domingo, 11 de junho de 2017

ENTRE O PÔR DO SOL E A MEIA-NOITE

antes-do-amanhecer-jesse-celine Trilogia do Antes                                  Antes do Amanhecer/ Before Sunrise  (Richard Linklater, 1995)


Acredito que se há qualquer tipo de Deus, ele não está em nós. Não em você, ou em mim. Mas no espaço entre nós. Se há algum tipo de mágica no mundo, ela está na tentativa de compreender alguém e compartilhar algo. Eu sei, é quase impossível conseguir isso. Mas quem se importa? A resposta é a tentativa.” (Celine).


antes-do-amanhecer-jesse-celine Trilogia do Antes
                    Antes do Pôr do Sol/ Before Sunset (Richard Linklater, 2004)







antes-do-amanhecer-jesse-celine Trilogia do Antes
                             Antes da Meia-Noite/ Before Midnight (Richard Linklater, 2013)


“Amo o jeito que você canta.”
“Boa sorte para encontrar outro que aguente suas merdas por mais de seis meses. Mas eu, aceito o pacote completo.”
“Sei que você não vai mudar e não quero que mude. Isso se chama aceitar você por ser você.”
“- Seu primeiro amor, você ao menos se lembra quem era? – Sim, eu lembro. Foi você.”

“Você, de alguma forma, arruma tempo para reclamar oito horas por dia.”

Resultado de imagem para Trilogia do Antes
                                                       Trilogia do Antes (1995 à 2013)



Bem.

Nestes dias estava em dúvida se escrever ou não sobre o dia dos namorados, afinal, depois de cinco anos, este será o meu primeiro deles solteira. Após pensar bem, compreendi que não tocar no assunto seria negar ao Sofia de Buteco àquilo que ele tem sido ao longo dos seus oito anos de existência: O AMOR. É claro que não sempre. Nesses anos também houve colunas, crônicas, contos, resenhas, colagens que falavam de atualidades ou memórias, porém o canto de Sherazade sempre foi o do Amor. Por essa razão este Blog nasceu e, pela mesma razão, um dia há de morrer ou descansar. 

Em algum momento vos contarei a história por completo. Por hora, só importa o detalhe que o Sofia teve seu início pelo término de um amor juvenil e quase adolescente; prosseguiu nas atualidades. E encontrou, no meio do caminho, outro amor, esse que dura ou durou sete anos e meio, entre idas e vindas. Ao menos por enquanto.

E, coincidentemente, foi durante tais sete anos e meio que conheci a belíssima Trilogia do Antes, de Richard Linklater. Parece poético e forçado, mas vivi quase exatamente as mesmas experiências e falas, obviamente no meu contexto, no decorrer desse tempo com a mesma pessoa: Em distâncias quilométricas ou juntos na mesma casa; e novamente à distância, físcia e também  emocional. 

Não sei dele, um pouco mais velho em idade e sobretudo em racionalidade do que eu. Porém, hoje me situo entre as fases Sunset e Midnight. Ambas ocorreram quase juntas. O Pôr do Sol e a Meia-Noite. Mas, ainda, a Meia-Noite não acabou. Em algum momento ela há de terminar para que surjam, a ambos, novos fuso horários. 

Entretanto, o último filme da trilogia é ambíguo como a vida: O casal protagonista, Julie Deply (Celine) e Ethan Hawke (Jesse), encontram-se em uma fase crítica de seu amor, às vésperas de um divórcio ou de um novo começo. Não é possível ter certeza, a menos que houvesse uma continuidade fílmica, o que provavelmente não ocorrerá pelos próximos dez anos.

Portanto, fiquemos na dúvida: Divorciar-se-á o casal? Ou optarão por mais um novo começo? Ainda não sabemos. Talvez um dia, quando o soubermos, aos leitores que por aqui hoje passarem lembrarão desse despretensioso post. 

Como já dito, encontro-me entre ambos os últimos filmes. E me encontro também, nos últimos dias e acontecimentos, bastante pessimista em relação às hipóteses de Linklater. 

Assim, não custa lembrar que a vida é misteriosa e conforme disse uma amiga muito querida, parafraseando a um padre por quem é "apaixonada": "Para quem está farto de passado, o futuro está sempre começando. [...] Há despedidas que nunca terminam. É um mistério que a vida nos ensina: O outro nunca parte totalmente."

Por fim (visto que as redações não se corrigirão sozinhas...), mostro-vos a música que, mesmo esquecida,  esteve comigo nos primeiros anos dessa longa história. Entre todo o Amanhecer e início do Pôr do Sol. 

A quem passar por aqui, entre the Sunrise, the Sunset ou the Midnight, Feliz dia dos Namorados e Feliz dia das Namoradas!


OBS: É Na Meia-Noite em que tudo termina, mas também recomeça.


FONTES: BELA RESENHA SOBRE A "TRILOGIA DO ANTES". DISPONÍVEL EM: http://www.cinemadebuteco.com.br/filmes/criticas-de-filmes/trilogia-do-antes/.
CITAÇÃO PARAFRASEADA PELA AMIGA: Padre Fábio de Melo - O discípulo da madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário