terça-feira, 16 de junho de 2009

"A morte já não mata...

....não mata mais a morte".

Hoje, dentre os irmãos que encerraram suas trilhas neste mundo, foi-se para "a outra margem do rio...." o querido Pe. Gisley Azevedo Gomes, 31 anos...(acho), assessor nacional do Setor Juventude, e, sobretudo...um jovem muito amável e especial...
Eu o conheci quando meu ex namorado e eu estávamos batendo papo no Chicken in, um barzinho ótimo de Viçosa (recomendo!). Já íamos embora para casa quando o nosso amigo Pe. Wandinho, acompanhado pelo Pe. Gisley, passa de carro por nós dando-nos carona de volta: "Essa é a Amanda...da Equipe Central da Pastoral da Juventude...também escreve para o jornal....o Fique Ligado, né?...." - assim fui apresentada ao novo amigo.

Queria poder dizer, no auge do meu orgulho, que ele elogiou a minha coluna impressionadíssimo (rsrsr)! Já havia lido alguma coisa sobre ele...alguns textos...e tamanho elogio me arrancaria um certo pedaço de felicidade e lembrança; mas, claro que não leitores!!...ele não disse nada, apenas sorriu....e me perguntou alguma coisa a qual eu não me recordo agora...mas imagino que tenha sido engraçada porque ele deu uma gargalhada tosca...(lembro-me...).

Depois disso...meu contato com este jovem restringiu-se aos textos que ele escrevia....tão bem, aliás.
Este moço foi, sorridente, e tímido (não sei...me pareceu um pouco), assassinado por um jovem.
Não sei dizer a sensação que me ocorre só em imaginar que uma pessoa cuja vida tenha sido dedicada, doada à causa juvenil - isto é ...tempo, prazeres, textos, intelecto, alma, coração, histórias - tenha a vida tirada de forma tão brutal pelas mãos de outro jovem.....

Um jovem chamado Maik, 18 anos. Não um jovem qualquer, mas também um ser humano, dotado de dignidade e alma (e escolha)....talvez, não tenha tido a mesma sorte que o homem que matara; pode ser que tenha sofrido, que tenha sido desprovido de esperança desde o seu berço...

...não é a bendita esperança que colore a vida?

Pois bem..Maik não tinha esperança em sua alma...nem em suas mãos.
Podemos observar, então, que dois jovens faleceram na noite de ontem; um deles, no entanto, terá a oportunidade de nascer de novo, para uma nova vida....(dizem as crianças que morrer é como nascer, mas ao contrário...e eu, particularmente, acredito nisso); já o outro, não se sabe...não se sabe se terá a oportunidade de nascer de novo, ainda nesta vida...tomara que sim! Acredito na vida que se torna nova, diariamente, como um pequeno milagre particular.....

Sobre o Gisley...fica a saudade. E saudade de quem vai embora, de carne e osso, é muito ruim! Já passei por isso três vezes....(Rodolfo, meu ex futuro marido em potencial na adolescência, 26 anos (2003); Cleiton, meu irmão -primo-amigo, 16 anos (2004); Julya, conselheira para assuntos amorosos, amiga, e ex futura colega no fé e política, 23 anos (2009..), sendo as duas primeiras, extremamente traumáticas....Morrer dói em quem fica...nessas horas não há "credo" que acalme, nem canto que dê alento; somente o tempo, o mistério da vida e ....o amor!

Sim, leitores!! pasmem! o amor é a resposta...bingo!
(Como sempre, aliás...)
Amar muda tudo...muda os rumos.....muda as trilhas...renova as esperanças...ressignifica a morte, que já não mata.

Posso dizer que de certa forma, amei o Pe. Gisley. Não exatamente pela pessoa que ele foi, porque não tive a sorte de conhecê-lo, mas, pelas pessoas que ele tocou - estas, eu conheço, e hei de conhecer mais; pessoas tocadas pelos seus textos, sua alma, suas palavras, sua causa, sua companhia numa casa paroquial à luz de uma boa cervejinha e conversa jogada fora.

Hoje essas pessoas são o Pe. Gisley.
Estas que o tornarão ETERNO a partir de agora.

"Amor não morre....as pessoas sim.
Então, quando tudo o que restar de mim for amor...dê esse amor".

--------------------------

Mudando de assunto...percebo que meus amigos da Pastoral da Juventude tem visitado o meu blog e não comentam meus textos! meninos..não se acanhem! rsrrs
Vejo que os blogs de vocês têm muito mais seguidores que os meus...em menos de três dias!!!!!!!!!! Não sei se o segredo é pagar de gatinho por aí...rs...mas, se não for, deem me algumas dicas...também quero dar um "upgrade" nisso aqui....rsrrs...
Alguns leitores me perguntam em off sobre o porquê dos meus textos tão...."dor de cotovelo"...enfim!! acho que gosto de escrever sobre isso...rende mais assunto.....a idéia é estar num "butequim" ou botequim...tomando uma cerveja com os amigos..contando essas histórias que acontecem com todo mundo......
Mudei o nome do BLOG...porque achei esse mais legal, mas a alma do negócio...é a mesma!
rs....

2 comentários:

  1. pois bem Amanda, jah q vc insiste tanto, vim aki comentar essa bagaça kkkkkkkkk
    o lance eh o seguinte, eu naum comento, pq eu te falo la no msn, mas vou fazer esse esforço..
    Quanto ao texto sobre o Pe Gisley, nem da p comentar, pq qq coisa q eu escreva aqui será ofuscada por suas belas palavras, eh uma perda mto grande p nossa querida juventude, assim como foi para nós a perda de D. luciano e de D. Mauro...
    Quanto aos seguidores, o lance eh dar uma gruja p a galera kkkkkkkkk
    bjo, minha amiga-irmã-gêmea kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Poxa...
    nem sei o que falar....
    fiquei muito emocionado ....
    " ...Não sei dizer a sensação que me ocorre só em imaginar que uma pessoa cuja vida tenha sido dedicada, doada à causa juvenil - isto é ...tempo, prazeres, textos, intelecto, alma, coração, histórias - tenha a vida tirada de forma tão brutal pelas mãos de outro jovem....."

    SÓ NOS RESTA TRABALHAR, TRABALHAR E TRABALHAR PARA MUDAR-MOS NOSSA COMUNIDADE, NOSSO PAÍS E O NOSSO MUNDO. PEÇA-MOS A DEUS FORÇA PARA NOSSA CAMINHADA.

    Rogerinho
    viçosa-mg

    ResponderExcluir