terça-feira, 22 de junho de 2010

História de nós dois.

HUMOR DE HOJE: de Que Pena, Jorge Ben, passando por Primeiro Choro, na versão de Robson Miguel....e... onde terminará?? Em Caos, certamente....
Querido Leitor Sofiano!
Ai ai....

Estou tão, tão cansada, que é provável que este seja o único post do meu longo dia.

Acabei de chegar do meu estágio de Literatura em que estamos trabalhando o livro infanto-juvenil O menino marrom. Ok, Leitor capcioso: o texto do Ziraldo é muito mais infantil que propriamente juvenil, você pode questionar, ainda mais para ser trabalhado com pré adolescentes de 13 anos...

Mas o fato é que ele está inserido em uma temática, ou eixo, um pouco mais amplo, que eu e miha inventividade ou falta de tempo para um projeto melhor criamos: "Literatura, Hip-Hop e Diversidade". A partir desta temática central, preparei cinco aulas que abordam estes conteúdos.
Na primeira delas, fizemos uma análise comparativa de um rap dos Racionais chamado "Mãos"e o poema de Drummond "Mãos Dadas"; nas três aulas seguintes, trabalharíamos o livro o "Menino Marrom", fomentando uma discussão sobre a diversidade, preconceito...e em como a Literatura é capaz de dar conta dessas questões, tanto quanto o rap...(dentro do movimento hip-hop....), e, em função disso, como tais artes se aproximam do social....aff....difícil, né? mas ta dando certo...
Na última aula, exibirei um filme sobre um projeto o qual tive acesso em minha viagem a Campinas..."Literatura e Hip-Hop"e pedirei aos meninos que me entreguem uma avaliação...esta que ainda não formulei....mas tá certo.....ainda há tempo.
Estou tão cansada, leitor...de tanta coisa...preciso de um sossego, um abrigo, um sei lá o que. Tenho que ler cinco romances, fazer quatro trabalhos...uma "prova oral"....uma outra prova chatíssima de Estilística.....sem contar as mil críticas que eu me prometo ler apenas nas férias...(é a solução que encontrei para dar conta de tudo).
Hoje, pretendo reler "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, e, iniciar, por fim, o "Memorial do Convento", do José Saramago. Tenho que ir cedo para a Universidade, a fim de resolver um probleminha que tive com relação a minha bolsa da FAPEMIG....(esqueci o prazo de entrega do meu atestado de "frequencia"...estou com medo de não receber a minha milionária bolsa deste mês.....).
Tenho uma aula às 18:30; e, depois, às 20:00, se eu conseguir me organizar, tentarei assistir a uma apresentação de dança e teatro que acontecerá hoje, dia 22, lá no Espaço Fernando Sabino...tô precisando de umas coisas dessas! Acho que será muito legal!!

Para terminar, olhem que bonitinho:


"Vou contar um segredo de autor para vocês. Quando se começa a contar uma história, não fiquem achando que a história vai acabar igualzinho a gente quer.Não vai. Por mais que você invente, de repente,um personagem entra pela página adentro toma seu lugar e, ó, cadê que você tira ele da história? Mesmo inventada, a história é que dirige o autor. (PINTO, Ziraldo Alves. O MENINO MARROM, 1986).
Pois é Leitor adulto: a gente que é "grande"se engana tanto com as coisas da vida; pode ser que elas sejam mais simples, como numa Literatura Infantil.
Um dia a gente aprende....
"Vê? Agora a história ficou sendo dos dois..." (ZIRALDO...)
Tenham um ótimo e caótico dia...(vou tirar um cochilo aqui antes de recomeçá-lo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário