terça-feira, 1 de junho de 2010

A Estagiária EM DOBRO Rebelde

Leitor,
Minha vida está uma zona, tal qual meu quarto, minhas roupas sujas, minha viagem para o Erel...(já te conto, leitor...já te conto...) e muitas outras coisas que prefiro não comentar.
Mas, uma das coisas boas que têm me acontecido são os meus dois estágios na Escola Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Larajal.
A fim de cumprir com a disciplina de Estágio em Língua Portuguesa, escolhi como objeto de trabalho a sétima série da tal escola que citei. Objeto de trabalho nada, leitor; espelho de mim mesma.
Acordar cedo nunca foi tão produtivo e bem quisto. Gosto da escola, dos alunos; embora descorde de alguns pontos fundamentais, vejo que o bom sobrepõem o ainda não bom.
Ontem, chguei atrasada. Ao me deparar com um grupinho de meninas também atrasadas, impedidas de assistir à aula pela professora, não me contive: por vergonha da professora, ou, por querer mesmo, acabei me sentando junto delas...e tirando fotos de nós, para o meu relatório final.
Pensei..."Ah...eu também estou atrasada; vou ficar por aqui com essas meninas...".
Acredite leitor....certas coisas não mudam!!rsrss.....
Fiquei lá proseando com as meninas de 12 anos...tão atrasadas quanto eu, tão sonhadoras quanto eu....Penso que ficamos mais "amigas", visto que hoje o tal grupinho me convidou para ir com elas...(ou levá-las) num forró que elas frequentam...(sim leitor: elas têm 12 anos....).
Quase já ia combinando para esse fim de semana, quando me veio aquele instante de tomada de consciência: elas têm 12 anos queridinha...você tem exatamente o dobro da idade delas.
O dobro.
O dobro de azar eu tive essa semana, na minha primeira tentativa do ano de fazer a coisa certa. Cheguei às 4:00 no DLA...coloquei meu nome na lista: era o segundo. Ainda assim, leitor injuriado, fiquei sem lugar na van para Campinas! Acredita?
Por que?? Porque, foi resolvido dar prioridade aqueles que apresentariam trabalhos. No momento em que me ligaram para saber se eu o faria (e eu apresentarei sim...), eu estava em aula e , por isso, meu cel estava no modo silêncioso....
Perdi a vaga. Eram 16 pessoas...a van com 15 lugares....de segunda, fui rebaixada para a décima sexta divisão...pode?
Agora estou negociando com o departamento....coisa que tinha que me acontecer justo esses dias, dias cheios de preguiça e coisas pendentes...
O interessante, leitor, é me dar conta de que isso é o tipo de coisa que só poderia me acontecer mesmo....a primeira vez em que não perco a hora, eu perco o bonde, o lugar, o ....por aí vai....
Voltando ao Laranjal; há uma menina que sou eu quando tinha a sua idade.
B*C*...é aquele tipo de menina que se faz de tímida, não o sendo de fato; se faz de amiga do menino que gosta, ainda que tenha consciência de que não o quer só como amigo...; é gordinha, finge não se incomodar com isso...mas fica mordida quando ouve aquele conselho "...menina...você tem que emagrecer!"; e, para aproximar mais com o que fui...hoje ela inventou uma dor de cabeça para ir embora da aula, coisa que eu fiz dos 8 aos 18 anos de idade, no mesmo Colégio União Brasileira....
Quando a vi, não me contive: tentei ajudá-la a ir embora, afinal, ela sou eu....e era dia de artes, essa coisa de colorir nunca me desceu...sempre gostei mais de desenhar os meus desenhos feios a colorir o limitado espaço. Reconheci-me nela, na preguiça dela...e falei com a professora supervisora a fim de que liberasse a menina....
Nada leitor; a menina foi para casa, tomou remédio, e voltou.
Eu, sendo ela, teriva feito manha, fingiria sono, vômito, cólica, mas não voltava:
Tudo menos colorir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário