terça-feira, 3 de maio de 2011

Código Hamurabi: O(s/b)ama....


*ADHAN. Foto de João Correia.

...

Uma vez conversava com um amigo sobre a noção de justiça - principalmente divina - que as pessoas têm. Tal amigo usara como exemplo a metáfora do jogo de futebol: quem merece o gosto da vitória? aquele quem cobra o penalti ou o goleiro? Se Deus pudesse interferir diretamento no ato da cobrança, quem de ambos seria favorecido, qual desses sujeitos estaria predestinado à vitória dentro da óptica divina?
...
Pois bem. Tanto para a guerra quanto para o amor essa reflexão é válida. A maioria das coisas na vida, senão todas, são frutos de pontos de vista distintos, o que torna infidavelmente ambiguo conceitos como "verdade", "culpa" e sobretudo "justiça".
...
"A justiça foi feita" - afirmou Barack Obama após a suposta confirmação da morte de Osama Bin Laden, morto numa operação dos comandos americanos no Paquistão.
...
Como qualquer ser humano lúcido que também sou, embora muitas vezes não o pareça, acredito que justiça devia ser feita; acho louvável a captura de Osama, mas até que ponto os EUA teria o direito de assassiná-lo? Que justiça é essa, justa pra quem? em nome de quem e de qual Deus?
...
Quantas vezes se tem um discurso norte americano como salvador da humanidade, cuidador do planeta - apesar dos financiamentos de guerra, como a guerra do Iraque...justiça?
...
Não acredito na violência que se faz contra uma violência anterior - acredito sim que se deva pagar por aquilo que se deve, mas não na mesma medida, moeda, acho que vivemos numa sociedade mais complexa para regredirmos a tal ponto.
...
Brincadeiras à parte, o fato é que estou sim indignada e ciente de que o castigo-espelho, olho por olho, dente por dente, está além da retórica dos líderes mundiais e mais enraizada socialmente do que se imagina.
...
Espartanos ou Troianos? Judeus ou Palestinos?
...
O(s/b)ama?
...
Boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário