segunda-feira, 5 de junho de 2017

DA RAIVA AO "TCHAN" DA ALEGRIA: YOU KNOW NOTHING, INNOCENT!

                                            Fonte: Divulgação



Leitores, 

Meu dia foi escalonado da raiva à alegria. 

A raiva é por acordar cedo. Conheci pessoas que acordavam mal humoradas, mas nunca as entendi visto que despertavam assim ás nove, dez ou onze da manhã. Eu, porém, que venho acordando quase diariamente às cinco e meia da manhã ou às dez para às seis, quando tenho coragem em ser rápida (nunca tenho, sempre preciso de cinco minutos para blasfemar sobre o dia recém-parido), sinto-me um traste. Meu mau humor é chato, profundo, vontade de que o mundo exploda. Em seguida, a longa espera pelo ônibus na manhã fria de Belo Horizonte (a que se converte em tardes excessivamente quentes, igualmente odiadas) ou, quando há atrasos, a raiva do peso financeiro de arcar um Cabify e no maior dos azares um táxi. Ah, leitor, esta vida adulta... Não é para mim!

Tudo vale a pena se a alma não é pequena, isto é, se o salário é compensador. Sendo-o, que chegue também sem atrasos... Outras histórias longas e curtas, porém igualmente mal humoradas. 

Em meus antigos trabalhos, tinha o privilégio de acordar tarde. Em um deles, somente, fazia-o de manhãzinha, porém ficava perto de minhas duas casas, sobretudo da segunda ou da primeira. Agora, já não há remédio e nem casas. O trabalho é temporário, gosto muito dele, mas o acordar cedo me deixa exausta e - se tenho aula em seguida, a do Doutorado - retorno a minha kitnet como um soldado da guerra. Paciência, sempre, paciência! Odeio esse vocábulo. Odeio o excesso de paciência.

- You know nothing, your innocent...(or blind?)

Só que após horinhas de descuido chega o TCHAN: A alegria. Meus alunos, não todos, mas a maioria deles são muito, mas muito legais! Há alguns dias dancei forró com alguns deles, durante a aula mesmo. Hoje, com uma turminha bastante engraçada, um forró, um funk e alguns "passinhos". Essa é a minha alegria quase diária, a do encontro com gente jovem, inocente e não ao mesmo tempo, contudo muito divertida. O riso é inevitável, mesmo nos momentos de bronca! Sentirei falta disso daqui a um mês e meio. De acordar cedo? Jamais! 

Sendo o resultado final a alegria, lembrei-me inevitavelmente daquele grupo É O TCHAN. Na época, com meus nove ou dez anos, dançava a todas as músicas sem maldade, sem compreender as letras, só por infância e as coisas doces que dela vem. 

Aos desavisados, o É O TCHAN (ou Cia do Pagode ou Gera Samba, porque eles mudaram seus nomes com o tempo...) foi um grupo musical surgido na metade da década de noventa que se tornou muito popular no Brasil com musiquinhas-melô (refrãos ou refrões que não nos saiam da cabeça) de Axé, Pagode e até Samba. Nos vocais estavam o "Cumpadi" Washington e Beto Jamaica. Já os dançarinos, eu "peguei" a fase da Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré até a temporada das Sheilas, a loira e a morena, ainda com Jacaré e os mesmos vocalistas. O grupo ainda existe porém sem tanta audiência. Mas o passado, nesse caso, vale a pena ver de novo, principalmente nos karaokês  ou nos fins de festa!

Há passados que nos valem a pena ver de novo e de novo e de novo, acreditem, leitores! E o É O TCHAN é um básico exemplo disso. Vinte anos depois e não deixam de serem engraçadas aquelas músicas mal intencionadas mas que faziam até crianças dançarem, na época em que não tínhamos moral. Quando ainda éramos mais índios, despidos de nossa catequese diária. 

A alegria subverteu o meu dia. Amanhã, novamente, chegará o mau humor, como a manhã após uma noite inébria. Portanto, sem muitos assuntos ou motivos, o SOFIA DE BUTECO hoje decidiu prestar uma homenagem a esse passado gracioso: Voltemos a ele?

- Sabe de nada, Inocente! - ainda diz Cumpadi Washington, ainda que por marketing necessário.

Vamos ser ridículos um pouquinho, leitores? Seguem abaixo as minhas músicas preferidas do É O TCHAN! Acreditem: Enquanto as busco aqui, ouvirei a todas e serei feliz! Há letras, talvez, que só entenderei hoje (RISOS). Nada de fim. Comecemos pelo começo:

I. GERA SAMBA: A BOQUINHA DA GARRAFA!


II. MELÔ DO TCHAN (MINHA PREFERIDA!)
OBS: Levei anoooossss pra entender a "maldade" dessa música!                                                                                                     

III. É O TCHAN: DANÇA DA CORDINHA  
(... essa eu dançava na escola!)



IV. É O TCHAN: RALANDO O TCHAN NAS ARÁBIAS



V. ...como esquecer esta...ainda como GERA SAMBA:
A DANÇA DO BUMBUM 


VI. É O TCHAN: ARIGA TCHAN



VII. É O TCHAN: TCHAN NO HAWAI


VIII. É O TCHAN: TCHAN NA SELVA


IX. É O TCHAN: MELÔ DO TCHACO


X. É O TCHAN: DANÇA DO PÕE PÕE



Bem. Os tempos mudaram e hoje vivemos a era do politicamente correto. Embora necessário, sinto um pouco de pena porque, a meu ver, estamos perdendo a nossa inocência, àquela herdada de nossos ancestrais indígenas com suas vergonhas e desvergonhas. Carla Perez (gosto muito dela) se casou com Xanddy, o amor de sua vida, e tem dois lindos filhos. Porém, tenta apagar o passado que, bem ou mal... Não é apenas um passado; é um melô! Sendo assim,  a menina que requebra mãe pega na cabeça. Domingo ela não vai... Não, não vai! Domingo ela vai ao culto. Nada contra isso, nada contra os pentecostais, as religiões ou contra Deus. Mas isto aqui abaixo, mirem... Será uma pequena lembrança de um TCHAN segurado e amarrado? Ou a certeza de que perdemos a inocência?



PENSANDO BEM:
Eu, que continuo inocente, sei é de nada! 

Boa Noite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário