sábado, 20 de outubro de 2018

Ele não: comentando o óbvio #elenão #elenunca #caixa2dobolsonaro

                                  Fonte: Facebook de um amigo 



Acho o resultado da pesquisa do Ibope coerente com uma candidatura lançada "tardiamente" e sem que haja ocorrido nenhum debate. Erramos de estratégia? Acredito que sim , em muitos aspectos, e talvez paguemos caro por isso. Ao mesmo tempo, pensando na subjetividade e inteligência humana, na racionalidade e até no que entendo por caráter, como uma pessoa em sã consciência busca eleger um simpático à tortura, que traz para o presente a figura de Carlos Alberto Ustra, que, entre outras coisas, foi mandante da tortura de crianças?


Já àqueles com inteligência e sensibilidade, mas que se recusam a votar no "PT", tendo em vista TAMANHA barbárie, sejam talvez ....mais responsáveis, porque dotados de humanidade e noção de humanidade, ainda assim, anulam-se. Nem quentes, frios: mornos. 



Então, se um grupo tão expressivo levar Messias Bolsonaro a ser o nosso chefe de estado, será que talvez não o mereçamos? Não será talvez necessário assumir que somos um grupo de animais bárbaros e sanguinários e não importa ....se temos um filho gay; ou um filho adicto a drogas não legalizadas; ou , quiçá, tenhamos uma irmã, esposa, ex, prima, amiga que já foi assediada ou assassinada....violentada, estuprada, desmoralizada, agredida emocionalmente, fisicamente ou simbolicamente por ser mulher....Que sejamos negros ou negras, pretos e pretas ou mesmo nossos entes queridos e amigos e, naturalmente, nossos ancestrais.


Se nada disso importa, de fato somos merecedores de um estúpido no poder, pois somos o reflexo dessa estupidez. 

Entrando no mérito do despreparo político, intelectual e cognitivo de Bolsonaro, apresentado pelos seus como "bem, ele é limitado, mas...".
É um torturador limitado. Todo torturador por sê-lo subentende-se aí uma limitação e deformidade de "caráter", psicológica, psíquica, quero dizer, um desvio dos padrões para se viver em uma sociedade como pessoa minimamente normal. Ok. Mas, sendo os animais estúpidos que somos, quando pouco nos importa o outro ou a dignidade humana, penso: "Jair é uma besta que mal articula uma fala completa e faz 'arminhas' com as mãos como se fosse uma 'criança'". Não é vergonhoso? Com todas as aspas do planeta, e todo o meu respeito e admiração pela comunidade judaica, Hitler era , digamos, "inteligente" e não se justifica nada com isso, mas pode-se considerar que uma pessoa inteligente e psicopata leve um país a exterminar o diferente pelo medo. Porém, Bolsonaro não passa de um boçal.... De modo que a sedução que exerce sobre o brasileiro hoje só é, a meu ver, uma junção ou uma dessas três palavras: demência, bestialidade e egoísmo. 

Me doi ver figuras tão queridas da minha infância, adolescência - quando criamos nossos herois - apoiando um torturador. É a quebra do mito. O mito da infância, da adolescência, da bondade, da inteligência sobre a brutalidade, do amor....ao próximo. 

O PT é um partido político e como tal tem figuras envolvidas em escândalos de corrupção? Obviamente que sim. Porque é uma associação de gentes. Onde há gente unida por um interesse comum em nome do "social" haverá corrupção em maior escala ou menor: nossas igrejas, escolas, famílias, associações de jogadores de bola de gude - ainda que em mínima escala - apresentarão, em algum momento, um desvio por corrupção. É isso aceitável do ponto de vista ético e moral? Não e sim. Não, em absoluto; mas sim, diante de um mal maior. Visto que é preciso considerar inclusive numericamente e proporcionalmente o nível de corrupção do PT em relação a demais partidos. E o nível de ganho-beneficio em comparação com demais partidos. E compreender que Jair Bolsonaro não é uma política nova, mas uma muito antiga e vinculada tanto a partidos também envolvidos em esquemas de corrupção, em que medida for, como a uma política que se vincula à ditadura vivida no Brasil e em outros países latino-americanos.

O PT não é "comunista", acho que é importante ressaltar. Porque não haveria como, ainda que se quisesse. Tampouco o PCdoB é "comunista". E do ponto de vista filosófico, seria até generoso que houvesse uma intenção comunista numa sociedade bestial como a nossa brasileira no momento. 
No âmbito pessoal, Dilma Rousseff foi impedida por ser mulher e "intratável" (muitas aspas, repito o termo ouvido por fonte "direta"), jamais por ser corrupta, haja vista que pode inclusive tentar a candidatura para senadora.
Lula: seu grande problema é ser LULA. Inocente ou não, o peso de seu nome o perseguirá a vida inteira.

Sendo culpado, ainda assim é o melhor presidente que o Brasil teve; sendo inocente, não será tratado como tal pelo mesmo motivo. Eu, particularmente, só gostaria de que fossem apresentadas provas concretas (não testemunhais) sobre os crimes pelos quais paga para que pudéssemos dormir tranquilamente o sono dos justos. E, mesmo em cárcere, que fosse tratado com a dignidade que merece. Também que outras figuras públicas fossem condenadas com a mesma destreza, precisão e rapidez com a que Lula foi, citando aqui Michel Temer, Aécio Neves, etc ....etc. 

Por fim, Manuela e Haddad são jovens e possivelmente o mais próximo de uma "nova política" hoje: jovens, intelectuais, professores, conhecedores da base e do "alto" escalão do seu meio. Haddad traz a experiência, ainda, de louvável ministro da educação que foi entre 2005 a 2012, além de prefeito de São Paulo. Como paulistana ausente não posso criticá-lo com a mesma perspicácia que a de um paulistano em São Paulo. 

Mas, por outro lado, a distância nos traz um olhar moderado sobre quase tudo: elogiadíssimo no exterior e também pela sua oposição (cito Doria, mais claramente).

A nova política pode se apresentar sob um velho nome, por que não? Houve e há erros de estratégia em Haddad e Manu? Sim! No PT? Obviamente!
Mas, o que é menos pior: erros de estratégia política ou erros de caráter humano?

Se vocês querem como presidente um homem que torturou mulheres e crianças sadicamente, pois somos o que admiramos... eu só posso sentir muito pela falta de empatia e bom senso de vocês. 

Dia 28, eu voltarei à cidade de Viçosa para votar em Haddad e Manu (vim a tirar meu título somente com dezenove anos, logo, já vivia em Viçosa).

Pani et circensis: 
Demência, bestialidade, egoísmo, misturadas a um medo explicável e a pitadas de psicopatia. 
Que comecem os jogos!




4 comentários:

  1. Bom dia, Sofia de buteco. Fico muito feliz que você voltou a publicar no seu blog! Passamos momentos difíceis. A um certo estranhamento no ar, impregnado em nossos dias, um desconforto (in)explicável. Essa onda que assolou o Brasil de norte à sul, carregada de ignorância e de pouco ou nenhum senso crítico. Tenho percebido uma grande culpa da mídia, encabeçada pela rede (esgoto) Globo. E pela crise política, instaurada pelo vampiro Nosferatu Temer. Com esse golpe que tirou a presidenta Dilma eleita de forma democrática pelo voto. Vivemos um período do pós golpe, que a direita usou habilmente a seus interesses. Porém sabemos que ninguém nasce bolsominion, são ensinados e doutrinados. Pela imagem do messias que levará o país a um estado de moralidade eterna. Não haverá mais morte, viveremos todos em perfeita união. Não faltará alimento em nossas dispensas, todos terão trabalho e acesso igualitário à saúde e educação, não importa se você nasceu, cresceu e vive na periferia, campo ou cidade ou que resida num apartamento de 300 m² em Ipanema ou numa casa humilde no morro do alemão. O demônio da corrupção será exterminado da fase da Terra. Como um falso profeta, está oferecendo uma visão de um paraíso, que inconscientemente seja uma visão nas cabeças das pessoas. Um mundo em que todos poderemos viver em paz. Mas, a vida está longe de qualquer utopia. Tenho um fio de esperança que no dia 28/10/18, poderemos afastar de vez esse ar de estranhamento que está pairando na nossa sociedade. E que infelizmente, está presente no meio de nossas famílias. Um abraço. E continue de vez em quando, nos brindando com suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigada por responder!
      Passamos por tempos sombrios em que o antipetismo fala mais alto que o bom senso, a noção de empatia e humanidade. Esperemos que, caso o mal maior vigore, tenhamos resistência e luta, e a sensibilidade e força de pessoas como você, haja vista seu comentário crítico e lúcido. Um beijo! #viravoto #haddadpresidente

      Excluir
  2. Hey, Wow all the posts are very informative for the people who visit this site. Good work! We also have a Website. Please feel free to visit our site. Thank you for sharing. Well written article Thank You for Sharing with Us project management training in chennai | project management certification online | project management course online |


    ResponderExcluir
  3. Hey, Wow all the posts are very informative for the people who visit this site. Good work! We also have a Website. Please feel free to visit our site. Thank you for sharing.
    Be Your Own Boss! If you're looking for a change in your work prospects, then let's prepare for your career from here!!!
    Self Employment | Women Development | Information Technology | Engineering Courses

    ResponderExcluir