sábado, 17 de setembro de 2011

Ela é BAMBA!

Ok, confesso: sou sempre a última a saber de tudo, ainda mais quando o assunto é música. Engraçado que ainda esta semana reclamei comigo mesma: "há tempos não ouço nada novo, nada que me toque de verdade! Minha vida precisa de novas trilhas sonoras." (dramático, não? Pois é, c'est moi!). Dias depois, navegando pelo facebook de alguns amigos, eis que descubro essa pérola, que agracia meus ouvidos há 48 horas sem interrupção (para nada): Mayra Andrade.
...
Ela é bamba! Estou apaixonadíssima! Já não me sentia assim desde o CD "Fados" do Carlos Saura, com o qual fui presenteada no início desse ano. Mas afinal de contas: quem é Mayra Andrade? (para os desavisados de plantão, asism como eu).
....
Mayra Andrade é uma cantora cabo verdiana. Nasceu em Cuba (Havana), mas naturalizou-se no mundão de meu Deus...(sim, ela é "reconhecida" como cabo verdiana, mas pesquisando a biografia da moça, descobri que viveu parte da infância na Nigéria, Angola, Cabo Verde e Alemanha. Atualmente reside em Paris (desde 2003), onde foi "descoberta". Não sou crítica musical, mas penso que todo esse cosmopolitismo não só influênciou a música de Mayra, como também é uma das "marcas" mais legais dos seus trabalhos: a maioria das canções foram escritas em crioulo cabo-verdiano, algumas em francês, porém os arranjos mesclam um tanto de culturas, raízes, manifestações. A própria cantora afirma que viver na França possibilitou esse intercâmbio musical, mas que de fato sua maior inspiração é Cabo verde, país-caldeirão de ritmos e sonoridades que muito se assemelham com a música/poética brasileira....
...
"Aos 17 anos, Mayra descobriu Paris e começou a viver sozinha. Cruzou-se com músicos do mundo inteiro, começou a subir aos palcos com regularidade e não tardou a chamar a atenção de editoras e da imprensa que assim respondiam à ideia que circulava insistentemente no meio musical parisiense – havia uma nova e extraordinária voz na cidade. Para Mayra, no entanto, este foi um período de intensa aprendizagem, com o universo da música a abrir-se perante os seus ouvidos. Em Cabo Verde, Mayra tinha alargado horizontes e cantava de tudo, MPB e boleros, blues e chanson, além de reportório tradicional, mas em Paris foi nos sons da sua terra que se concentrou. Foi com a descoberta dessa voz própria que nasceu, finalmente, a ideia e a necessidade de gravar um disco. Firmou-se contrato com a Sony e avançou-se para o primeiro álbum – «Navega». Logo no título, uma palavra que define uma vida de viagens reais, mas também estéticas, uma viagem pessoal que marca a identidade artística de Mayra Andrade."
...
Navega (2006) foi o seu álbum de estréia. Produzido em Paris por Jacques Ehrat, o álbum vendeu 80 000 cópias chegando a Disco de Ouro. Nesse período, Mayara também gravou participações com importantes nomes da música, inclusive brasileira: Chico Buarque, Lenine, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Mart'nalia, entre outros. O segundo álbum de Mayra foi lançado em 2009 com o título de Storia, Storia, trabalho em que a cantora/compositora se volta ainda mais para suas raízes...
...
"Com Stória, stória... Mayra quis fazer um disco mais pensado e ter mais tempo para cantar. Juntamente com Alê Siqueira e alguns grandes músicos e parceiros que já tinham participado no seu primeiro disco (Quim Alves, Etienne Mbappé, Zé Luís Nascimento), Mayra esteve dois meses em estúdio, essencialmente entre Paris e São Paulo, mais também no Rio de Janeiro, Salvador de Baía e Havana, de onde Mayra voltou com a sensação de querer descobrir essa outra ilha na qual nasceu."
..,
Por hora, só tive a oportunidade de baixar esses dois álbuns, os quais já me deixaram maravilhada. Espero conseguir encontrar o terceiro disco da moça, Studio 105 (2010), seu trabalho mais recente.
...
Além de f**, Mayara é uma graça. Assisti a 876 entrevistas dessa mulher nestes últimos dias e a impressão que tive é de que além de profissional, madura (não só musicalmente, mas também como jovem de 25 anos que és....), Mayra é extremamente simpática e doce (ok! a obra do artista deve vir em primeiro lugar, relativizando aspectos biográficos, particularidades; ok! até eu posso ser doce quando diante de uma série de desconhecidos... - que seja! Gostei da menina e ponto).
...
Enfim, querido leitor: Fico feliz por compartilhar com vocês essa descoberta! Espero que também gostem....Há três vídeos da Mayara postados aqui no Sofia, confiram! Provavelmente postarei mais dezesseis ainda hoje...(Falta do que fazer? NOT!).
...
Bom dia...
...
"Mána bá sidádi grándi
Tiru saí-l pa kulátra..."




Nenhum comentário:

Postar um comentário