quinta-feira, 18 de novembro de 2010

INOVAR! (Preciso de Férias!)


*Férias. Foto de Marco Cunha.



"Meu Deus...alguma coisa podia me acontecer....alguma coisa que mudasse minha vida, tipo um milagre, hoje!" - pensei.
Foi quando Deus disse: - Você vai ficar aí sentado(a) esperando algo acontecer para mudar a sua vida? Não espere! Mude você mesmo! - disse-me Deus, através da propaganda da I Semana sobre Emprendimento, Inovação e Desenvolvimento, INOVAR! - que me apareceu subitamente em todos os bancos de ônibus daquele ônibus até então inofensivo e sem vida e sem novidade e sem milagre.
...
Senti-me tão especial, naquela fração de segundo, que quase não enxerguei o tamanho da perdição onde me metera, eu que havia sido agraciada com um conselho divino por meio de uma propaganda de uma Semana de Emprendimento e Inovação, em um ônibus a caminho de qualquer lugar. Não seria quase o mesmo que acontecera com todos os profetas? Um momento epifânico? Pois bem, estava diante do milagre da minha vida, minha hora e vez: Deus falara comigo, por meio de uma propaganda - provavelmente um método neoliberal de se fazer profecia na sociedade contemporânea.
...
Sim! Eu havia sido agraciada com a possibilidade de mudar, finalmente, minha vida. A primeira coisa a fazer era comunicar a todos e todas, o que logicamente não seria uma tarefa tão fácil: as pessoas estão mais preocupadas com seus labirintos. Logo após essa primeira constatação, decidi mudar o rumo da primeira coisa, isto é, não contar nada a ninguém, afinal de contas...nunca se sabe em quem podemos confiar, e já estou tão carimbada com essa coisa de verdade que ser mentira vez ou outra não passa de casualidade.
....
Encontrei-o. Ele disse que sou brilhante, mas esfericamente indisciplinada. Disse que é meu jeito de ser e estar no mundo, minha condição dicotômica, preto-branco, céu-inferno, Sandy-Junior. O natural era que eu quisesse morrer; mas, após ser agraciada com o dom da mudança, acendi um cigarro e pensei em qualquer coisa, tipo em como as pessoas são engraçadas quando têm medo e como podem os pinguins passarem o resto de suas vidas com um único parceiro, para todo sempre.
...
Passei a tarde recordando aquela situação bizarra, todos fingindo, eu fingindo, tudo avesso, nomes e títulos e eu toda raiva e vontade de ir embora. Eu poderia ter voltado, cão arrependido, mas não! Deus havia me agraciado com o dom da mudança. Senti vontade de chorar, mas tive que me contentar com aquele pingo de chuva sobre meus cabelos curtíssimos.
...
- Você quer um guarda chuva?
- Você vai pegar um ônibus?
- Que chuva chatinha!
...
Eu adoro chuva e queria me molhar. Sai andando sem atender aos pedidos - para que eu saisse de dentro da casca. Fiquei irritada com tanta coisa, com aquele abraço, com aquela cena, com aquela visão, com aquele cinismo, com aquela saudade...com aquela primeira profecia que me ocorria após a revelação de Deus sobre meu destino...."É...eles têm muito em comum: ambos são chatos e sem graça, nunca perdem a hora, nunca perdem tempo procurando o que fora perdido (um lápis!), não são dicotômicos, são rasos e óbvios, chatérrimos, acinzentados e lineares! não erram a rima e têm um histórico familiar comum, além dos mesmos amigos antipáticos!" - só queria chover, chover, chover....
...
Aposto que nunca perderam três ônibus num mesmo dia.
...
Eu que sou recém profeta, só atraio gente interessante, como aquele carinha quem me ligava a cada dez minutos para perguntar o nome daquele filme massa.....daquele filme cult...daquele filme experimental....como é o nome, moça? Ah! A lagoa azul! claro...filme de gente interessante.
...
Minha segunda visão foi quando encontrei aquela moça bonita, quase lágrima porque brigara com o ex namorado. Passamos parte da noite conversando sobre, eu desvendando, desvendando, e por fim solucionando o óbvio - como fazem todos os recém profetas!
...
Também analiso sonhos, escrevo cartas e jogo tarot! (Ligue para: 3892.......e agende sua consulta!).
...
Tenho uma capacidade sobrebatural de vencer o inimigo em jogos infantis, onde minha coordenação motora é colocada à prova! Adoleta, Tic Tic Tac, Pedro-Paulo, Morto-Vivo, tudo que exige concentração e graça, força e flexibilidade, dinamismo e musicalidade: céu-inferno.
...
Meu destino? resenhar filmes interessantíssimos e investigar o caráter proféticos das brincadeiras competitivas para crianças.
....
Eu que fui escolhida por Deus para mudar minha vida, depois de um surto epifânico numa tarde de quarta, num ônibus municipal, consegui me safar da mediocridade do meu dia.
...
Quero férias!
....
Enquanto isso, no mundo, tudo se transforma: INOVAMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário