segunda-feira, 29 de maio de 2017

SANGUENDO O-

                                      Fonte: https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-alimentos-incriveis-que-limpam-o-sangue-so-de-consumir/





Lembro-me que ao completar dezoito anos, a primeira coisa realmente importante que decidi fazer na vida foi doar sangue. Não tinha dinheiro para um carro, mas a verdade é que nunca desejei um.

 (deveria?) 

Após acompanhar pessoalmente o passamento de três pessoas muito importantes naquele período e da vida toda (um amor "platônico"; uma amiga nunca vista pessoalmente; e meu primo-irmão, cuja enfermidade não era sanguínea, mas cardíaca e necessitava doações de sangue. Que tivéssemos o "mesmo" que o meu foi um de seus últimos desejos, o que não pude atender. Havia menos de três meses a minha última doação e, no dia seguinte ao pedido feito, ele faleceu), inseri-me em grupos de voluntariado, pesquisa, cheguei a visitar o hospital do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e sou, até hoje, assinante da revista ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). 

Doava sangue regularmente até que, em 2006, passei a usar um medicamento que me impedia de fazê-lo. Já não o uso desde 2014/2015, porém não voltei à prática tão querida. Penso em retomá-la há meses, contudo ainda não consegui. Se tudo der certo, esta semana o farei.

Doem sangue, leitores, doem vida! (desculpem o clichê, ando muito cansada. Hoje excessivamente).

Mas o sangue, o que nada tem a ver com o que antes disse, é uma das naturezas mais belas que existem, não acham? A cor, o excesso, a falta, a textura, os tipos e suas funções orgânicas e inorgânicas (literárias até). 

Sou O-

Desde pequena sempre tive uma propensão à anemia, daquela mais simples. Várias vezes estou anêmica e o percebo sem diagnóstico. Nada que alguns sucos, vegetais e beterraba não resolvam. Há algum tempo venho sentido um cansaço físico extremo, mas em meu exame admissional feito há poucos dias, sobre isso nada me disseram. Deve ser ausência de sangue na vida mesmo. Ou excesso. 

Pois bem. Não há conclusão para este post, apenas a da importância do sangue em todos os sentidos.

Falo tanto das tristezas aqui  e esqueço das alegrias: Conheci duas pessoas leucêmicas que se salvaram também pela doação de Sangue. O primeiro é o Senhor Wilson (Wilson, onde você está?), que na época escreveu um livro sobre a sua experiência (Impacto/2002) e nos tornamos amigos virtuais. O segundo, outro primo, Heberton: Teve um tipo raro de leucemia e, após inúmeras transfusões de sangue, passou por um transplante de medula óssea, cuja doadora foi sua irmã mais nova, Andressa (minha afilhada a propósito). Só para lembrar que os milagres também estão diante dos nossos olhos, mas a tristeza é sempre mais soturna. 

Procurarei pelo Senhor Wilson assim que retornar a Viçosa, em junho. O livro que ele me deu o tenho até hoje, guardado na casa dos meus pais, junto das minhas pesquisas sobre Leucemias... (risos, leitor. Meu sonho era ser médica oncologista). 

Ás vezes me sinto seca, como se vivesse uma sede contínua. Principalmente no frio. Ao contrário de todos que conheço, sinto mais sede no frio. Mesmo assim bebo pouca água. Parece que me saboto nas mais diversas áreas da vida. Ao terminar este post, beberei um expressivo copo de água. 

Sangue e água. É só disso que precisamos para viver.

A felicidade é um luxo.

Boa noite!

*** Um Girassol da cor do seu cabelo. Acho que é do Milton Nascimento, mas gosto dessa versão do "Nenhum de Nós". Sem Letra por hoje. 

PS: Um beijo à amada Dona Ruth. Faleceu em 2005 de anemia falciforme. Mas era quadriplégica, devido a um problema contraído no último parto que dera luz a sua caçula. Uma pessoa enorme, de coração enorme e muito sangue nas veias. Conheci-a nas minhas experiências de voluntariado. Sempre a amarei. Uma amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário