domingo, 24 de fevereiro de 2013

Era uma vez Angus....

*Foto domínio público.
....
Era uma vez Angus. Vivia próximo a uma fazenda no interior de São Paulo. Poderia viver em qualquer parte do mundo - por ser um cão alforriado - mas escolheu tal lugar em função de um pequeno e requintado lixão que ali existia.
...
Angus era um cão feliz; não tinha muitas coisas na vida, não tinha muitas ambições, mas dedicava seu tempo a roubar mangas de uma fazenda vizinha próxima ao local onde dormia - o tal  lixão estilizado de que falei, semelhante ao da novela anterior...(a que passava no horário das 21:00 naquela emissora de merda). Também lia Machado de Assis e apreciava música clássica em seu tempo livre. Pois bem. Angus era um cão que comia manga. A todos  parecia absurda a visão de um cão que, além de intelectual, comesse manga. Cão e manga se davam bem, sem demasiados problemas estomacais, intestinais, renais, anais, o que fosse. 
....
- Cruz credo conjuro, cão chupando manga? - cogitou a esposa do prefeito;
- Mãe, mãe, olha ali, um cão chupando manga!! - disse o filho da doceira, cheio de alegria infantil.
- Merda! Teremos que colocar uma cerca elétrica em torno desse pé de manga - disse o fazendeiro, senhor de 77 anos e cuja saúde, debilitada, era motivo de especulação dos futuros herdeiros da família.
- Angus, Angus, vem cá, cá, cá....toma um pouquinho de leite - disse a criança negra com olhos igualmente negros, a criança mais generosa da cidade sem nome.
....
Foi então que, pela primeira vez, Angus experimentou manga com leite.
....
Desde então, todos os dias,a criança de nome desconhecido (mas que poderia ser Otávio) ia ao lixão com uma panelinha de leite para Angus. Em questão de dias, todos se deram conta de que, além de intelectual, além de Machadiano, além de erudito, Angus era um cão que chupava manga com leite.
....
Passaram-se vinte anos e Angus não morreu. Porque há coisas na vida que não passam de mitos mal interpretados pela cegueira, ingenuidade ou inocência alheia.
.....
Além de intelectual, Machadiano, erudito, chupador de manga com leite, Angus foi o cão mais velho já conhecido naquela região. Viveu cerca de vinte anos, ou trinta, não tenho certeza. Um dia, enquanto o menino (que poderia se chamar Otávio, mas não sei) passeava por uma estrada próxima da fazenda, uma vaca desvairada intentou atacá-lo com seus chifres de touro (vaca com chifres de touro? Sim, nessa cidade havia uma, talvez modificada geneticamente). Angus, que além de intelectual, Machadiano, erudito, chupador de manga com leite e ancião, mordeu a "pata" da vaca que morreu instantaneamente, salvando a vida do menino que já não era tão jovem.
....
Angus, antes discriminado, tornou-se herói da cidadezinha que hoje leva seu nome A Sereníssima República de Angus; deram-lhe uma estátua, monumento construído em volta de um pé de manga e próximo a única fábrica de leite da cidade. O monumento era a representação de Angus e sua manga, além de um balde de leite (que não era leite, senão mármore) junto de suas patinhas. 
....
Porque na vida quase tudo muda de perspectiva; basta olhar de perto e o ladrão é tão herói quanto o herói que é tão ladrão.
....
Angus morreu de morte morrida num dia comum de primavera. Em seu testamento, deixou a Otávio (que nessa altura já havia três filhos, sendo um deles de nome Angus) a obra completa de Machado de Assis e uma carta para ser lida em praça pública, que assim dizia:
...
Meus senhores,

Antes de comunicar-vos uma descoberta, que reputo de algum lustre para o nosso país, deixai que vos agradeça a prontidão com que acudisses ao meu chamado. Sei que um interesse superior vos trouxe aqui; mas não ignoro também, - e fora ingratidão ignorá-lo, - que um pouco de simpatia pessoal se mistura à vossa legítima curiosidade  científica. Oxalá possa eu corresponder a ambas.Em minhas pesquisas científicas, descobri que O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje. Porém, ambos os alimentos - combinados - nada fazem de mal: formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína.  Sendo assim, senhores, fecho meus olhos para a eternidade na certeza de que aqueles que me compreenderam terão uma vida sã.

 ASS: ANGUS DALLA VECCHIA (AUAUAU-AU - na língua dos cães, porque além de intelectual, Machadiano,erudito, chupador de manga com leite, ancião e herói cívico - era também bilíngue).
...
Angus, repito: apesar de intelectual, Machadiano, erudito, chupador de manga com leite, ancião, herói cívico e bilíngue - não tinha tanta segurança na escrita. Antes de morrer, pediu a Otávio que lhe escrevesse esta carta magistral, na qual devia intercalar trechos literários e artigos científicos. Com relação as fontes, Otávio as tem guardadas em algum lugar de sua casa, para quando ser acusado de plágio ou debilidade mental, afinal de contas....
.....
...nos dias de hoje, seria possível um cão intelectual, Machadiano, erudito, chupador de manga com leite, ancião, herói cívico, bilíngue e plagiador? Mira: em Sereníssima República de Angus, no interior do interior do interior de São Paulo, sim: realizou-se. 
....
Vi com os olhos que ainda me estão, apesar de minha idade avançada....
....
Otávio? Hoje é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Sereníssima República de Angus - aliás, Universidade fundada pelo neto de Angus, Joaquim Maria Angus de Assis.
....
Ponto final

Nenhum comentário:

Postar um comentário