sexta-feira, 6 de abril de 2018

FRAGMENTADOS

                                              FONTE: http://obviousmag.org/ressignificando_obviedades/2015/04/fragmentos-e-possibilidades.html



Seleção de alguns fragmentos recentes do meu Facebook pessoal para compensar a falta de talento e preguiça para a escrita recente deste Blog: 

"Tenho um afilhado de treze anos, muito mais esperto do que eu em todos os sentidos, risos. Porém, quando esse era menor, uma criança, e passava muitos dos seus dias conosco se divertindo em um balanço de madeira construído para ele por meu pai, eu, que também era mais jovem e mais fiel aos meus princípios não tinha a ideia de que um dia teria de lhe explicar que a vida não é justa, não importando o quão bom você seja, o quão trabalhador, o tamanho da sua fé ou da sua ética; como explicar a uma criança que não importam o tamanho dos seus sonhos, eles podem ou não se realizarem, independente da sua força de vontade ou do seu merecimento. Os acontecimentos políticos desse país nos provam que a noção de verdade já não importa; estamos em um circo à mercê de leões e aquele que se salvar será por mera questão de sorte. Vaticínio aleatório e injusto. Como explicar a uma criança que ou se tem uma boa sorte ou não, como em um jogo aleatório de cartas. Não é por demais cruel a maturidade? Como cobrar de um adolescente, então, uma conduta "moral" se não temos exemplos para tal? Mais fácil seria se convivêssemos eternamente com os seres etéreos da nossa meninice: anjos, fadas, Papais Noeis, Peter Pans, o Amor eterno....Deus? Eu com pouco menos de dez anos achava que era a deusa Atena em sua quarta reencarnação, risos. Andava pela casa com um cabo de vassoura nas mãos como se fosse um cetro imagético e interplanetário (há uma foto perdida desse feito ao lado da minha avó paterna que, ou nada entendia ou acreditava na minha história, sem mais...). Se todas essas mentirinhas fossem verdades, não seríamos menos hipócritas? Penso na boneca Emília quando essa diz: "Verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia. Só isso."


"Gostaria de estar em São Paulo neste momento... #lulalivre"


"Muitas pessoas têm me perguntado ultimamente o porquê não tive filhos, não tenho filhos, se quero ter filhos, quando vou ter filhos, que tenho cara de mãe, que preciso me apressar ou perderei a minha fertilidade e a melhor fase da minha vida como mulher. Tento levar na esportiva para não ser grosseira e confessar de que retirei o meu útero quando tinha 20 anos e de que não posso adotar uma criança porque sofro de sonambulismo psicótico e, dessa forma, poderia asfixiar o dado filho ou filha, sem querer, durante uma noite de sono mal dormida ou crise psicosonambulocótica. Sinto vontade de chorar ao me lembrar desses acontecimentos do meu passado, porém sigo em frente. Sabendo desses detalhes da minha trágica vida pessoal, espero que não me perguntem mais."


"Sr X, o senhor é muito mais inteligente do que eu, de modo que não vou me arriscar a discutir política contigo. Para mim o Lula é o simbolo de um país que saiu da linha da pobreza, que recuperou a dignidade e orgulho, que teve seus filhos e filhas dentro de universidades e faculdades, independente da condição financeira de seus progenitores. Meu pai esteve ao lado dele durante a greve metalúrgica de 1985, em São Paulo, aliás, até tomaram uma cachaça juntos, rs. Para mim foi o melhor presidente desse país e não havendo provas concretas, não vejo como constitucional a prisão de qualquer sujeito, seja do partido que o for. Trata-se de uma questão simbólica também, o fim de uma utopia. Eu estou em Luto e vejo essa narrativa a que o senhor propôs como o desenrolar de um Golpe planejado muito antes do governo lula sequer. O senhor é muito mais sábio do que eu e sabe que essa situação não faz o menor sentido. Por vezes, penso que o senhor tem um "ranço" pessoal para com o Lula e chega a ser mais petista sintomaticamente do que um petista declarado, com todo o respeito e admiração que tenho por você. [...] aliás, o meu pai também perdeu um dedo em uma daquelas máquinas....passou a vida toda trabalhando na mesma fábrica. acho uma falta de respeito pra com ele também, mesmo que ele não se dê conta disso ( e espero que não leia meu comentário rsrsrsr)"


" 'parte de um conjunto probatório maior'?? Qual? porque fotos de uma visita não são provas, tampouco um recibo alterado porcamente, cuja fala é totalmente subjetiva. Eu falo de provas concretas, essas vc ainda não me deu, meu caro..."


"cara, acordei pra usar o banheiro (porque como desempregada eu me dou ao luxo de acordar as dez) , porém já li tanta merda no Facebook que optei por voltar ao banheiro. Aos colegas, amigos e boas memórias de São Paulo me poupem: não vou discutir política com vocês pelo respeito a nossa amizade de 18 anos , nove meses e uma vida....mas que muito de vocês me envergonham, isso sim. vou lá fazer meu número dois. #banheiro #merda 
OBS: Não todos, claro, falo da pretensa elite dos paneleiros e exímios combatentes à impunidade na Paulista e suas selfies, com suas secretarias do lar, enquanto os filhos moram no exterior (ou não, porque não têm dinheiro, só fingem). #prontofalei"



"no que estou pensando? na hipocrisia das pessoas. É muito fácil sentir, como diria Aristóteles, temor e pena por um desconhecido exposto em um espetáculo. A situação muda quando alguém que conosco convive precisa de ajuda e é ignorada. E é taxada como dramática, excêntrica, "bipolar" (quase ninguém da ao nome o tratamento que esse designa) entre outros. Chorar a perda de alguém é fácil. A comoção une as pessoas porque nos reconhecemos na desgraça alheia. Difícil é ser empático. Colocar-se no lugar do outro sem exemplificações estúpidas sobre as crianças da Africa ou que morrem de câncer. Para mim, Amanda, uma relação amorosa, da amizade ao o que for implica posicionamento. Se ante uma injustiça você se mantem calado por manutenção das aparências, ou por conta do último livro de autoajuda que leu, não podemos ser amigos. Ou se é frio ou quente; se morno, vomitar-te-ei."


"Páscoa.
Para mim não há data mais importante do que essa no calendário litúrgico, ainda mais profunda que o Natal e demais "assunções". Seja do ponto de vista judaico ou cristão, a imagem da libertação é unânime e inquestionável. A capacidade do homem-deus(a) em ressuscitar das mortes que complementam a travessia da vida. Nada mais profundo e teológico; e, por sua vez, ordinário, comum, popular. Sou cristã convicta, de tal modo que pouco espero de Deus, esse que nada move, nada vê, nada evoca. Sou Cristã convicta por acreditar na humanidade, mesmo com suas merdas. Acreditar no milagre do humano. Jesus humano e libertador. Uma fé que aliena não é Deus, é cárcere. Não vivamos no cárcere, irmãos, vivamos na liberdade da ressureição. Não é preciso missas, cultos, se Deus aqui estivesse (e não está?) desprezaria toda a opressão causada pela moral e pelos regimes canonizados durante a história. Deus é e está, nada pode fazer por nós, como uma mãe que assiste ao sofrimento dos filhos à beira da paixão. Destarte, Deus(a) é a flor que nasce do asfalto; a menina que recupera a visão; o amor em TODAS as suas expressões; o enigma da verdade, a serpente que nos tenta em cada Éden. Feliz Páscoa! #pascoa #jesus #moises #judeus #cristaos #teologiadalibertação"


"To eu aqui tomando meu "campo largo" seco, que vc compra no mercado por 10 reais (fingindo ser um vinho chileno)...lembrando da frase do meu grande pai..... "há os que choram; e há os que vendem lenços" risos..... Deve haver no mundo os que fazem os dois, eis a minha meta de vida. 
Boa tarde!"


"Tomar no c***, seu filé da p***"


"What if God was one of us? Just a stranger on the bus/ Tryin to make his way home/ 

NANAKOROBI YAOKI"


"Ai ... como é triste perder a esperança."


"gente, a situação é absurda e ponto. vamos sair por aí distribuindo cenouras então, com o objetivo de incentivar uma alimentacao saudavel....oi???? sobre a pascoa, tbm acho que como festividade religiosa, crista ou judaica, deveria ser comemorada como tal."


"Todos os dias recebo várias mensagens na minha caixa de e-mail de pessoas que stalkearam meu currículo no Linkedin. Pergunta: cadê as ofertas de emprego se meu currículo é tão interessante ou é pelo meu rosto bonitinho e simpatia natural? #tmc"


"O que seria da humanidade sem a música, o cinema, a literatura, o vinho e o leite desnatado com café ou Toddy...(amo...)"


"Cortei meu cabelo porque dele enjoei e havia prometido doá-lo à certa instituição; porém, devido à falta de tempo, coloquei-o num plástico do tipo zip-lock e o deixei em cima de qualquer coisa pela casa até levá-lo a seu destino. Sempre que vejo o tal plástico, assim de solslaio e desintetessada, é como se me deparasse com um cadáver. No caso, o meu. Sinto um incômodo real, como quando se é criança e ganhamos aquelas bonecas assombrosas imunes ao tempo e com cabelos cobertos, parte deles, por um plastico - adesivo, igualmente morto. O que seria de nós sem uma molécula de alma? #reflexãodesábado #bajon"



"Nunca foi segredo para ninguém que detesto Viçosa desde a minha adolescência, quando me vi obrigada a acompanhar os meus pais mineiros para essa pequena cidade em busca de uma pretensa tranquilidade (eu, paulistana e corinthana com orgulho). Porém, Viçosa para mim é como família: só a gente, que de fato aqui habita ou habitou, pode falar mal. Acompanho vez ou outra postagens de determinada pessoa a falar mal da cidade, de sua gente na simplicidade que lhes cabe e sinto um extremo nojo desse ser humano que, agraciado com tamanha inteligência, usa-a para difamar a cidade que hoje o sustenta, a si e a sua família. A vontade que tenho em lhe dizer, caso fossemos amigos, pois não o somos, é que se essa pequena cidade do interior é tão medíocre a ponto de ser usada como corpus para a sua análise de pessoas em seu mais profundo psiquismo, por que não volta então, você, para a grande cidade e busca o seu sustento por lá, em vez de reproduzir preconceitos estúpidos sobre gentes que você mal teve o prazer de conhecer por viver enfurnado em uma bolha acadêmica? Em quantos bairros de Viçosa já estiveste e com quantos de nós chegou a conversar por vias de fato? Poupe-nos. Viçosa está muito além dessa Universidade Federal que muito mal recebe os seus .... Saia da sua caixinha. #viçosa"



Nenhum comentário:

Postar um comentário