sábado, 23 de outubro de 2010

CHORO SEM LÁGRIMA....

*Chorinho na Praça. Foto de Cilano Simoes.
...
...
Querido Leitor...
...
Véspera de DNJ - Dia Nacional da Juventude, àqueles que não conhecem. Convidaram-me para fazer parte da equipe de animação: Eu, que mal animo minha própria vida. Aceitei.
...
Esses dias foram de intensa correria. Cheguei a conclusão de que não adianta querer fazer as coisas do modo correto; ainda quando se é cauteloso, quando chegamos no horário, quando pagamos conforme a encomenda, se algo tiver que dar errado, dará e muito, independente do seu esforço.
...
Digo isso com relação ao SIA UFV 2010. Não quero entrar em detalhes, mas a falta de organização e boa vontade de algumas pessoas da comissão organizadora me levaram à loucura quase que literalmente. Sorte que encontrei alguém a quem fazer as minhas reclamações, mesmo não sabendo, ainda, se serão atendidas.
...
F***.
....
A vida está aí e não a enchergamos de perto, com lentes de boa focalização. Ou, às vezes, usamos um foco tão restrito, quando tudo o que se deve é olhar além....olhar em volta, respirar e começar, pelo meio, que seja, mas começar de novo.
....
Fui à festa de aniversário de meu primo-irmão Leandro e me diverti muito. Um dia antes do SIA, fui à casa da Rebeca, para nossa reuniãozinha à la clube da Lulu, a fim de comemorar o seu aniversário: Tá certo que sabotei a festa com minha presença e "causos"...mas, o que posso fazer se isso sou eu?
...
"Amanda....Isso é você...." - disse-me meu orientador, após eu lhe perguntar o que havia achado do fato d'eu ter extrapolado o meu tempo de apresentação no SIA, não concluindo minhas reinações, ops...investigações.
...
Vergonha. Quantos males em minha vida teriam sido evitados se ao invés de fazer Ballet, minha mãe houvesse me colocado para fazer outra coisa da vida, quando tinha lá meus cinco anos! Espanhol, Aramaico, que fosse: qualquer uma dessas línguas hoje me trariam, sem dúvida, menos caos e prejuízo que ter sido criada à base de dança até os dezoito, quando desmamei....(infelizmente).
...
Hoje, ao chegar na gráfica para confeccionar meu segundo pôster, o que apresentarei semana que vem em Ouro Preto sobre Emília, minha alter-ego, ouvi uma mulher dizer:
- Filhota, quando você fizer cinco anos, semana que vem, vou te colocar no Ballet.
...
"Nãoooooooooooooooooooooo! Não faça isso" - pensei em gritar imediatamente, mudando por completo o destino daquela criança, tal qual anjo enviado por Deus com a missão de impedir o sacrifício de Isaac. Mudaria o destino daquela menininha de 4 anos somente com um bom e exato ato de fala. A mãe, olharia meus olhos, cabelo e cigarro, entenderia subitamente os percausos da vida e da arte....e então, diria:
- Bem...Já que é assim, segunda mesmo te coloco no Espanhol, filhinha.
....
Eu mudo o destino das pessoas. Aquele rapaz escreveu-me: "Ter conhecido você, Amanda, mudou o meu destino. Espero que um dia me perdoe, de verdade."
...
Ai...gostaria mesmo de ter mudado o destino daquele homem. Mas, infelizmente, sinto que não mudei nada. Mas gostaria sim....de ter feito "a" diferença: não mais esta a que nós mulheres sempre desejamos, não; clichês! Hoje, prefiro ser mosca de sopa à Madalena Rainha.
....
Pois bem. O Ballet me fez assim, trágica e expressiva. Mas, ensinou-me a perceber o belo nas pequenas coisas. Ontem, ao voltar para casa, deparei-me com alguns jovens de 14 ou 16 fazendo arruaça dentro do ônibus no qual estavamos. Achei aquilo tão legal....que comecei a rir e puxamos papo, simultaneamente. Adoro essas pessoas que têm a capacidade de se apropriar dos espaços coletivos, chamando atenção pra si, sem cobrar nada em troca: Não são esses os verdadeiros artistas do nosso tempo? Que Deus abençoe o dom daqueles meninos. Se não estivesse de saia, também teria mostrado a eles que sei me equilibrar num ônibus em movimento....(dança! oh céus)
....
Hoje, chorei.
...
Enquanto esperava meu pai e segundo pai por parte de pai, Francisco - como o santo, fui conduzida ao encontro de uma roda de choro na praça da Igreja Santa Rita! A mesma roda na qual fomos quando fiz meus 24....na mesma que gostaria de ir ao completar os 25, talvez dia 6 de novembro....(porque no dia 10, meu aniversário, estarei em um congresso em Ouro Preto).
....
Foi o ápice da minha felicidade!!
Ai... como eu amo tudo aquilo....pandeiro,cavaquinho,violão....choro......
...
Caso todos os choros fossem assim, não me importaria em chorar diariamente, choro sem lágrima.
...
As letras são ótimas: sei quase todas de cor...ou metade de cada uma delas. Noel Rosa, por exemplo, teve tantas amantes, foi um perfeito exemplar de FDP; no entanto, sua música quando chorada é a expressão mais perfeita de Deus. Isso me ensina que pessoas não são boas ou más. Pessoas são o que são, erros, acertos, paradoxos. Tal aprendizado do livro da vida não me incentiva a perdoar a quem não merece o meu perdão, ainda; mas, ensina-me sobre não esperar demais das pessoas, das situações...cobrar do outro aquilo que ele nunca aprendeu. Não é todo mundo que aprende a dançar, aos cinco...
....
"Chora bastante, meu chorinho
Teu chorinho de saudade
Diz ao Bandolim pra não tocar tão lindo assim
Porque parece até maldade
Ai meu chorinho, eu só queria
Transformar em realidade a poesia
Ai que lindo, ai que triste, ai que bom
De um chorinho chamado Odeon"
(Odeon - Ernesto Nazareth)
...
Véspera de DNJ - Dia Nacional da Juventude, àqueles que não conhecem. Convidaram-me para fazer parte da equipe de animação: Eu, que mal animo minha própria vida. Aceitei.
...
"Onde andarás nesta tarde vazia
Tão clara e sem fim
Enquanto o mar bate azul em Ipanema
Em que bar, em que cinema te esqueces de mim
Enquanto o mar bate azul em Ipanema
Em que bar, em que cinema te esqueces…
(Onde andarás - Caetano Veloso, na voz da Marisa é o céu!)
...
Quanto ao SIA, acho que terei minhas reclamações atendidas: encontrei na roda de choro o senhor para quem apelara minhas angústias. Um senhor acessível, respeitável e simples como aquele, também habituado a chorar sem lágrima, apesar da influência que tem, deve ser um bom PRESIDENTE naquilo que o é, não desperdiçando seus atos de fala em vão.
....
...Já não serve pra nada a janela
A cortina amarela, perdi meu amor...
...
Véspera de DNJ. Aceitei.
....
...Na esperança talvez de que o acaso, por mero descaso, me leve....eu sei".
....
Aceitei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário