terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aniversários

* O Aniversário. Marc Chagall, 1915. 
...
I

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração que nem se mostra. 
Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
Em que espelho ficou perdida a minha face?

(Cecília Meireles)

II

Mater dolorosa

(...) Uma vez fizemos piqueninque,
ela fez bolas de carne
pra gente comer com pão.
Lembro a volta do rio
e nós na areia.
Era domingo,
ela estava sem fadiga
e me respondia com doçura.
Se for só isso o céu,
está perfeito

(Adélia Prado).

....
III

Dulzura

Madrecita mía, 
madrecita tierna, 
déjame decirte 
dulzuras extremas. 

Es tuyo mi cuerpo 
que juntaste en ramo; 
deja revolverlo 
sobre tu regazo. 

Juega tú a ser hoja 
y yo a ser rocío: 
y en tus brazos locos 
tenme suspendido. 

Madrecita mía, 
todito mi mundo, 
déjame decirte 
los cariños sumos.

(Gabriela Mistral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário