quinta-feira, 7 de maio de 2009

Minha música.

Sabiá (Luiz Gonzaga & Zé Dantas)

A todo mundo eu dou psiu,
Perguntando por meu bem,
Tendo um coração vazio,
Vivo assim a dar psiu, Sabiá vem cá também,

Tu que andas pelo mundo (sabiá)
Tu que tanto já voou (sabiá)
Tu que cantas passarinho (sabiá)
Alivia minha dor

Tem pena d'eu (sabiá)
Diz por favor (sabiá)
Tu que tanto anda no mundo (sabiá)
Onde anda o meu amor (Sabiááááááá...)


Queridos Leitores....(esse é um post leve, post à la "vou te contar um segredo....").

Esta é a música mais linda do mundo, Sabiá, do meu amado Luiz Gonzaga.
Há para mim outras quatro músicas especiais ao lado desta já citada: Assum Preto (Luiz Gonzaga), Melodia Sentimental (Villa Lobos), Lamentos (Pixinguinha), Além do que se vê (Marcelo Camelo - Los Hermanos).
Estas são as "top 5" da minha vida...rs...Mas há outras tantas; adoro música.
A música é o que dá alento a todas as dores e a todos os gritos;
Deus pai deve ser uma música.

...

Fazer Ballet durante 13 anos teve lá suas vantagens: além de ter me tornado um pouco mais neurótica, deformado os meus pés, transformado-me em uma desgraçada manteiga derretida, ter aflorado o meu temperamento impulsivo, aparecido, e, talvez, mais sensível; também a dança fez com que eu adquirisse a peripécia de converter certas dores em palco (como um caro "amigo" padre traduziu-me uma vez, de modo muito sensível: hei de ser sempre bailarina...ainda que 10 kgs mais gorda e 5 anos mais velha; ainda que nunca volte a dançar nesta vida ). Mas, o Ballet, acima de todos esses pseudo-defeitos, deu-me gosto pela música.


Pode ser que a dança tenha , na verdade, ampliado minha humilde percepção musical - que vem do "terreiro" da roça da minha avó Maria...lá no meu Tombo da Cachoeira.
Meu pai também é minha grande influência, grande violeiro;
Além deles, pai e vovó, é impossível não citar aqui outras pessoas um tanto especiais, quando o assunto é música: meus ex namorados. Todos eles, coincidentemente, muito musicais!
Meu primeiro quase namorado, grande paixão da adolescência, atual amigo que tanto admiro, tocava violão para mim enquanto conversávamos por telefone; o último namorado, apresentou-me a banda "da minha vida", Los Hermanos, e uma série de músicos interessantes; houve um "paquera" também...(um ficante..rs), gente boníssima e gentil, tocador de choro e samba nas rodas... tocou "Lamentos" para mim uma vez, tornando-se, dessa forma, eternamente admirável.

Sim, leitores. Eu brinco de música. Temos gravações aqui em casa desta que vos fala, quando criança, com 4 ou 5 anos, esguelando-se para cantar "como uma deusa" daquela cantora....Rosana!?...Parece-me que eu era a atração, ou aberração, para as nossas visitas...."Amanda...vem cá cantar aquela música para o seu tio e sua prima Fernanda!"
Gosto de cantar....de brincar de cantar, ainda hoje. Algumas pessoas dizem que sou afinadinha.

Por fim leitores, que dia excepcional: começar um dia sufocada por um grito, e, terminá-lo musicando-o....
Deus pai deve mesmo ser uma música...e todos nós, melodias sentimentais....
(Eu quero ser as melodias do Luiz Gonzaga...).

Tenham um bom dia!

2 comentários:

  1. Acho que você foi a única a me escutar cantando e, o que é pior, cantando ao telefone. E olha que hoje eu estou longe de tocar violão, ou de ser de algum modo afinado (nunca fui) ou saber alguma coisa sobre tom... É escutar para crer! Eita paixão de adolescência! O que nos faz fazer... Em que nos faz acreditar (bela voz)! Lindo post, lindas palavras! Me sinto honrado pela amizade e admiração, mais que recíprocas.
    Um abraço.
    Ah, adoro "top 5's". Já leu "Alta fidelidade" ou viu o filme? (O livro é melhor) Nick Hornby sabe o que faz... Enfim, aí vai meu top 5 de músicas internacionais (apesar de achar essa uma tarefa muito complicado e injusta... Tentarei, ao menos):
    1. When I'm 64 - the Beatles
    2. Don't stop me now - Queen
    3. Mr. Jones - Counting Crows (uma grande amiga que admiro muito me apresentou essa música!)
    4. A woman left lonely - Janis Joplin
    5. Travelin' band - Creedance

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk.....
    "Mr. Jones and me...we´re gonna be big stars"

    ResponderExcluir