quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Para todas as datas e corações.


Querido Leitor,
...
À medida que vivemos novas experiências que a vida nos traz, automaticamente ampliamos as datas importantes dos nossos calendários particulares. Aniversário da melhor amiga, aniversário do cachorro ou da tartaruguinha familiar; aniversário de mudança de casa, mudança de estado, país, namorado, namorada, orientação sexual: aniversário de mudança "destinal".
...
Comemoro todos os aniversários, velhos e novos, que a vida me tem dado por todo esse pequeno caminho. Mesmo as piores datas devem ser lembradas. Tudo isso porque existem inúmeros "sims" que nascem de "nãos", "nunca", ou "sempre". Novos caminhos que se iniciam a partir daquela porta que se fecha. Chega a ser deslumbrante essa coisa de "fim", se não fosse tão sofrido ao mesmo tempo, ou num tempo anterior.
...
Vivo uma fase boa, finalmente, após alguns dias de certo desespero. Estou animada com meu início de ano, com minhas escolhas acadêmicas e consequentemente profissionais. Também feliz por estar com os amigos, com a família e com alguns planos ainda para esse mês: quero visitar minha terra!
....
Quanto ao coração, ainda bate, numa frequência mais leve, mais bossa, menos samba. Pessoas interessantes conhecemos todos os dias num cruzamento qualquer, de trânsito, olhar ou genético. Perdemos-nos sempre mais, e mais, e mais. O importante de se perder é o encontro que isto precede. A cada perda, ou novo labirinto, um encontro a mais com aquilo que sou: bossa, samba, funk ou erudito - sou aquilo que nasce e aquilo que morreu. Reencarno-me.
....
Hoje assisti a El otro lado de la cama (Martínez Lázaro/ 2002). Recomendado por uma amiga, e depois, emprestado por um novo amigo, esperava um pouco mais do filme. Na verdade, El otro lado de la cama é uma gracinha, mas não passou disso. Não gostei muito das coreografias também, senti-as um tanto exageradas, mas acho que é por serem mais antiguinhas (2002). De qualquer forma, a trama não deixa de ser encantadora, embora previsível. Familiar? Talvez! Quem nunca levou um "pé" na bunda da mulher (homem) amada(o), viveu um quarteto amoroso, ou, ainda, desejou ardentemente a mulher(homem) do(a) próximo(a), hein?
....
Daqui a pouco, assistirei Foi apenas um sonho, também recomendado por muitas amigas. A princípio, o enredo não me interessou muito, mas pode ser que me surpreenda: comentarei mais tarde!
...
Musicalmente, após uma fase "fadística", a que ainda perdura, intercalo meu sofrimento musical às canções da Carla Bruni - as que tenho ouvido alucinadamente, sem saber porquê. Também um pouco de Dolores Duran e Martinho da Vila.
...
Literatura? Portuguesa. Meu relatório de pesquisa está praticamente pronto, mas decidi reler Saramago, de novo. Quero tentar escrever um artigo sobre o diabo em Saramago, vamos ver se sai alguma coisa! Não consegui, ainda, ler outros três livros os quais me prometi ler ao longo das férias....Mas, tenho tido certa disciplina, a que advém do tédio dos meus dias, mas ainda assim, novidade.
...
Cervejinhas diárias, nada de cigarro...(exceto ontem), uma dieta que não sai da agenda e uma saudade. Momentos de felicidade em alta frequência proporcionam certa leveza inexplicável, certa cura. Também passam, como tudo o que é bom e mau, mas nos são necessários para começos de ano: doses cavalares de esperança, as do Reino "pedra", Filo "um dia de cada vez", Classe "pés no chão", Ordem "ver no que dá", Família "respira e vai...", Gênero "comédia", Espécie "foda-se".
...
Feliz Aniversário a todas os viventes, para todas as datas e corações!

2 comentários:

  1. Prima ficou muito bom o texto parabéns. E se for para comemorar como acho q deve, parabéns por estes dois anos, afinal neste tempo tenho percebido q vc amadureceu muito. Parabéns viu.

    ResponderExcluir