domingo, 4 de abril de 2010

Um novo amor, enfim...

PARTE I

Leitores...
Quem me conhece sabe que tenho uma queda expressiva por homens "exóticos", excêntricos, atípicos, diferentes, ou ainda, especiais. Tal atributo pode revelar-se como um leque bem, bem amplo de possibilidades...(rs), o que não é nada mal para os dias de hoje....
De qualquer forma, acho que hoje alcancei o meu "limite" em se tratando de exotismo masculino...
Ai ai...(suspiro)
Apaixonei-me, perdidamente, por um tal Carlos Gardel e simplesmente não me conformo e não entendo o porquê de não tê-lo conhecido até então....(será por que ele morreu há uns 75 anos?).
Assistindo ao filme Perfume de mulher (recomendadíssimo!) hoje, ouvi aquele tango maravilhoso da cena em que o Al Pacino (perfeito...) dança com uma jovenzinha. Pesquisando, descobri o nome do tal tango que me encantara, sendo o responsável pela perda de uma manhã inteira....(porque não conseguia deixar de retroceder à cena...): Por una cabeza, de Carlos Gardel - é o nome do meu inimigo "mór" deste domingo...
O nome já me era familiar, Gardel, embora eu nunca houvesse ouvido nada deste encantador argentino-francês até ...hoje...
Meu Deus, o cara era genial.... Além de sexy simbol dos anos 20, 30....a voz do "rapaz" é tão bonita, tão bonita, que eu simplesmente estou hipnotizada....
Carlos Gardel tem uma certa melancolia que me agrada; melancolia "latino-hispânica", dessa que unifica a "amargura" de todas as almas desoladas, sob forma de coro, numa mesa de "buteco", à luz de uma boa cantoria e de uma gelada: tipo o que se faz nas rodas de choro por aqui. Só que no Brasil, sofre-se de outro jeito: nossa tradição é adepta da "malandragem" carioca, e sendo assim, nossos vizinhos argentinos são mais dramáticos, trazendo com eles um maravilhoso "quê" de amantes abandonados, à beira de um ataque de nervos, herdado de seus colonizadores...
Além da famosa "Por una cabeza", encontrei uma outra obra lindíssima chamada Cuesta Abajo, cuja letra postarei aqui. Vale a pena ouvir, amigos! Independente do humor-sentimental-dominical-pascal de vocês... Eu, por exemplo, apesar do ouvido "dramático", estou numa fase tranquila em se tratando de coração. Ultimamente, as minhas preocupações acadêmicas têm falado tão alto que me percebo um pouco mais racional que tempos atrás.
Na verdade, estou exagerando! racional para algumas coisas, não todas; certo é que não dispenso um dramazinho, e isto me move e me torna uma pessoa se não melhor, pelo menos, com um bom gosto musical. Afinal de contas, para se gostar de tango é preciso um bocado de tristezazinha mal resolvida, parodiando Jobim....
No mais.....muitas coisas para estudar...mas hoje não vou dar conta.
Para melhorar, assisti a um filme esse fim de semana chamado Bodas de Sangre, emprestado por um amigo e sinto que acabarei assistindo-o pela terceira vez ainda hoje.
O filme é uma releitura do texto de Frederíco García Lorca, trazendo um dialógo com a dança Flamenca. Mais uma tentação...
A produção conta com a presença do bailarino espanhol Antônio Gades, que é simplesmente perfeito.....perfeito......o cúmulo da expressividade!


PARTE II
Não era sobre isso o post de hoje.
Na verdade, eu havia me proposto a tecer uma reflexão sobre a Páscoa, mas não consegui. Não por falta de gosto; sinto pela páscoa um carinho imenso, o que não sinto de forma alguma pelo Natal....mas, acho que não saiu.

Ao contrário dos judeus, os católicos vivem o memorial da páscoa diariamente, através do rito da comunhão. Digamos que eu tenho percebido a páscoa também diariamente, só que através do contato com as pessoas, sobretudo àquelas que estiveram recentemente à beira da morte, ou à beira da vida (ou dos dois, simultâneamente).

Minha tia, por exemplo; perdera o único filho....(meu primo-irmão Cleiton), terminara um casamento de anos, de modo não muito "legal" (em toda a extensão do termo), e há poucos dias, descobrira ser portadora de um coágulo no cérebro, além de um problema na coluna, cataratas....- tudo isso aos 50 e poucos anos....

Pergunto: O que a Páscoa significa para minha tia? O que é Páscoa para os que são obrigados a ressuscitar diariamente, a cada novo fôlego, piscar de olhos, pensamento? O que é Páscoa para todos aqueles que, assim como eu e você, sabem que um dia retornarão ao pó e cinzas?

Cada sujeito, Celi, Gardel, Carlos, Amanda, Gades, Francisco, Antônio, Katia, L. - traz em si um pedaço de ressureição gasto diariamente. Todo o dia é um renascer; é abdicar das amarguras, transformando-as em tango, em flamenco, em literatura, em arroz, em feijão, em tijolos, em atividade cerebral, em gases, em sexo, em gratuidade, em amor....
Esperando....desesperando...

Acreditando....não acreditando.....
Escolhendo a vida....ou a "subvida".

O fato é que a páscoa é inerente à condição humana, e é por isso que somos a "imagem e semelhança" do bom Deus, porque temos "pó" pascal nos nossos ossos, sonhos, fígado, pele, sangue, medula e até nos nossos ouvidos, capazes de ressignificar a vida através de um tango, por exemplo.

E o Cristo que se fez cordeiro imolado, cujo memorial de vida é hoje celebrado, pode ser atualizado sob diversas formas, cotidianamente, através dos encontros que temos com as pessoas.

Enfim....para mim, isso é páscoa.

Quanto ao chocolate, por mais comercial que isto seja, não devemos ser chatos, leitores.
Quem não gosta de um chocolatezinho para curar as mazelas da vida?
Esse ano, eu presenteei alguns amigos com chocolate, ganhei ovos de alguns deles, comi os bombons que, teoricamente, havia comprado para algumas amigas.... (fiz isso hoje, na preguiça de fazer almoço e ansiedade extrema!! - estou sofrendo com ansiedade...).

Portanto, caro leitor: a maldade não está no chocolate, mas na falta de "doce", generosidade, sensibilidade, olhar de criança, ouvido musical e suicídio da nossa ressurreição diária - esta que nos é dada pela vida.
É isso, queridos.
Boa Ressurreição semanal para vocês!

7 comentários:

  1. Volta e meia a blogosfera nos trás surpresas agradáveis, como o seu blog.
    Gostei de passear por aqui, tenho alguns blogs também, de divulgação científica, de solos e de orquídeas, não são tão bem temperados como o seu, reconheço, são meio quadrados (rsrs), mas dê uma passada por lá uma hora dessas...
    parabéns pelo seu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcus!!!
    Vou dar uma olhadinha sim, pode deixar!
    Volte mais vezes...beijo!

    ResponderExcluir
  3. Puts, Nega!

    Fiquei quase sem fôlego ao ler seu texto, li tudo numa enredada só. Quando percebi, tinham mais, nessa segunda parte, nem joguei a tarrafa, mergulhei em sua palavras sem respirar. Gostei de sua costura.
    Vim aqui, após sua divulgação no twitter, e quando comecei a ler o texto sobre o tal Gardel, quase gargalhei, e imaginei, como alguém nunca ter discutido Carlos Gardel? Afinal, um homem, bem ao estilo dos que te encantam ou atrai já nos recomenda isso, claro que com ajuda de um outro homem não menos diferente que ele. Escute Sociedade Alternativa, de composição de dois homens nada comum, Paulo Coelho e Raul Seixas.

    Ah, minha intenção inicial de comentar esse post foi falar dessa canção, mas ao dar sequencia ao texto, não foi possível apenas isso.

    Beijos,

    Tenho sentido frio...

    Paz e Vida Longa!

    ResponderExcluir
  4. Pois é....a minha referencia sobre Gardel era justamente o Raul; mas nunca o havia "visto" e "ouvido" de fato...e vc? como está? beijo!

    ResponderExcluir
  5. Uai...meu comentário sumiu!
    Mauro, obrigada pelas palavras! Eu ia dizer que a minha referencia sobre Gardel era justamente o Raul, mas nunca o havia visto , nem ouvido de fato...como vc está? beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a segunda parte do seu post. Comparar a Páscos às nossas páscoas de todo o dia é uma sacada muito interessante. Ah! Vc me conhece de outros "posts". Sou a Ana Paula. Bjksssss, saudades!

    ResponderExcluir