domingo, 15 de maio de 2011

Luto


"Here I am again,
Overwhelming feelings
A thousand miles away
From your ocean home
Part of me is near
(Nixons- sister)"
Ronaldo Pereira Figueiredo (1993-2011).

É...mais um dos nossos.
...
Ronaldo era um jovem como tantos outros, e por ser assim muito especial. Fazia o primeiro período do curso de Letras - curso que gostava de fato, como demonstrou nas poucas vezes em que conversamos. Ao descobrir que era sua veterana, pediu qu'eu desse olhada num conto que tinha a intenção de publicar, caso passasse num concurso literário que ocorreu por aqui recentemente.
...
Sempre nos víamos no DLA e puxávamos uma prosinha um com outro: futebol, professores carrascos, professores bonzinhos, festas de Viçosa, alojamento, seminários de cultura clássica. Disse-me uma vez que entrou na Letras porque queria aprender a escrever bem, almejava ser escritor. Engraçada essa sintonia; quando entrei aqui tinha o mesmo objetivo: aprender a escrever, a fim de tornar-me escritora. O que seria da vida sem sonhos?
...
Ronaldo sofria do coração. Faleceu há poucos dias devido a um infarto. Só vim a saber hoje, há pouco, através do belíssimo texto da calourinha Mari, disponível no Blog "mínino do máximo": http://minimodomaximo.zip.net/ - confiram.
...
Desejo paz a família e certa conformidade necessária para tornar suportável aquilo que de fato nunca será. Sempre haverá a saudade, a dor, o medo, mas na medida que os dias passam, é como se Deus colocasse sobre o coração de quem fica uma espécie de curativo, anestesia, véu.
...
Quanto ao Ronaldo - grande escritor e apaixonado por futebol - que continue sua trilha do lado de lá, em meios aos campos, livros, palavras e sonhos.
...
Acho que não há o que dizer. Vou fechar esse post com um texto do próprio Ronaldo....
...
Aproveite para dizer qualquer coisa de bom a quem você ama, leitor que fica, independente de quem seja.
...
...

R9, TODO MUNDO SABE, O HOMEM-GOL

Sou Ronaldo
Muito prazer em conhecer
Eu sou Fenômeno Ronaldo
E quero muito agradecer a Deus
Por ter me escolhido no meio de tantos
Igual a todo brasileiro, eu sou guerreiro
Às vezes caio, mas eu me levanto, mas eu me levanto

Sou Ronaldo
O desafio sempre esteve
E estará em minha vida
E eu já nem me espanto

E se o mundo é uma bola
A gente tem que entrar de sola
Pra ganhar o campo

Eu não me intimido e parto pra cima
A nove é minha, ninguém tasca eu vi primeiro

O meu desejo é ser criança
E não perder a esperança
De ver o jogo mudar

Eu sou Ronaldo
A minha fome é de bola
A minha sede é de gol
Balança a rede, eu sou Ronaldo

Sou de suar minha camisa
Conquistar minha divisa
Eu já provei que eu sou Ronaldo

E se você não acredita
Que eu não sou de fazer fita
É só esperar pra ver

Rooooooooo-naldo é gooool
Rooooooooo-naldo é gooool

E quando o tempo é de Copa
Os gringos ficam ligado
Mais de 170 milhões são Ronaldo
R9, todo mundo sabe, o homem-gol

Tu é Ronaldo, o Brasil é e eu também sou
Qualquer problema, meu cumpadre tiro de letra
Tô sempre pronto, já ouviu? A pátria tá de chuteira
Perrengue a gente passa, eu nunca tô de bobeira

A bola quica
Eu pego ela de primeira
Ronaldo é gol
Ronaldo é gol

...
"What is essential is invisible to the eye" - Ronaldo Pereira Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário