sábado, 8 de janeiro de 2011

Sobre a necessidade de voar, querido João...

*Voar. Foto de Paulo Gonçalves.
*Ouvindo Bolero de Ravel - porque sou uma pseudo intelectual de merda.
....

Meu tio é um cara conservador: além de metade calvo, metade grisalho, o tio que vos falo é também metade católico e metade ditador. O que o salva da perdição na qual o classifico, contudo, redimindo-o de seus pecados, é o coração enorme que aquele homem tão branco nos traz, que de tão grande, que de tão colorido, acolheria a todas as pessoas do Acre - se é que de fato o Acre existe, ou seria uma projeção imagética do Deus - Diabo?
...
Fases estranhas acontecem. Enquanto bebíamos umas e outras, esse tio olhou em meus olhos, sem necessidade de fio, meada, crucifixo ou reticências, e disse-me, apenas, com uma serenidade sebastiana que me fez amá-lo ainda mais:
...
- Minha filha...é preciso nascer de novo. É preciso nascer de novo.
...
Em vão.
...
Tudo o que tenho feito nesse estado das coisas, do tempo e das flores, é tentar nascer de novo; mas, a cada dia que passa, voltar-me para meu útero materno na tentativa de renascer me parece cada vez mais literário, senão falso e hipócrita. Como de dentro de um cazulo, eu me liberto à vida? não quero ser, não quer viver: o estar me conforta, me conduz, me seduz e transfigura minha palidez.
....
Recebi uma proposta tentadora esses dias; mais do que tentadora! Uma resposta do destino às minhas súplicas.....O único problema, porque, obviamente, haveria de ter um, é que pra aceitá-la, a tal da proposta tentadora, eu teria que abdicar do meu plano A, o qual consiste na possibilidade de dar aulas remuneradas assim que minha bolsa de iniciação chegasse ao fim: Fevereiro.
...
Caminho com o peso do mundo sobre as costas, frustrada e amparada apenas pelo girassol, que agora trago comigo; eu devo ser o seu sol, ofuscado, porque é pra mim que ele se volta diariamente, já que ainda não conheceu às pessoas que nascem coloridas por predileção dos anjos.
...
Não sou, nunca fui, e provavelmente nunca serei uma mulher inóspita, infértil, consumista e fútil. Mas, às idas e vindas dos dias nos provam que dinheiro é preciso, é preciso pagar contas, é preciso comprar roupas, é preciso muito mais que pão, azeite e vinho, meu amor...
...
É por isso que minhas asas estão quebradas, como as asinhas daquele anjo saramaguiano, que surge em Caim, sempre atrasado, e que se não fosse pela graça do encontro, não teria cumprido sua missão bíblica....(Leiam CAIM, 2009).
....
Eu quero voar. Voar daqui, voar para o outro lado do mar, ou para o outro lado da esquina; que seja! Eu quero voar de dentro de mim, voar contra às minhas dúvidas, voar a favor do meu sol, voar para tão longe que chega a ser mais perto, mais perto das gentes que amo.
...
Mas a cada ano, é sempre uma asa que se corta, uma metade que se oferece, um tempo que se abrevia.
...
Eu preciso de um emprego, de uma casa nova onde eu possa plantar as minhas flores - as que não são as mesmas da minha mãe. Preciso des-dizer o já dito, des-escrever o já escrito; preciso surpreender o que ele já sabe, já espera, já arruinou.
...
Meu pai me subestima; minha mãe - para ela...não passo de uma pequena planta. O telefone toca. A música toca na minha "play list"; os cavalos são tocados pelos homens do campo....os celulares tocam músicas infernais, enquanto estamos dentro do ônibus, lotado de gêmeos infelizes, ou felizes....
....
Eu quero tudo isso; mas um pouco mais.
...
Eu preciso voar, mas não sei por onde....eu sei por onde...mas será para onde?
...
- Onde você quer chegar? - perguntou-me minha alma.
....
Nascer de novo.
...
Tenho uma lista de textos para reler até quarta; tenho um texto para escrever até sexta; tenho uma viagem a Brasília até o dia 16.
....
E meu coração? Ah! quem se importa! Meu coração está em São Paulo, junto dos meus amigos, junto da minha poeira, do meu cheiro...mas, decidi não ir, porque preciso poupar caminhos.
....
Eu queria um emprego que me desse a possibilidade de iniciar essa nova pesquisa. Sobre? A representação do Diabo em Gil Vicente!
...
Além disso, duas disciplinas optativas, uma monografia, estudar para o mestrado, e claro....sofrer...porque os girassóis, por mais belos que sejam, submetem-se ao brilho e desdém do sol.
...
Conheci uma pessoa interessante esses dias; mas, obviamente, como uma piada do Woody Allen: "não seria sócio de um club que me aceitassem como sócio".
...
Uma cirurgia para um dente, um carinho para uma mãe, uma escolha para um ex amor.
....
De que importa o queijo e a faca? As mãos já não são as mesmas.
...
Tenho um amigo....que foi um sacana comigo, detestável (amigo mesmo). Mas, gostaria de me render a meu piolhinho de fé e confessar-lhe a minha dor-de-dente.
...
Acho que sinto saudade daquele chatinho.
...
- A bipolaridade te desconcentra - disse-me um dos homens da minha vida;
- Não desconcentra não, Amanda, isso é falta da hábito!! - disse-me o outro homem da minha vida.

...
Quero voar baixinho, mas preciso de um emprego flexível - resumindo toda minha literatura de merda.
...
Alguém me dá uma sugestão?
...
OBS: Não parei de fumar; só parei de dormir e almoçar....e esperar mensagens de celular.
...
- Tio? Como o senhor fez pra nascer 40 e poucas vezes e continuar tão branco-colorido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário