terça-feira, 6 de abril de 2010

Labirinto de Immanuel ...

(Post-relâmpago:)

Hoje ao conversar com uma pessoa, pensei um pouco na minha vida, nas escolhas que tenho feito e nas coisas que me aconteceram desde...1985, quando nasci.

É terça-feira....eu devia estar dormindo agora, mas estou aqui, bebendo um infinito copo de leite, ouvindo “Mi Noche Triste”, do C.Gardel, no “repeat”; vendo as fotos da formatura de uma amiga e, sobretudo, ou tão somente, pensando na dita conversa....

Também escrevi uns emails que não terão resposta, mas...enfim...escrevi.

Sobre a conversa. Trata-se de uma professora minha da Universidade; ela é bem novinha e não sei bem porquê, me identifico um pouco com ela (mas somos super diferentes). Ao convidá-la para uma festa a fantasia que acontecerá nesta sexta, no vai e vem da prosa, perguntei a idade da moça. R* me disse super sem graça:
“Você é de 85, né? tenho quase a sua idade”.

Para resumir a rapsódia: a tal professora, quase uma colega de curso, tem apenas 25 anos! É apenas um ano mais velha do que eu....e já está no doutorado, e já é casada...e já é...e já é......

Percebem, leitores? Ela nos contava que emendou uma coisa à outra: graduação-casamento-mestrado-doutorado...sem contar o feeling maternidade que a "menina" tem...aposto que em breve será mãe.

Pois bem...o que tenho com isso?
Não é preciso comentar....

Minha vida é um labirinto. Com certa frequência me deparo e me relaciono com pessoas tão estáveis, tão bem resolvidas, tão maduras, tão lineares, que as invejo, todas.

Tudo em minha vida é confuso, cheio de rodeios, de peripécias, desfechos inconclusos, reconhecimentos tardios, escolhas mal feitas....

Meus textos são confusos; minha fala ao telefone é confusa; meu cabelo é confuso, bem como meu humor, meus dentes e meus pés, sobretudo.

Tenho 24 anos. Demorei muito tempo para descobrir o que eu queria profissionalmente, e agora que sei, não tenho a mínima disciplina que preciso para chegar lá. Não consigo estudar o tanto que preciso, não consigo lidar com a minha ansiedade, com a minha preguiça, com a minha hiperatividade, com a minha musicalidade; não consigo lidar com Amanda.

Passei a graduação inteira tentando tentar transferência para o curso de História; tranquei um período, tomei pau de uma disciplina, porque cabulava aula para namorar. Até que, por fim, tornei-me tutora; recuperei o coeficiente, conheci a Literatura Portuguesa, o Gerson, a Literatura Comparada, a religião, a Bolsa de Iniciação, a Karla, a Joelma, a sala de aula: mudaram-me o olhar. Hoje eu pretendo tentar mestrado em Literatura Comparada, quero a vida acadêmica..mas acho que perdi tanto tempo, acho mais facil arranjar um marido milionário.

Desde os 14 anos eu acredito que estou velha...

Meus relacionamentos amorosos ....bem....não cabe uma exposição prolongada deles, mas, vejamos....uma paixão platônica de adolescência semi-correspondida ceifada por uma morte prematura; o namoro da “minha vida” que não dá certo devido às diferenças essenciais de ambos, o que posteriormente quase me levou a um...deixa para lá...; por fim, um encontro com um disco voador....(rsrs –piada super interna) - encontro este com praso de validade mais que vencido...

Minha vida familiar.....(pausa dramática). Ainda a filhinha do papai, embora esteja mais para ovelha negra ou multietnica da família....

Minhas perdas....sempre deixo as coisas de que verdadeiramente gosto para trás: o Ballet, por exemplo. A Sociedade São Vicente de Paulo. Os amigos. Alguns sonhos. Cleiton...(a saudade maior). As pessoas que conheci e que nunca mais encontrarei. As oportunidades.
Pois bem, leitores.

Hoje estou me sentindo o verdadeiro cocô do cavalo do bandido...sabem?
Bebi litros de café o dia inteiro, comi uns quatro pedaços de bolo de chocolate, desde ontem e engordei algumas gramas com isso. Ouço a mesma música desde domingo...(Mas eu adoro fazer isso, apesar da eterna polêmica familiar: meu pai não entende esta mania e acha que devo procurar meu psiquiatra - só porque ouço a mesma música, sem interrupção, ao longo de semanas ou meses, sem enjoar).

Eu só queria uma vida linear.

Uma cigana me disse essa semana que dia 25 de abril desse ano, às seis horas (não sei se da noite ou do dia), uma coisa muito boa vai me acontecer; tão boa que eu não hei de esquecer o nome da minha amiga adivinha, Sara.... Vamos ver.

Espero que não seja o desfecho de Macabéia em “A hora da Estrela”.

Gosto de ciganos, converso com todos que me aparecem....

Enfim, leitores.....tudo o que eu queria esta noite, para terminar este post desabafo:
Quero que Immanuel Kant....(Eu tinha que falar isso....)


5 comentários:

  1. Ah eu já estou desesperaada aqui. Me sinto velha já pra não ter passado em NADA ainda! UASHASUHHAUS. 18 anos chegando... e o meu emprego público? e o meu DRT? e os meus testes globais?! UASHUASAHU Eu tbm me sinto em um labirinto :s

    ResponderExcluir
  2. eu me sinto assim desde os 14...quando queria ser bailarina clássica....
    Pode ser, pelo andar da carruagem, que a coisa mude quando eu ficar velha: com uns 75 anos eu posso começar a me sentir jovem....hehehe

    ResponderExcluir
  3. meus comentários somem nessa begaça.....
    Lá vai, de novo:
    Me sinto velha desde os 14; logo, pode ser que quando eu tiver uns 75, eu comece a me sentir jovem, finalmente...rs

    ResponderExcluir
  4. oh Amanda, pra que uma vida linear? uma vida linear nao te permitiria ser a Amanda que és e nem escrever tao bem desse jeito !!
    e sobre seus comentarios sumirem...não somem! acho que vc ta com um problema serio de vista rsrsrsrrs....vc comenta e recomenta, ai sempre tem dois comentarios seus praticamente iguais! rsrs..bjus!

    ResponderExcluir
  5. "Meus textos são confusos; minha fala ao telefone é confusa; meu cabelo é confuso, bem como meu humor, meus dentes e meus pés, sobretudo." Afff, que menina mais confusa!!!!! Menina, viu????????????? rsrsrs

    ResponderExcluir