segunda-feira, 23 de abril de 2018

A reunião de todos os santos (19 e 23 de Abril)






Querido Leitor,


A gente tenta escrever umas crônicas aí... em vão! As narrativas sobre as nossas experiências pessoais são sempre mais interessantes, porque são as únicas que consigo escrever atualmente (risos). Esse post intitulado "A reunião de todos dos Santos" é uma homenagem aos meus santos de predileção: Expedito e Jorge.

O primeiro me concedeu inúmeras graças, desde quando tinha apenas 14 anos; o segundo, nenhuma, mas quando penso no seu poder evocativo de comoção popular e folclórica, emociono-me da mesma forma. Sou Cristã convicta. Já fui católica praticante, e hoje, não mais, apresento-me como cristã/ espiritualista. Já frequentei todo o tipo de lugar, Igreja católica, Casa espírita kardecista e visitei, ainda, uma série de centros, igrejas, casa de umbanda, outras vertentes espiritualistas, etc. 

O que me preenche é a esperança.

Sou a favor da religiosidade e contra a religião opressora, todas elas. Mas a beleza disso tudo é que creio na força do homem, essa que remove montanhas quando conectada ao cosmos. E cada um escolhe um caminho para fazer isso da maneira que prefere, não havendo assim verdade absoluta. Admiro as pessoas que superam obstáculos através da fé, seja em si mesmo, seja em um copo de água, seja através de um santo de devoção ou de uma ladainha. Poderia passar o resto da minha vida me dedicando a investigar esses fenômenos, o que aliás tenho feito desde a minha graduação (já pesquisei o Mal em Gil Vicente; a Moralidade em Gil Vicente e, por fim, A morte na contemporaneidade, desafio mais difícil de todos, pois me obriga a viajar cinco séculos e me deparar com questões contemporâneas que nunca fizeram muito sentido para mim).

E mesmo que todas essas crenças sejam contos da carochinha, para mim não há nada mais belo do que a crença das pessoas em suas devoções. Importa é o abismo que nos transpõem até o espaço da infância, do qual não deveríamos ter saído, mas, por obrigação o fizemos e assim, entendo a fé como uma partícula desse tempo que sobrevive em nossa memória, apesar do caos das desilusões, tecedor das tramas da vida adulta.

Salve Santo Expedito, Salve Jorge (Ogum iê!)
Tenham uma boa semana!







2 comentários:

  1. Olá, professora!

    Acaba sendo o BBB dos blogs os mais requisitados pelo que há no outro ...
    Penso em São expedito, rico, famoso, poderoso, líder, vida desregrada (imagina um romano no final do século III com a vida desregrada - uau. Expedito deu um basta de uma só tacada - é hoje que dou sentido à minha vida - e rompeu com esta vida para abraçar Cristo. Claro que Roma não se comoveu com a conversão,
    Mas ocorre que lendo seu texto, o sentido é dado pela decisão hoje - legal.
    Bom estar lendo seus textos.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Querido Paulo.
    Obrigada pela visita! Não tenho conseguido escrever, mas retornarei.
    Expedito é o santo do HODIE.
    Que sejamos como ele, apesar das nossas humanas limitações. Beijo grande!

    ResponderExcluir