quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aprendendo com o Camelo...(Não o Marcelo!)



Lucas 18, 25: " É mais fácil passar o camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
Quando criança, eu observava esta passagem e sentia pena das pessoas ricas; imaginem só, leitores...nenhum rico entraria no reino de Deus apenas por ser rico...afinal, é impossível que um camelo "entre" em uma agulha; é absurdamente impossível....
Há pouco tempo, ouvi a interpretação de que, na verdade, agulha seria o nome dado a uma corda grossa; ou, ainda, a uma porta estreita chamada "fundo da agulha" pela qual um camelo só poderia passar se entrasse de "joelhos"; curvando-se....
Gosto desta última interpretação. Penso que Jesus não negaria o reino de seu pai aos ricos -entendendo ricos aqui também como orgulhosos, arrogantes, prepotentes ; o fato é que para tal feito, é preciso que estes se curvem, isto é, se desfaçam de suas cargas de orgulho e presunção, e curvem-se para entrar pela pequena porta.....
Tá certo!! melhor isso que a interpretação literal, em que pessoas orgulhosas como eu estariam lascadas de qualquer forma...mas, ainda assim, quem disse que é fácil?
Sou uma pessoa extremamente orgulhosa com algumas coisas; são poucas, mas são. Por exemplo, não tenho orgulho, ou melhor, não tenho um orgulho prejudicial...(porque um pouquinho, tenho sim...) em admitir que estou errada, pedir desculpas, dizer que amo a quem amo; não tenho orgulho em tentar...tentar várias vezes voltar atrás em algumas situações as quais acredito e tenho amor...Não tenho orgulho em chorar também.....sou muito chorona, às vezes....não me preocupo muito com o que os outros pensam quanto a isto. Sou uma pessoa sincera.
MAAAASSS, meu orgulho reside na dificuldade super-hiper-mega-imensa de não ser notada, lembrada, valorizada em coisas que sei que faço bem (ou acho; ou tento...) ...acho que é um "defeito" tão grande, que penso ter atrapalhado um de meus namoros até, visto que o então namorado tinha a mesma dificuldade que eu, porém, ele "externava" isto de outras formas na sua vida (formas proveitosas....) diferenciando-se de mim: eu geralmente faço uma birra interna....porque sou mimada...sim leitores...sou mimada....em poucas coisas, mas sou...
Deixa eu tentar dar um exemplo mais "distante", para ilustrar....
Quando eu fazia Ballet....(vou forçar um exemplo aqui, porque o fato é que nunca fui uma bailarina maravilhosa.....)
.....
....
Não leitores; no Ballet nunca aconteceu....deixa eu ver outro exemplo.....
não consigo exemplificar com o Ballet porque, embora seja o "amor" da minha vida, não é e nunca foi um instrumento de trabalho....entendem a diferença? (Fábio...você entende, né?).
Ah ...para que exemplos né leitores??? usem a cariatividade de vocês...
Mas o fato é que sou orgulhosa...neste sentido. E sei que às vezes é necessário abaixar a cabeça para entrar na tal porta estreita de Jerusalém....mas aí vem meu segundo maior defeito: ansiedade.....
Sou muito ansiosa, leitores. Afobada; impulsiva...(o que às vezes é bom...).Eu não consigo não dizer uma coisa que me incomoda; se eu não digo, eu tento me fazer entender por códigos; se mesmo assim não consigo, então eu vou lá....e falo.....ou escrevo.....ou faço os dois.
Eu não sei ficar quieta...eu não consigo...(tá bom! tá bom...EU NUNCA TENTEI COM MUITA FORÇA...rs....).
Dessa vez, leitores, eu quero tentar ser uma pessoa melhor: quero entrar pela porta estreita! Mas o fato é que, esses dias, aproximava-me da entrada da porta estreita, e , já bati a testa no "teto", logo de cara, formando um galo horrível....
engoli o choro, mas..confesso que tive vontade de desistir...
Engraçado que com relação a esta situação a qual vivo hoje, uma espécie de "guia" espiritual...(eufemismo para médico...), pessoa que adimiro muito, disse-me certa vez: "Ser pequeno é a maior grandeza...olha que paradoxal!"
No caso, a bonita citação veio como forma de elogio a minha pessoa, em função de uma decisão difícil que havíamos tomado....coitado....mal sabe ele o tamanho da minha humildade....maior que o Marcelo Camelo montado no maior camelo modificado geneticamente (como um boi que vi esses dias na semana do fazendeiro...) de Jerusalém....
Queria muito ser uma pessoa humilde. Porque o orgulho não chega a ser uma maldade para com os outros; e sim, algo que pratica contra ti mesmo; contra a tua castidade..................
Ai ai...devaneios....

Um comentário:

  1. Oi,

    mt massa a interpretação mesmo, até então dava pra imaginar ricos querendo comprar aquilo que por mérito eles não teriam.

    Legal tb como tem a ver com um papo nosso de outrora.

    bjo

    ResponderExcluir