segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A menina Sudanesa

Esta imagem foi vencedora do cobiçado prêmio Pulitz de fotografia em 1994. Tirada por Kevin Carter (1960 -1994) , um então fotógrafo jornalístico de 33 anos, mostrou ao mundo um cenário de fome e miséria chocante, embora não desconhecido.

Retrata o problema da fome vivido no Sudão, Africa. A menina Sudanesa caminhava até um centro de alimentação da ONU, e havia parado para descansar, já não tendo mais forças para caminhar. O abutre, esperava peva morte da menina....

Enfim. Não gosto dessas imagens. Não porque chocam ou sei lá, mas porque não acredito que para se pensar em medidas de "ajuda", ou direcionar o olhar dos países para estas realidades tenhamos que fazê-lo através da dó e piedade. As pessoas precisam de justiça, não APENAS caridade. (Embora eu saiba o quão importante é a ação assistencialista, que deve caminhar junto às lutas políticas ....).

Mas esta imagem me tocou.
Pelo que pesquisei, Kevin Carter teria suicidado-se 3 meses após ter recebido o tal prêmio de Fotografia. Entrou em depressão, segundo as fontes "confiáveis" googlelianas, por não ter feito nada pela menina sudanesa, que certamete teria morrido. Foi criticado mundialmente por isso....

Então eu pergunto: e o que o mundo faz, na prática, por essas crianças? Ou pelas crianças brasileiras, paulistanas, cearenses, viçosenses; àquelas que ficam nas portas dos super-mercados pedindo esmolas aos transeuntes, seja para comprar comida ou alimentar o vício de seus pais...(ou o seu...). O que nós fazemos?? O que os nossos discursos fazem, na prática?

Creio que esta imagem seja uma grande metáfora. A criança Sudanesa representa milhões de crianças que sofrem no mundo todo, pela fome,pela droga, pela falta de oportunidade, pelo abuso sexual, pela prostituição, pela ausência de carinho, amor, afeto, infância; o Abutre, pode ser o resto do mundo, isto é, as pessoas que assistem a essas situações de morte com os braços cruzados, preocupadas apenas com a própria fome, com o próprio nariz.

O que podemos fazer?

Um comentário: