segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DNJ, Dilma, Destino dos Homens.

Acho que estou anêmica.
...
Estou terrivelmente cansada e pálida, o que já extrapolou minha condição mental, materializando-se fisicamente. Minha mãe, que não é boba, embora se faça de, ontem me fez um suco de cenoura. Meu estranhamento foi grande, apesar da obviedade de sua tática: misturar a cenoura à laranja, fazendo um suco híbrido, porém concentrando as vitaminas de ambas frutas, infalível para anêmicos - ela imagina.
...
Ao longo da vida, o ser humano tende a fazer essas coisas: revestir a verdade em camadas de mentirinha bem contada; verdade que só será descoberta muito tempo depois. A função da mentira é amenizar a verdade, como doce laranja que ameniza o gosto de cenoura.
...
Pois bem.
...
Este ano o Dia Nacional da Juventude nos trouxe como tema "Celebrando a Memória e Transformando a História". A Região Leste realizou o seu DNJ na cidade de Matipó, no dia 24 de outubro.
...
Contamos com a presença de mais ou menos 1000 pessoas vindas de todos os cantos da região. Para mim, uma das organizadoras e animadoras do evento (ainda que bem amadora nessa coisa de animação), foi uma experiência emocionante ver todos aqueles jovens, cada um com suas cores e sonhos, juntos cantando, dançando, cheios de vontade e alma. Sempre me sinto assim nesses eventos de massa da Pastoral da Juventude, o que me leva a concluir que sou realmente uma péssima coordenadora de base - qualquer base - só me emociono com a massa.
...
Isto é mentira.
...
Após a caminhada inicial, participamos de uma bela celebração. Em seguida, almoço e apresentações culturais: rap, dança de rua, dança contemporânea, dança afro, mpb (voz e violão), pop rock, lambada...e por aí vai.
...
Penso que foi um DNJ bem diversificado, trazendo apresentações vindas de todas as culturas, o que acho que foi o mais válido, em se tratando de animação: Todo jovem tem direito de acesso a todas as culturas, igualmente valiosas. O sujeito pode ser apaixonado por funk, mas ele deve conhecer dança contemporânea e os clássicos sim; da mesma forma que o sujeito pode ser da zona rural, mas é preciso que ele tenha acesso a todos os tipos de "cultura", a fim de que ele saiba utilizá-las cada uma em seu devido contexto, caso lhe seja de interesse. O mesmo vale para o sujeito da zona urbana, que deve conhecer suas raízes sócio-culturais.
...
Essa palavra contexto traz uma maldição cosnsigo.
...
Lembro-me das polêmicas a respeito dos discursos dos atuais candidatos à presidência. Ambos com falas descontextualizadas; ambos apropriando-se da religiosidade popular para auto projeção.
...
Igreja e política sempre andaram juntas e todos sabem disso; o importante é perceber quando tal aliança nos traz benefícios ou malefícios. A igreja, a meu ver, deve sim opinar nas questões sociais, visto que é de responsábilidade da igreja também orientar o sujeito do ponto de vista social, material. Uma igreja que direciona sua "fala" somente para fins "salvacionistas", para mim pouco tem de Deus.
...
Que bom que somos Dilma, primeira presidente mulher do nosso país.
...
Votei na Dilma, mas confesso que vislumbrava Marina para presidência. Acho que falta à Dilma atributos de liderança os quais são nítidos em Lula: carisma, mística, memória - atributos que prevejo em Marina.
...
Não participei assiduamente da corrida eleitoral, restringindo meu patriotismo ao último debate dos candidatos. O que achei? Bem...se de um lado tinhamos propostas Tucanas totalmente utópicas, do ponto de vista do DISCURSO, achei a fala de Dilma muito vaga....o tempo todo ela utilizava recursos retóricos para ganhar tempo ou por não saber o que falar: clichês, lugares extremamente comuns, necessidade de afirmação.
...
Claro que isso não quer dizer muita coisa, Serra é velho de guerra, sabe como lidar melhor com o fator tempo e pressão em debates tão importantes como fora aquele; logo, minha observação não é válida, leitor petista; não passam de observações de uma estudante de Letras.
...
O importante agora é Celebrar a memória e Transformar a História. Celebrar a memória dos mártires que nos trouxeram até aqui, nossa primeira "presidenta"; mas, não nos deixarmos envaidecer por esse resgate: a memória não deve entorpecer, paralisar...mas sim fomentar a luta, a mudança dos destinos.
...
Ontem assisti a vários filmes fantásticos, que mais tarde postarei aqui. Um deles, escrito e dirigido por Woddy Allen é "O Sonho de Cassandra" (2008). Interessante como o filme sequencia os elementos da tragédia grega: peripécias, reconhecimentos, catarses; a idéia de temor e pena proposta por Aristóteles....a representação de roda da fortuna e os laços familiares indissolúveis.
...
Estou numa fase ruim, ruim mesmo. Mas se não for TPM, acredito que seja anemia, cansaço e um pouco de preguiça.
...
Recebi uma notícia esses dias que mexeu muito comigo, fazendo-me retornar às minhas memórias com o claro intuito de transformá-las...mas, essa é a dificuldade: certas memórias nos exigem mais tempo do que imaginamos para serem tranformadas, "mudando" histórias... como verdade revestida em mentirinhas...
...
Até que o tempo passe, muita cenoura com gosto de laranja nos será preciso; mas, um dia, o gosto da cenoura não será mais ruim.
...
Bom Dia!

Um comentário:

  1. horrível esse post! como disse, não sou boa pra escrever sobre coisas importantíssimas e genéricas! sorry...

    ResponderExcluir