sábado, 21 de abril de 2012

Atrofiando

*Cavalo a solta. Foto de Nuno Chaves.
...
Há poucos dias senti vontade de bicicleta. Há oito anos que não o faço, devido ao medo de estar só naquela BR de encontro  casa - cidade. Atrofiou a habilidade de bicicleta, a que nunca foi das melhores, restando apenas o desejo que às vezes me encontra. Quando estive muito doente, com a alma bem fora do corpo, dei três voltas pelo nosso quarteirão para nunca mais. 
...
Foi quando para  minha surpresa, ontem senti vontade de cavalo. Não ando a cavalo, sou uma péssima "amazona", de modo que enquanto meus primos menores cavalgavam pelas estradas daquele Tomo da Cachoeira, eu, amedrontada, seguia léguas e léguas atrás de todos eles, apenas soluçando um andar. Ainda assim, não há animal no mundo que me encante mais. Desde que me vi pela primeira vez, seja lá o que isso signifique, imaginei-me, um dia, cavalgando como se houvesse nascido com tamanho dom. Enquanto nadar é uma coisa que já posterguei para a próxima encarnação, andar a cavalo o será antes d'eu deixar esse mundo.
...
Atrofiando.
...
Meus pais, as pessoas que mais amo na vida (estou fingindo morar fora; e por isso, vejo as coisas com mais claridade), têm saúde e uma felicidade secreta que só a gente que é de casa vê. Quando venho a minha casa, sinto-me em casa, finalmente. Passei oito anos em busca dessa sensação que só encontro hoje, agora que não estou. É claro que posso voltar a qualquer momento, mas o risco de perder essa ideia de "lar" é muito grande, ainda mais nesse momento em que as coisas se confundem. Tenho amigos, perto, longe. Amigos a quem posso confiar segredos, como o meu mau humor e a minha birra do mundo; o ódio que sinto por dentro, diante de injustiças ou perdas. Gosto de controlar o mundo e as pessoas. Tenho amigos que suporto mais ou menos, mas são tão amados que não se afligem pelo meu jeito de ser amor. Tenho um namorado que amo, e que faz com que me sinta amada, apesar de tantos conflitos ocasionados pela memória de nós mesmos. Tenho o mestrado. Seja lá o que eu almejava com isso - porque agora esqueci - tenho um mestrado. Não tenho trabalho fixo, atuando como professora aqui e acolá - o que significa que não tenho dinheiro. Mas tenho vontade de trabalhar, o que me falta é organização; situar-me no que tenho em mãos para depois buscar lá fora, querer mais. Tenho Deus em algum canto dessa alma, ele que vem me falar usando outros avatares, sendo o último deles..Milagres.  Tenho muita alegria. Gosto de fazer festa, ser festa, gosto de amar, amar a todas as pessoas. Gosto de crianças; principalmente os meus afilhados - por quem simplesmente daria a vida e tudo o que posso vir a ter no futuro. Gosto de música, dança, e algumas literaturas. Gosto de comer e aprenderei, nessa vida, a cozinhar bem. Gosto de aprender línguas, conhecer viajantes e viajar (se tivesse dinheiro). Gosto de escrever, embora o desaprenda a cada dia mais, atrofiando-me.
....
Há outras coisas que atrofiam.
...
Certa tristeza. Saudade de alguém ou algum lugar que não é aqui. Vontade impulsiva de mudar as coisas, mas sem saber como.
...
Vivo uma adolescência tardia, e agora que transito para a idade adulta, o que mais me detem e preocupa são problemas financeiros, e uma falta de perspectiva imensa de quando tudo isso irá se resolver. Dentro da profissão que escolhi, a que me trouxe até aqui, conseguir a estabilidade desejada só vem com um excesso de brilhantismo o qual não tenho. De modo algum quero dizer que meus colegar atuantes em outras áreas não são brilhantes; pelo contrário. O que insisto é que para se estar na academia é preciso um brilhantismo, uma comunhão com as coisas que eu não sinto muita vontade. É então que me pergunto se estou no lugar certo ou perdendo tempo. Eu poderia prestar um concurso e trabalhar em outro estado - como professora do estado, por exemplo. Mas para isso eu preciso querer, situar-me, organizar-me.
....
Não é bem assim. Há dias que sinto vontade de fugir daqui - onde o ar é tão rarefeito. Viçosa é uma cidade linda. Não suporto que lhe caçoem as ruas - às vezes sujas, os bares não sofisticados, os ares provincianos. Eu viviria aqui muito feliz se estivesse apaixonada. Mas não estou.
...
Acordei com vontade de cavalo, outra vez. Fazer contatos, ver o que se passa lá fora. Ao mesmo tempo, há uma casa imunda a ser limpa e coisas fora do lugar; todos sairam e só cabe a mim fazer tal faxina. 
...
São dois anos; ou um ano e meio; ou um ano. Mas é um tempo que, na dança clássica, seria a do cuidar da base para o impulso do salto. Mas para onde? Para quem?
...
Felicidade.
...
Para mim, felicidade seria a imortalidade dos meus pais. O que está além desse útero é caso de luta, e eu não sei.
...
Se eu fosse eu, Clarice...acho que seria você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário