quarta-feira, 3 de maio de 2017

CHAPA(?!)DOSVEADEIROS...

                                    Fonte: Foto na Chapada dos Veadeiros é classificada para prêmio mundial. Link: http://www.opopular.com.br/editorias/





1- CHAPA

Certa vez, em um café-livraria da UFV, após um contratempo desses da vida, mas que se faz maior aos 20 e poucos anos, um rapaz me disse "Calma, a vida é como este caderno que tens em mãos, com cores e traços indefinidos. Melhor seria se não houvesse pautas, mas... Imagina que não as houvesse....a vida é um caminho sem pauta. Estudar, formar-se, trabalhar em um escritório ou sala de aula.... A vida não é ordenada e, tenhamos a idade que tenhamos, sempre, mas sempre mesmo, será possível recomeçar...". Encontrei tal homem algumas outras vezes pela reta da UFV, mas ambos não nos reconhecemos. Contudo, a mensagem que me tomou foi a de que a ideia de tempo não é real, e de que nem sempre nossos caminhos seguem as pautas dos nossos cadernos universitários. Isso faz mais de seis anos, porém nunca fizera tanto sentido como hoje. Enquanto há vida, há possibilidade..... E a mudança é o maior dom do homem, dado pelo homem, ou por Deus (que pode ser homem ou mulher). Livremos-nos de nossos cadernos pauteados (ou pautados? linhados? limitados?) Optemos pelas folhas em branco, porque a vida é simplesmente isso. Era um rapaz de cabelos longos, moreno, olhos muito negros e de baixa estatura. Não escolhi, de certo, uma vida sem pautas, mas... Se é o que me foi dado, é o que será cumprido. -  Obrigada, "meu chapa"!

(FONTE:Texto "recordado" em meu facebook hoje, após um ano de publicação. Refere-se, no entanto, ao ano de 2009)


2-  (?!)

[...] No Portal da Chapada
tristeza não há
que resista à poesia
contidas nas matas
da beira do rio
-
Vão-se as mágoas
nas águas correntes
a se despencarem
em cachoeiras
-
E eu que não creio,
me rendo aos encantos
desse lugar
e sinto que a fé
preenche meu ar...

(Fonte: http://altoparaisodegoias.blogspot.com.br/2008/02/poesia.html)


3- DOSVEADEIROS


i. "Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa."

ii "Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total. Todos os sucedidos acontecendo, o sentir forte da gente - o que produz os ventos. Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor...."

(Fonte: Ambas de João  Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas)


4 - ...

Morena, ainda iremos a São Tomé, como te prometi!

(Fonte: promessa nunca cumprida, feita entre 2002-2003 - hoje recordada por ressentimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário