terça-feira, 25 de outubro de 2011

O fado do dente (Parte II)

*Belos dentes. Tina Alves.
....
"Sorria meu bem, sorria
da infelicidade que você procurou.
Sorria meu bem, sorria
Você hoje chora por alguém que nunca te amou"
(Sorria meu bem - Agnaldo Timótio???)
...
Enquanto a fada do dente faz desaparecer a sua dentuça, deixando em troca uma boa quantia em dinheiro liquido como recompensa, eu que nunca gostei de fada (só de bruxa e capetinha), tenho enfrentado o descomunal "fado do dente". No início do ano, descobri que deveria fazer uma gengivoplastia...em função de "n" motivos, principalmente estéticos. Um belo dia, após muito pensar no caso, acordei de um sono maravilhoso e decidi:
...
- Não tenho nada pra fazer hoje....que tal uma gengivoplastia?
....
No exato momento, estou me sentido um pouco Frankstein, com inúmeros pontos boca a fora, e um grande-PUTA-enorme-desconforto bucal, gengival, espiritual, vital,afetivo,religioso,empregatício,futurístico.... - mas, creio que há de passar em três ou quatro dias....afinal de contas, o que não mata...te deixa vivo?
....
Bom dia!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Padre Marcelo Rossi e seus cachorros

Dança das cadeiras

*Cadeiras. Foto de Sonianepo.
...

Querido leitor deste buteco sedentário,
...
Após um longo período de organização interna, eis que sou surpreendida em plena tarde de hoje com o desejo de escrever....sobre a temática que mais nos agrada, aquela que une a todos os povos do universo, igualando homens, mulheres, crianças e cachorros: O Amor! Tal desejo me veio como intimação, após me deparar com alguns devaneios que pairavam soltos por aí, sem voz e força. Foi quando deixei meu querido Gil (Vicente) à deriva, e decidi perder o tempo - que já me é escasso - confabulando bobagens com os leitores que ainda me restam.
...
Eliberto é um cara legal. O tipo de pessoa com quem se quer contar, que tem um papo bacana e bons conselhos por de baixo da manga. Há alguns dias, requisitei sua presença física para que me desse um desses, do gênero amoroso, de modo que para tal expus parte do meu mais recente drama, a fim de conseguir a opinião de um homem-heterossexual-interessante-bem sucedido entre as mulheres. Eliberto disse:
...
- Ele tem outra! Esse lance de distância, energia, ou o fato dele evitar um encontro pessoalmente...não é excesso de amor romântico esvaindo pelas cucuías! Tampouco altruísmo! Ele tem outra.
- Ah não....Eliberto...será?....
- Sim: ele tem outra.
...
Dias depois, conversando com uma amiga, já farta dos desencontros afetivos pelos quais ainda passa, eis que a mesma me narra uma recém- trágica- descoberta: Pedro, Paulo e Plínio, seus últimos ex affairs, resolveram assumir o namoro com três novas infelizes. O fato é que há menos de um mês, a tríade dos P não queria relacionamento sério com ninguém, tampouco com a amiga de quem vos falo. Parece, no entanto, que num golpe de sorte - ou azar - os três rapazes foram flechados pelo Cupido em menos de dez dias, para a infelicidade daquela moça.
...
Do outro lado da cidade, Fátima está feliz ao lado de Sérgio. Após um longo período de "chove não molha", Fátima, já cansada de todas as investidas, é surpreendida com o pedido de namoro. Há dois meses estão namorando, felizes e apaixonados, como um casal de rãs.
....
Do lado de cá, Gisele empurra com a barriga o namoro de quatro anos. Enquanto Gustavo vive há quilômetros de distância, Gisele intercala idas a cidade do "noivo" com encontros clandestinos de sexo incandescente: Klint, um nômade austríaco que chegara na cidade. Ainda no mesmo quadrângulo, sua prima sofre pelo namoro rompido: três anos de vida compartilhada, ainda que desses três, dois houvessem sido de vida-trigâme-extra-compartilhada....(da parte dela): "Agora que te perdi, João, descobri que te amo de verdade" - exclama Gabi para Deus, à espera de um milagre em forma de torpedo.
...
Enquanto isso, André apela para a pornografia virtual: "É preferível a sofrer por qualquer espécie de mau amor". E o casal de velhinhos, vizinho de André, faz canguru perneta pela sétima vez consecutiva..."Oh my God, Gianfrancesco".
...
Na sala de aula, os alunos choram pela partida da professora querida, não aceitando qualquer forma de substituição. Da sala de aula, os alunos mais velhos fogem para parada gay, e se deparam com um casal homossexual comemorando as bodas de prata. Também a professora estava lá, na parada gay, a fim de se divertir com o irremediável.
.....
Porque tudo se move na face da Terra. Para alguns... com mais agilidade.
...
Há poucos minutos, conversava com Eliberto que me falava do seu último rompimento. Embora eu soubesse ser este o décimo quinto, em menos de seis meses, fiz-me de surpresa esperando pela explicação plausível: "A culpa é de vocês, mulheres; eu estava tranquilo...precisando de um tempo pra mim....até conhecer Katia Flavia, há menos de um mês". Indignada, argumentei com o óbvio ..."amor", "cheiro", "história", "destino"..... "Nada (disse o rapaz) não fiz isso por mim, mas por ela, que agora está livre pra voar sem mim e se dar melhor na vida".
....
- A gente sempre pode suportar, Sofia. (Menos as crianças, penso).
....
Quando estava apaixonada pelo meu ex de número 3, acreditava cegamente que ele era a cara do Joohny Deep. Tal impressão me era como um dogma, uma certeza absoluta. Levei cerca de seis meses para me dar conta de que ele NÃO ERA o Joohny Deep, e de que a vida ainda estava aí para ser desfrutada com o próximo idiota que me surgisse pela frente.
....
Após este incidente, apaixonei-me uma vez mais. E apesar das desvantagens, da dor de cabeça (literal) trazida por esse novo "par", ainda acredito numa concepção de amor que está muito além de qualquer "dança das cadeiras" ou troca de Intimus Gel: amor é coisa rara, que leva muito tempo pra acontecer.
...
Amor é uma junção de significantes às vezes ocos. Quando ele nasce? Quando termina? É a mistura da paz que o outro me proporciona, acrescida por uma raiva e chateação. Eu te amo porque te odeio. Amor não é apenas sexo...(sexo se tem com qualquer pessoa, havendo diferença de DNA)....é confiança, amizade, naturalidade. Vontade de passar horas ouvindo o outro apenas contar-nos como foi o seu dia. É achar bonitinho o jeito do outro roncar; é relevar o quão chata uma pessoa pode ser; é não esquecer o sujeito apesar da distância, ainda que desejemos o nômade austríaco para uma noite de sexo casual...(porque somos feitos de carne). É, sobretudo, não imaginar uma vida sem ter aquele fulano ao nosso lado, ainda que metade dessa vida possivelmente seja de amor-ódio. É não ter explicação.
...
- Nada, Sofia! Amor é mutualismo....Troca-se até o esgotar. Julicléia foi importante pra mim....mas acabou. Quero que ela seja feliz, uma felicidade que não posso oferecer. Ela ficará melhor sem mim.
....
Enquanto a generosidade de Eliberto me oprime a alma, quarenta e sete lágrimas cessam e a dança das cadeiras se renova. Há quilômetros daqui, um novo casal se forma, com os restos de um antigo amor....
.....
- Nossa, meu ex adorava esse filme...
- Jura? Que legal....aliás, você me lembra uma pessoa muito especial...
- Ah sim? por quê?
- Ah...uma mulher que conheci, em Viçosa (BAHIA), apaixonada por plástico bolha....
- ...Oh...como você é sensível....diferente de todos os outros.....
- Você não sabe, mas eu ando tão sozinho.....
[... 20 minutos depois]
- Que tal um filme no meu apartamento?
....
....
.....
Boa Tarde!

Sugestão

*Abelharucos. Foto de Filipe Caetano
...
"...Pouco me importa que tu beijes tantas vezes
E que tu mudes de paixão todos os meses..."
(Alguém me disse - Ana Carolina).
....
Nós, os seres humanos, em nosso ápice evolutivo, criamos mecanismos que nos afastam da dor em situações indesejadas: desligamos os celulares, ignoramos ligações, bloqueamos do Facebook, Twitter, Skype, MSN, etc. Já as abelhas, indiferentes a tais artifícios tecnológicos, terminam suas relações de maneira mais prática e racional: Matando o ex parceiro.
...
Bom dia! = )

domingo, 23 de outubro de 2011

o menino fã do raça negra



DEPOIS....

Silvio Santos e o menino fã do Raça Negra



ANTES

....por essas e outras que eu gosto do Sylvio Santos!

AXIOMA DO MÊS

* O homem berrando a natureza. Foto de Edmo Medeiros.
....
"[...}acho engraçado gente q num acredita em deus, mas acredita em omi. na boa: já temo prova suficiente de que omi de vdd num existe."
(fonte:http://thealanprost.co.cc/)

sábado, 22 de outubro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O fado do dente... (Parte I)

*No dentista. Rui Coutinho
....
" tu tu tu tu tu tu, tututut, tutuut, tutut
tu - tu- tu- tu tu..."
(Fada Açucarada/ Quebra Nozes. Tchaicovsky).


Cirurgia marcada para a próxima segunda feira!
Vamos ver no que dá....
....
Boa Tarde!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sinal


* The Wall. Miguel Afonso.

...
Eu quis te conhecer, mas tenho que aceitar
Caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá
Pode ser cruel a eternidade
Eu ando em frente por sentir vontade

Eu quis te convencer, mas chega de insistir
Caberá ao nosso amor o que há de vir
Pode ser a eternidade má
Caminho em frente pra sentir saudade

Paper clips and crayons in my bed
Everybody thinks that I am sad
I'll take a ride in melodies and bees and birds
Will hear my words
Will be both us and you and them together

'Cause I can forget about myself
Trying to be everybody else
I feel alright that we can go away
And please my day
I know you'll stay with me because I've surrender

Eu quis te conhecer mas tenho que aceitar
(I can forget about myself
Trying to be everybody else)
Caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá
(I feel all right that we can go away)
Pode ser a eternidade má
(And please my day)
Eu ando sempre pra sentir vontade.
(I'll let you stay with me if you surrender)
(JANTA - Camelo/ Malu)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Tam alto esteo para tam baixo edificio" (Gil Vicente)

* João Nuno Silva. Foto de netotal.
...
"Eu queria tanto encontrar
Uma pessoa como eu
A quem eu possa confessar
Alguma coisa sobre mim"
(EU - Pato FU).
...

A sabedoria popular afirma categoricamente a existência de males que nos vem pra bem!Ok, é a mesma sabedoria que alude à água mole-furadeira capaz de driblar a inóspita-dura-pedra! Ainda assim, ultimamente só tenho aderido à teoria do "pau que nasce torto", ou, ainda, do"mais vale dois pássaros nas mãos do que quatro voando". De qualquer forma, conversando com uma amiga, a que insistiu no ditado dos malefícios do mundo, dei me conta de que se assim o for, meu ano há de ter um desfecho não só brilhante, mas surpreendente.
....
Onde está a sacanagem do mundo? Oh Christ!
...
Muitos são os porblemas, poucas as soluções: trabalho-afeto-finanças-projetos-família, talvez nessa ordem. O pior de todos, admito, é o intenso bloqueio criativo pelo qual tenho passado... (a falta de criatividade me faz deveras mal, mais do que a falta de qualquer outra coisa na face das terras). Acabei de assistir o filme "Sem Limites", com Robert de Niro, e imaginei como seria ótimo encontrar uma droga capaz de ativar 90% do meu cérebro ainda esta noite.
...
Alguma coisa muito má comeu o meu cérebro nos últimos tempos.
...
Nada que eu tenha usado voluntariamente. O pedaço que me falta de senso comum me ocorre junto de outras severas deficiências, a seguir algumas delas:
....
*Sou uma pessoa lenta, preguiçosa e pessimista, até ser subestimada. Desde o pretérito, quando me dizem "você NUNCA vai conseguir", eis que ativo o mecanismo da tentativa-teimosa-irresoluta. Ás vezes da certo, ás vezes também. Pensando com força, quatro foram as vezes em que no máximo ousei tamanho artifício, sendo uma delas involuntariamente. Contudo, tal subestimar deve estar dentro de uma medida: ao se tratar de uma convicção, do tipo generalizada, rendo-me à unanimidade, isto é, à desistência...(como cão com rabicó entre as pernocas).
*Acredito em tudo o que me falam, quando tenho qualquer espécie de amor pelo interlocutor em questão. Insisto no que me parece verdadeiro, e quando me provam o contrário, continuo insistindo até o último grau de decepção, isto é, o intermédio.
* Tenho facilidade pra somatizar sentimentos; quando sofro, SOFRO, quando me esbaldo em felicidade, esbaldo-me em felicidade...(e depois sofro).
*Acho o maior barato beber água bem gelada após uma sede infernal.
* Não sou uma pessoa que se adapta ao que não gosta...
* Gente que não aceita o próprio cabelo e usa óculos escuros em dias frios (ou em casa) não me inspira simpatia...
* Eu pensei que tinha paciência com criança: pois é, eu menti.
* Eu pensei que seria uma professora super legal: pois é, eu menti.
* Eu pensei que seria uma mãe super legal: pois é, eu ainda penso.
* Eu pensei tanto...
....
Então aí vem o desespero e o medo da estagnação. Quando dói em excesso aí que não se escapa, quando se dá demais espaço. Um belo dia, porém, percebe-se que até mesmo a maior ausência não é capaz de se sobrepor aquilo que de fato és...o tempo passa, as vontades escapam, e os defeitos que nos restam são os amores de amanhã, as lutas que se reciclam, os caminhos que recriamos. Entre você e alguém, é preciso escolher você, ainda que um você-pela-metade...(cérebro , coração e riso pela metade, que seja).
...
...Tudo isso até o próximo asno que te leve (ou cavalo folão). E assim ficamos bem.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Para todas as infâncias

*O traidor. Foto de Nuno Lopes.
...
Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio.
O escorpião vinha fazer um pedido:

"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"

O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar."
Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos."
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?"
E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Perfect / love

*Amor perfeito. Foto de Paulo Ferreira
...

On The Way Home / Rise

When the dream came
I held my breath with my eyes closed
I went insane,
Like a smoke ring day
When the wind blows
Now I won't be back till later on
If I do come back at all
Because you know me, and I miss you now.
In a strange game
I saw myself as you knew me
When the change came,
And you had the
Chance to see through me
Though the other side is just the same
You can tell my dream is real,
and I love you and I miss you now
Though we rush ahead to save our time
We are only what we feel
And I love you, can you feel it now...? Oyeah

I could be wrong I could be right
I could be wrong I could be right
I could be wrong I could be right
I could be black I could be white
I could be right I could be wrong
I could be white I could be black

The time has come your second skin
The cost so high, the gain so low
Walk through the valley
The written word is a lie
May the road rise with you...
May the road rise with you...
May the road rise with you...
May the road rise with you...

I could be wrong I could be right
I could be black I could be white
The time has come your second skin
The cost so high, the gain so low
Walk through the valley
The written word is a lie
May the road rise with you...
May the road rise with you...
May the road rise with you...
May the road rise with you...

Anger is an energy!!!
Anger is an energy!!!
Anger is an energy!!!
Anger is an energy!!!
(Legião Urbana)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ventana


*Ventana. Paquito Masiá.

...
...
Certa vez, ouvi isso de uma amiga "...o bom de quase já ter morrido uma vez é o fato de não ter que esperar nada da vida: você não devia estar vivo mesmo". Ri absurdamente com a frase, até porque faço parte do grupo de pessoas que tiveram uma segunda chance.
...
Viver é uma aventura. Nunca se sabe quando será o ponto final: no fundo, sabemos de tão pouco....quem serão os verdadeiros amores de nossas vidas? O que de fato nos fará felizes...o que eu quero ser quando crescer?
....
Já soube.
...
Abro uma das janelas desse castelo e espero pelo melhor. A infelicidade também deve ter data de partida, como um hóspede que não é bem vindo. Quando se quase perde a vida, até as desventuras tomam gosto diferente, felicidade ao avesso que não deixa de ser vital.
...
"Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade".
...
Amanhã é o meu segundo aniversário, cinco anos depois....Quando é o seu?
...
Bom dia!

domingo, 9 de outubro de 2011

Penúltima Estação


*Amor en el tren. Foto de Matteo Montero.

...

Gosto de ver você dormir
Que nem criança com a boca aberta
O telefone chega sexta-feira
Aperto o passo por causa da garoa
Me empresta um par de meias
A gente chega na sessão das dez
Hoje eu acordo ao meio-dia
Amanhã é a sua vez

Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você.

Temos que consertar o despertador
E separar todas as ferramentas
Que a mudança grande chegou
Com o fogão e a geladeira e a televisão
Não precisamos dormir no chão
Até que é bom, mas a cama chegou na terça
E na quinta chegou o som

Sempre faço mil coisas ao mesmo tempo
E até que é fácil acostumar-se com meu jeito
Agora que temos nossa casa
é a chave que sempre esqueço

Vamos chamar nossos amigos
A gente faz uma feijoada
Esquece um pouco do trabalho
E fica de bate-papo
Temos a semana inteira pela frente
Você me conta como foi seu dia
E a gente diz um pro outro:
- Estou com sono, vamos dormir!

Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você

Quero ouvir uma canção de amor
Que fale da minha situação
De quem deixou a segurança de seu mundo
Por amor
(O mundo anda tão complicado - Legião Urbana).

O pulo do gato

*O pulo do gato. Benedito Braga.
...
Em meio a greve de professores, professor baleado por aluno,etc, etc, consegui meu primeiro emprego em um colégio particular: minha missão é a de substituir uma das professoras mais queridas e adoradas pelos meninos da sexta e sétima "série", bem no último bimestre do ano, ou seja: tenso, não? Tenho aprendido muito e me dado conta de que toda a didática aprendida nas universidades, estágios e cursos, não são suficientes para preparar o sujeito-fessor para a realidade, em que a dinâmica é totalmente outra! Não quero bancar aqui a professora sofredora-suicida, mas...meu choque de realidade me veio em alta frequência e ainda não o absorvi por completo...Continuo trabalhando em um cursinho Pré-Vestibular e em meu projeto de mestrado: A ideia é de tentar aqui (Viçosa) e em uma outra Universidade. Há também o concurso para o Estado, pretendo fazê-lo se tudo der certo...
....
Enquanto isso, esperamos ansiosos o pulo do gato...
...
Bom dia!

domingo, 2 de outubro de 2011

Pois é....

Minha avó era uma mulher engraçada. Ria com os olhos, escondia pra si qualquer vestígio de doçura, oferecendo-nos sempre o seu melhor: um humor sarcástico e inteligente. Estava sempre pronta para uma boa alfinetada, dessas que só perdoamos por serem coisas de vó.
...
Foi apaixonada pelo marido a vida toda; fora criada para o casamento: casou, deu vida aos nove filhos, enviuvou e permaneceu forte até a chegada do quarto bisneto.
...
Deixou-nos esse fim de semana. Sempre acreditei que a morte, quando dos mais velhos, tem lá a sua beleza, consagração como término de um ciclo. Não deixa de ser verdade, embora a dor do "nunca mais" sempre me fale mais alto. A idéia de nunca mais rever uma pessoa, viva ou não, sempre me perturba. Se eu realmente acreditasse na vida após a morte, talvez não sentisse as coisas dessa maneira. Viver dói, fazer laços dói, amar exige mais que açúcar, também generosidade e desprendimento.
...
Abriu os olhos e derrubou a última lágrima quando viu o caçula (de 45 anos) pela última vez.
...
Sempre fui mais ligada a minha outra vó; Dona Apolônia Magalhães e eu nos tornamos amigas somente na minha adolescência, quando tive a sorte de descobri-la entre idas e vindas. É a versão feminina do meu pai.
...
É preciso saber a hora de deixar ir, fluir...
...
Triste. Que a vida nos dê o conforto necessário.
...
Boa Noite!