quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bondiando Jabuticabas...

- Bom Dia!
- Bom Dia...

[...]

- Bom Dia...
- Bom Dia! – que sol hein?? – disse o moço cego, a quem esqueci de perguntar o nome, devido ao meu cansaço de hoje e distração de sempre.
- Pois é...bom para pegar uma corzinha, né? – respondi ao moço, que é tão moreno quanto eu, apesar da cor dele ser menos desbotada...
- É.

[...]

- Fessora!!!! Promete que ajuda a gente a enfeitar a nossa sala amanhã...para o negócio da copa?? Mas não conta para ninguém que vai ajudar a gente.....
-Eu?? Aff... Prometo... Mas eu acho muito chato essa coisa de enfeitar.....mas não conte a ninguém que eu disse isso..... – falei às meninas, que riram de mim.

Eu detesto enfeitar...

Corar,
Desbotar,
Desbotar e Bondiar - ao longo do meu caminho de ida e volta do estágio...esse foi meu início de dia.


Entretanto, ontem, deparei-me com mais uma jabuticabeira. Coincidentemente, ela estava escondida n’outro pé de texto literário, e dessa vez, foi Emília quem me contou:

A que eu acho mais interessante é a jabuticabeira. Enorme e com uma copa bem redondinha em cima. As folhas, muito juntas, não deixam atravessar o menor raio de sol. Quando chega certo mês, os seus galhos cobrem-se de botõezinhos brancos, que vão engrossando e se abrem em pequenas flores. Depois as flores secam e caem e ficam umas bolotinhas verdes do tamanho de grãos de chumbo. Esse chumbinho verde vai crescendo até ficar aí do tamanho de uma noz. Começam então a mudar de cor. Perdem o verde, ficam pretas como Tia Nastácia.
[...] mas essas frutas duram pouco. Duas semanas no máximo. [...] Quando acabam, é preciso que a gente espere mais um ano para virem outras.

(LOBATO, Monteiro. Memórias de Emília).

É engraçado me dar conta de que até uma boneca de pano sabe quão passageiras são certas coisas da vida: colorem, desabrocham, desbotam e morrem, num piscar de duas semanas. Depois, será preciso esperar por um ano inteirinho....para que tudo comece outra vez, como tem que ser...
Engraçado os seres humano, leitor: sabem tão pouco das coisas do tempo e das jabuticabas, mas gostamos de inventá-las...(talvez, porque as deconhecemos).

Emília e Capitu, para quem não sabe, são as personages que mais gosto na Literatura....gracioso leitor.

[...] Bom Dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário