domingo, 23 de maio de 2010

FOOD IS STILL HOT.

Para um homem-besouro-listrado.
Conversas de Botas Batidas são como romances que batem as botas: por mais que estejam mortas são capazes de produzir novas percepções e isto é fantástico, apesar do incômodo que trazem a curto prazo.
A percepção das coisas, leitor, é mutável. Hoje você dúvida disso, porque tem razão de si. Mas, amanhã, poderá mudar de idéia.
Quando leio Dom Casmurro hoje, tenho a impressão de me deparar com uma Capitu periférica, construída a partir do olhar de um narrador que monopoliza o discurso, estratégia utilizada com o intuito de confundir o leitor ingênuo dos romances româticos do século XIX.
Já aos 14 anos...o que me interessava era perceber nas atitudes de Capitu uma prova que me permitisse defendê-la da narração distorcida de Bentinho, um Bentinho cruel, egoísta e imaturo.
Naquela época, não havia contexto; apenas texto.
Hoje, o contexto me interessa mais.
Quem é o culpado? Capitu ou Bentinho?
Hoje eu tive uma conversa que, moldada à luz de um novo contexto, trouxe-me uma nova percepção:percepção óbvia, e, ao mesmo tempo, ambigua.
Mas não será isto o tal do perspectivismo?? A cada leitura que faço das histórias da minha vida, interpreto-as a partir de um foco, e isto é capaz de produzir em mim sentimentos distintos no meu presente, à medida que me debruço sobre o meu passado com um olhar atual.
O passado é como uma comida ainda quente, leitor: é preciso deixar que ela esfrie, para não termos a nossa boca "queimada", caso escolhamos saboreá-la apressadamente. Em casos mais específicos, em que se faz necessário uma ruptura abrupta com o que nos incomoda, uma alternativa possível é a de deixar que a comida esfrie por demais a fim de que esta venha a se tornar ruim e desagradável para a ingestão, atenuando, dessa forma, o irremediável.
Novas percepções são responsáveis pela construção do novo: novas conversas, novos olhares, novos encontros. O mesmo acontece com uma música que se tece a partir de composições já antigas. Pode-se apreciá-la tendo em vista o velho que se faz novo, ou, o novo que refaz o velho:
"A Day in the Life (algo como 'Um Dia na Vida') é uma canção dos Beatles creditada à dupla Lennon-McCartney.
John tinha o início e o fim da música, mas não tinha o miolo dela. Achava que tinha de por algo entre as partes que tinha composto. Por isso, gravou a primeira parte; marcou o meio dela com uma contagem de 1 (um) a 24 compassos, feita por
Mal Evans; e em seguida gravou a parte final. A indicação do final da contagem era marcada, para fins de orientação, pelo toque de um despertador.
Paul possuia uma canção que não tinha início e nem fim. Apresentou ao grupo que resolveu inseri-la entre as partes já gravadas por John. O resultado final agradou a John Lennon e a Paul McCartney. Por coincidência, a frase da parte de Paul iniciava com: "Woke up, felt out of bed…" (acordei, caí da cama…), e começava exatamente no ponto antecedido pela marcação do toque do despertador. Por este motivo, o som do despertador foi mantido na gravação, já que Paul, pela canção, estava despertando."
Escutar a composição do outro, na maioria das vezes, ainda é muito limitador. Geralmente, optamos por costurar a música, "fechando-a", até que um dia ela se desconstrua sozinha, através do tempo ou das novas tecnologias de remixagem. Desvendar o outro é muito cansativo: gostamos mesmo é de ouvir a música pronta, não levando em conta o seu processo de produção.
Mas, a quem se interessar, é possível surpreender-se com as coincidências da vida: há mais músicas compostas "a dois" do que imaginamos.
Músicas que recordam e valorizam o "miolo", relativizando o ínicio e o fim.
Músicas que abrem mão do "miolo", supervalorizando o seu fim.
Tudo é "perspectivismo".
Bentinho, provavelmente, foi de fato traido por Capitu. Mas, acredito que decidiu perdoá-la muito antes de escrever o Dom Casmurro. É possível que ele, Bentinho, ainda gostasse de sua amiga; mas, desconsolado com a vida, permitiu que sua comida esfriasse por demais.
Já Capitu exilou-se na Europa; há quem diga que ela foi muito feliz por lá, casando-se novamente com um senhor Italiano (ou será Espanhol?); entretanto, Bentinho nunca soubera desta versão da história, porque Capitu decidira omitir certos fatos, embora nem ela soubesse o porquê.
Freqüentemente, Capitu e Bentinho se lembravam um do outro; ora com mágoa, ora com saudade. Entretanto, nunca mais se encontraram, ainda que vez ou outra trocassem cartas a respeito das despesas de Ezequiel e divagassem sobre o que poderia ter sido. A verdade é que ambos nunca se conheceram profundamente. Prova disso é o irritante e misterioso olhar ressacado de Capitu, jamais desvendado por Bentinho, já cansado de tanta ambigüidade... (ainda que, paradoxalmente, ele tenha produzido o texto mais ambíguo de toda História da Literatura Universal).
...A Day In The Life (Beattles).
(sugar, plum, fairy... sugar, plum, fairy.)
I read the news today oh boy
About a lucky man who made the grade
And though the news was rather sad
Well I just had to laugh
I saw the photograph

He blew his mind out in a car
He didn't notice that the lights had changed
A crowd of people stood and stared
They'd seen his face before
Nobody was really sure if he was from the House of Lords.

I saw a film today oh boy
The English Army had just won the war
A crowd of people turned away
But I just had a look
Having read the book, I'd love to turn you on...

Woke up, fell out of bed,
Dragged a comb across my head
Found my way downstairs and drank a cup,
And looking up I noticed I was late.

Found my coat and grabbed my hat
Made the bus in seconds flat
Found my way upstairs and had a smoke,
and somebody spoke and I went into a dream

I read the news today oh boy
Four thousand holes in Blackburn, Lancashire
And though the holes were rather small
They had to count them all
Now they know how many holes it takes to fill the Albert Hall.
I'd love to turn you on.

2 comentários: