exatamente um ano depois, sou avaliada por minha professora de estágio em uma aula, na verdade em quatro delas, sobre os Sermões do Padre Antônio Vieira. (Recomendo!!Sou apaixonada por ele...). Já havia estagiado no período passado: dois, aliás. Mas, nunca havia sido avaliada por um professor presencialmente, como acontecera dessa vez.
...
Acredito que tenha me saido bem....o que me revela, cada vez mais, que estou num caminho certo, ainda que seja cedo pra se dizer. Quero ser professora. Nasci pra isso. E ás vezes, querido leitor, A pessoa é para aquilo o que nasce.
...
Quero ser pesquisadora também; adoro buscar, conhecer, desvendar! Ainda que atrapalhadíssima, quando tenho uma pesquisa a ser feita, esforço-me de tal forma que, de uma maneira ou outra, saio-me bem.
...
Minha Iniciação Científica está progredindo. A menos que meu orientador esteja mentindo pra mim - o que há de se levar em conta, visto que ele é homem - bem, o fato é que as idéias, ainda que sem resultados oficiais começam a me surgir....
...
...no meio da rua....
...no meio da lua...
...no meio da noite nua.....
sem estrelas.
...
Estou em crise financeira.
...
Preciso logo que esta máquina chamada tempo conspire a favor de mim: que eu me forme, passe num mestrado com bolsa; ou, sem bolsa, mas encontre um emprego compatível com o tempo e espaço que terei - PROJETOS.
...
Tenho bons projetos, boas oportunidades....mas meus sonhos....estão cercados de paz que não preciso.
...
Após a correria desses dias, stress, choradeira, rompimentos...ontem, com o cair da tarde, fui surpreendida por uma solidão tão custosa que me foi difícil encontrar-me em alguém.
...
Cafêei com um amigo e uma amiga em potencial, que passa por problemas com os quais já lidei, há quatro anos....
...
Depois, encontrei outra amiga com quem tive uma sessão (ou seção?) desabafo, vice-versa, e fiquei realmente surpresa, senão encantada, em perceber que minha amiguinha - sim, a pequenininha - está a cada dia mais bela e se tornando de fato mulher. Uma bela e inteligente mulher.
...
Vejo-me, então, egoisticamente parte daquilo que são os amigos, como num processo metonímico; mas, não sou reflexo de ninguém, em ninguém.
...
Comprei presentes. De aniversário.
....
Dei uma volta e decidi não apressar os trabalhos...quando o stress surgir - e ele há - as coisas ficarão prontas no tempo que lhes pertence.
...
Hoje lerei Caim, novamente. Às quatro, reunião para o Dia Nacional da Juventude...(porque ainda continuo na Equipe Regional....); À noite, minha catarse: uma churrascada com muita cachaça na casa de meu melhor amigo-primo-irmão-vivo que aniversaria hoje ou amanhã.
...
E todas estas coisas, imagens, pessoas, acontecimentos...embalados em papéis de cor, de presente, de afeto...trazem-me uma paz tão aguda, o que me leva a quase vomitar, literalmente, todos os dias depois de fumar.
...
Estou com falta de Caos.
...
E isso dói, porque não é a falta em si, mas também os encontros diários com tudo e com todos; as visões abismais da felicidade alheia, as visões infernais do riso pela metade...as visões das escadas circulares, sem fim, sem fim, riso, riso, riso, riso, riso pela metade.
...
Eu que não sou metade em ninguém, tão pouco completa em mim mesma, sinto completo nojo de toda essa falta, todo esse abismo.
...
É quando olho para meu quadro de recados e vejo meu futuro....transcrito em páginas e páginas à Times New Roman, tabelas de Excel, Power Points, canetinha vermelha, canetinha preta, canetinha azul - PROJETOS!
...
Sonho?
...
Meu último sonho bom esqueço.
...
Que infelicidade toda essa paz, toda essa segurança....
- Querida...você não ia se matar?
...
Que infelicidade as pontes serem de altura tão vulgar.....
- Querida....você não se matou ainda?
...
Que infelicidade tanta paz.....
- Desculpe-me. A ponte não era para suicídios; mas sim para estar mais próxima do céu, como passo a menos de.
...
Bom Dia!