quarta-feira, 15 de julho de 2009

Não à Redução! (concluindo)


Esse post é apenas para partilhar a minha alegria em voltar às atividades.Neste sábado, minha nova amiga Lucilene e eu fomos à paróquia de Fátima, aceitando o convite da dona Katia Rosado...(deem uma olhada no blog dela que lindo...chama-se Rosa do Horizonte...tem o link ao lado....), para conversarmos um pouco sobre a experiencia que vivemos num seminário - "Juventude quer viver" - o qual participamos no início do ano, cujo tema central era também a discussão sobre a redução da maioridade penal.....
Preparamos algumas coisinhas; não conseguimos passar nenhuma delas...rs...Mas foi bacana mesmo assim, aliás, principalmente por isso porque tivemos um contato mais pessoal com a galera do grupo.
Dos 16 jovens presentes, 5 eram a favor da redução da maioridade penal. O motivo mais alegado era o fato de que os jovens têm consciência de seus atos, aos 16 anos....
Pois bem...
Tenho muito medo de soar "vaga" a minha opinião sobre essa idéia de consciência....muito filosófica, mas vamos lá: é claro que o jovem, na maioria das vezes, tem consciência de seu ato; mas a questão é identificar os valores e o processo pelo qual essa consciência foi formada...acho que uma pessoa exposta a inúmeras privações irá certamente ter a sua consciência formada a partir desse cenário; logo, ainda que o jovem tenha consciência...os fatores que o levam a formar esta consciência, por si só, já são motivos para a gente repensar se a redução da maioridade penal é mesmo uma solução....
Não que eu seja determinista; violência não está apenas nas favelas, nos morros; nem o contrário é verdadeiro...MAS, enquanto existirem estes "sinais" de morte - isto é, desigualdade social, tráfico de drogas, injustiça social, falta de eficiência do sistema polítco, carcerário, etc... - acho que não se chegará a raíz do mal, de fato, caso se reduza a maioridade, gerando até, mais violência....
A discussão foi muito produtiva.....
Gosto muito do grupo da paróquia de Fátima, e da paróquia de Fátima como um todo; tenho bons amigos por lá e de vez em quando gosto de aparecer....havia uma época em que frequentei muito aqueles lados...quando meus primos moravam numa república alí por perto e também, eu era voluntária numa casa de passagem , a CASFA (Casa Assistencial São Francisco de Assis), uma experiência muito bonita que tive, durante dois anos e que ajudou à formação da minha "consciência", com relação a inúmeros valores....
As pessoas erram....isso é humano...não é? e não é bonito perceber, ás vezes, que elas erram porque são justamente humanas??
Trevas e Luz....(aprendi isso com o Pe. Wander...)
Acho que é necessária a punição sim...não sei se sou uma pessoa "má", mas acredito que mesmo perdoando, é necessário proporcionar ao indivíduo formas de se re-inserir na sociedade, e para tal, creio ser necessário certa penalidade a fim de que ele possa aprender a viver nesta sociedade...(porque ninguém pode sair por aí matando quem quiser né....vontade dá sim, mas além de não ser muito cristão, não é ético, ou seja, nem os ateus devem sair matando por aí...)...e tratam-se de vidas né?? (vida é vida gente....é muito maior....até a vida de um cachorro tem valor e dignidade; sim leitores! desistimos de assassinar o Sansão com chumbinho...
Mas essa penalidade deve ser proporcional ao indivíduo, e sendo assim, não acho que a redução da maioridade dê conta de sanar as dificuldades e re-inserir um jovem infrator socialmente.....
Concluindo, este bate papo foi muito bom...além de tudo, fiz uma nova amiga , a Lucilene, uma jovem muito especial e batalhadora...com uma família muito bonita também....acolhedora e unida.....Ainda volto na sua casa Lu para comer aquele pedaço de bolo de cenoura que você me roubou....
O fim de semana continuou com a festa junina do JA , Jovens Apóstolos - grupo aqui de Silvestre, "minha" comunidade paroquial, apesar d'eu não ter ido nela, na festa...(sim leitores..não fui, acreditam?) porque meu pai estava passando mal no dia....mas dizem que foi a melhor dos últimos anos.....
No domingo fui ao grupo e brincamos de "menininha"....brincadeira esta que aprendi com a Dona katia Rosado e que tornou-se a sensação do nosso grupo de jovens; também do nosso pároco, o Pe. Wenderson...rsrsrs...Sim Kátia...de todas as coisas que aprendi com você, essa brincadeira foi a mais importante delas....qs caras....
Mas ela é fantástica mesmo...no nosso grupo de "Silvestre", costumamos acrescentar um caráter meio psicanalítico e extremamente persuasivo à brincadeira que acaba se tornando um curso dinâmico de oratória.....rs (né Lucas??)
Pois bem , caríssimos leitores.....
Hoje é quarta - feira, acordei às 7:00 depois de chegar em casa às 0:00...não sei o que me anda acontecendo pois tenho tido um pouco de insônia ...e isso é f*......
Termino esse post por aqui e vou ver se durmo um pouco mais.....
Melhoras ao meu irmão Fábio, que foi internado a fim de realizar uma cirurgia de apendicite...(acho que é isso....), ou seja, nada grave................fica para a próxima a minha visita à Senhora dos Remédios...(ok Fábio, Túlio, Lilas boy, Andresa, Gianna e Luís, Lize, Bráulio??....obrigada pela acolhida, mas fica para a próxima!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário