quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Daruma, a Miss e o Mestrado: PASSEI!

*Arquivo pessoal.
...
"Nas grandes crises, o coração parte-se ou endurece."
(Honoré de Balzac)
...
"No me hubieras dejado esa noche
porque esa misma noche encontré un amor"
(CAFE TACVBA - ESA NOCHE).

...
Não sei por onde começar este texto. Ainda hoje, escrevi uma "crônica" que tanto me sugou, tanto me fez refletir e imaginar como se daria o meu 2012. Pois bem, eis o que tanto esperava, o que tanto sonhei, primeiro passo para a realização do meu PROJETO DE VIDA: Passei no Programa de Mestrado da Universidade Federal de Viçosa!!!!!!!! Área de concentração? ESTUDOS LITERÁRIOS! SIM...ESTUDOS LITERÁRIOS!

...
O que dizer diante de tamanha felicidade???? Livremos-nos, por hora, do nosso instintivo decoro:
....
PORRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PASSEIIIIIIIIII, C*R*LH*****************************************************!!!!!!!!!!!!!!

...
Sim! Consegui. Não só devido ao meu esforço, mas principalmente em função de tantos professores com quem me identifiquei ao longo da graduação; graças à Pastoral da Juventude como um todo, a um certo ex namorado quem já me falava em "Mestrado", quando eu mal supunha o que vinha a ser isso. Graças aos meus amigos, graças aos meus educandos, graças aos meus pais, Raimundo JOSÉ e MARIA Francisca - por suportarem o meu stress e excetrincidades diárias.
...
Não vou pormenarizar o "sobrenatural", mas também agradeço à força divina-universal, aqueles que, ainda existindo em mim, deram-me a energia necessária para não só confiar (ainda que desconfiando) em minha intuição, mas também para fazer as escolhas "certas" em tempo ainda hábil. Obrigada a Deus, ao inexplicável, ao meu querido DARUMA - que pôde hoje, pela primeira vez, enxergar a vida com um pleno olhar.
...
Obrigada a Dr. Caramujo, quem segurou a minha "onda" em tempos de caos; sobretudo, obrigada aos amigos que conseguiram "carnavalizar" meus momentos de desassossego, iludindo-me com a erva amarga da esperança - a que hoje inicia a sua frutificação.
....
Igualmente a essas pessoas e circunstâncias, obrigada ao "Amor" que foi construído: independente da expressão que hoje ele toma/tomou, seja em função das circunstâncias, distâncias, limitações ou mentirinhas-mal-contadas, foi motivo de doçura durante muito tempo...e sem doçura, não há conquista que tenha sentido, que valha a pena. Dispensa nomes, não é?
...
Parabenizo, com a mesma intensidade, meus futuros colegas mestrandos e aqueles à lista de espera. Não é um processo seletivo que invalida a capacidade literária/cognitiva de sujeito algum....Há momentos em que a sorte acontece, sem demasiadas explicações.
...
Aqueles que não passaram: força! Aqueles que passaram: força.
....
Em especial...um agradecimento a Cleiton, Rodolfo, Morena, Julya Victor - jovens cheios de sonhos, tanto quanto nós. À tia Ruth, minhas avós - onde quer que estejam. Ao nosso calourinho Ronaldo, hoje poetizando do lado de lá. Enfim, obrigada aos que ficaram e aos que se foram.
...
Obrigada aos amigos de São Paulo, mesmo os mais chatos, por me motivarem através da saudade. Um especial agradecimento a Daniela, Davi, Estela, Cinthya e a Rafael Ruas, meu atual confidente. Também a Bruno e Angélica, embora estejamos de "mal" (rs); À "Tia" Isaura e Joãozinho...sempre....Também a Larissa, Natália, Luana, Paulette/Paulinho (ora,pois!), Carlinhos, Wilson, Willlian, Alexandre, Seu Francisco, Cláudia, Dona Silvania e família, Dona Eva e família, Davi, Cintia, Antônia e família, Daniele, Dira e família, Richard e família, Célia Capuzzo e família, Fábio Camões e Priscila, e tantos outros que ainda permanecem (Dynki, Cingapura)...Cinthya: minha irmã!
...
Em especial, ao Colégio União Brasileira, responsável pelo despertar das minhas segundas letras. A todos os amigos daquele tempo, professores, etc, etc. Ao Studio de Dança Marcia Pee e aos amigos que lá deixei. Ao Pássaro Azul, pela iniciação nas artes. Aos professores Geraldinho, Geraldão, Márcia, Ivan; Carla Granitto, Márcia Pee; às "tias" Ruth, Ozana, Filó, Terezinha; às "tias" Salete, Ana, Adriana, etc, etc, etc....
...
Sei que tudo isto está mais para discurso de Miss Universo; porém, a felicidade imediata anestesia a inteligência, vez ou outra.
....
Sobretudo, obrigada a Adriana (da Pós Graduação) por tantos galhos quebrados.
...
E em especial: Rebeca, João, Sílvia, Raquel (Grampola), Andréia-Shakira, Daiane, Iara, Régis, Nathália Lima, Mari (Portugal), Valentina, Mariana Regina, Bruno Tardin, Bruno (meu confessionário nos dias de mau humor), Bruno Policarpo (gosto muito de você!), Thaynã, Aline-RUIVA, Taiã, Larissa, Raoni, Athila, Rafael, Isabela, Robson, Lívia, Dayanneeeee, Lupita, Daniene, Ailly, prima-Fer, Gislene, Akila, Denize (pela força), Fernanda Magela (embora não precise entender o agradecimento), Clara, Paulinho, Fernanda PJ, Fernandinha PJ, Kamillinha e Fadel, Mara, Kamila SM, Roni PJ, Rose PJ, Diego PJ, Dani e Katia PJ, Daniel PJ, Bruna PJ, Milene, Amanda G., Rodolpho, Elimar, Vinícius Zorzal, Taiane PJ, Murilo PJ, primo Joséllio, Mayara, Julia, Glenda, Mailson, Marconi, Lucas, Iolanda, Mateus....Bruninha, Mateuzinho...Heberton, Andressa, Wendel...Priscila, Cecília...Novamente: Fer!! Regi, Vevé, Henrique e Alessandra; Tia Eva, Leandra...Lucas PJ, Albert, Alex, Anderson, Cristiano, Gláucia, Cléo Mota, Maicon, João.... Leonardo (amigo dos Butecos), Mirele PJ, Graça Andreatta PJ, Rodrigão PJ, Élida PJ, PRISKA!!!!!!!!!!!!!!!!!Mariana PJ, Vinicius PJ, Lucilene PJ,Bárbara PJ, Raissa (ex cunhada) e família, Michele OP (e à memória de sua mãe), Dani PJ, Camila PJ, Larissa PJ, Jéssica PJ, David PJ, Wanderson PJ,Wallace PJ, Warlei PJ, Álvaro PJ, Hermano PJ, Alexandra e Reinaldo PJ, Fabrícia PJ, Ariel PJ, Jhon e Paola (Colômbia), Paty-Vinícius PJ, Vivi e Geraldo...Natâmia, Dani , Anjinha e família... Prof. Roberta, Meninos de OP, Lúcia-sumida-PJ, Fábio PJ, Pe. Paixão (PJ), Yasmin (PJ), Leo(PJ), Rita PIO (PJ), Tia Rita (PJ), Marco Túlio!!!!!!!!!Douglas e Tati PJ, Eduardo Natali (PJ), Barbicha (PJ), Marcelo Guaraciaba e Tereza (PJ), Carlinha (PJ), Ênio, Eliana e Sílvio, Elenice PJ, Silene PJ, Sirlei (Cursinho Sta RIta), Déboras (a chata e a legal), ..Livraria Nobel (rs), Rose (DLA), Eliana (DLA), Nilson (DLA), Jack (prefeita de Viçosa), Vivian (pela empatia), primas Heloísa, Eliana, Jereth; Sofia e Stefano (Itália), Daiane Basílio, Luísa Gediel, Aline Viana, Prof. Joelma, Prof. Gerson, Prof. Maria Carmen, Prof. Elisa, Prof. Edson, Prof. Wânia, Prof. Adriana, Alex (Tut), Prof. Luciana Beatriz. Fe Brandão, Danny Souza, Vanessa, Graça, Elô, Joana (Gênesis), Renato, Marina e meninos de SM, Povo do Êxitus, André, calourinhas Talita e Rebeca, Aureliana, João Gabriel, Marcinha, Josie , Sirlene Brumano, Almicar e família...Rafael, Nayran e Carol (BH), bem como a todos os missionários da CMV. Enfim: aos mais "chegados" (que sabem quem o são) e também aos "menos-chegados", porém, que torceram com gratuidade. Ah! Por fim: a TODOS os novos amigos e colegas da disciplina de Literatura Comparada: em especial, Cintia, Daniel, Mariana e Rodrigo(s). A um desses Rodrigos, o meu carinho mais que especial; também ao nosso querido Siro.
...
E um super agradecimento-mor à eterna trindade "Três primos virgens do GAMA": Além de mim, obviamente, Leandro (futuro biólogo) e Paty (atual e competentíssima veterinária).
...
Agradeço a todas as instituições por onde passei, trabalhei...não vou citá-las, por ética...não sei...(meu medo de processos se alargou de tempos pra cá). Mas , algumas delas sim: SSVP, CMV, CASFA, Cursinho Popular/DCE, Programa de Tutoria UFV, Programa de Bolsas FAPEMIG, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, Colégio COLUNI, Curso Pré Vestibular Santa Rita de Cássia e demais lugares onde trabalhei.
...
Aos meus alunos particulares; a minha querida Lícia, minha primeira educanda.
...
Agradeço também às leitoras assíduas deste Blog: Luana e Monika.
...
E por fim: aos meus priminhos-filhos Maísa, Marcela, Miltinho (filho-filho) e Lucy. Aos outros primos e primas, que são tantos tantos...mas, imprescindíveis...irmãos.
...
Aos meus tios e tias, todos, por me encherem o saco com perguntas do tipo " E aí? Não vai arrumar emprego nem casar?" Em especial, tios Francisco, Dário, Rui, Pedro, Sebastião e José Ilton; Tias Dinha, Dora, Fátima, Sirlene, Jane, Celi, Marli, Elza, Erli, Elia, Sara.
...
Toda essa bobagem é pra dizer que estou feliz. Embora a felicidade não exista, e sim momentos de felicidade, é preciso compartilhá-los quando nos vêm, para fazê-los tocar a todos os vizinhos (os quais também agradeço).
...
Um especial agradecimento aos Pe. Wander Torres, Hilário Dick, Lúcio, Martins, Paulo Dionê e Ricardo (hoje em Moçambique). Também a Márcia Maria e Marguerita (CMV). E, em um segundo momento, aos Pe. Siro Oportuni e Zé Mauro; a Agostina (in memorian).
...
À cidade de Viçosa, que mesmo continuando a ser ODIADA por mim, possibilita-me hoje tal oportunidade, a que poderá (ou não) mudar o rumo de tantas coisas. E obviamente: à UFV.
....
Para quase finalizar, um agradecimento ao homem que me conquistou para o resto de minha vida, apesar de nossa diferença substancial de idade: Obrigada Gil Vicente! (apesar dos cinco séculos que nos separam).
...
Ao Snoopy, pelas mordidinhas nos pés. E assim, com latidinhos e mordidinhas, finalizo aqui o meu discurso brega-miss-universo.
...
"Pela profecia o mundo ia se acabar
Pelo vagabundo deixa o mundo como está
Pelo ser humano pelo cano o mundo vai, ou não
Pelo cirandeiro o mundo inteiro vai rodar
Ciranda por ti
Ciranda por mim
Roda na ciranda que é pro não virar pro sim
Ciranda que vai, ô
Ciranda que vem
Roda na ciranda que é pro mal virar pro bem"
(Ciranda do Mundo - Maria Rita)
...
OBS: Há outros tantos nomes que não citei; não por falta de amor, mas por fraca memória...26 anos, né? Aos poucos, reformularei o texto.

3 comentários:

  1. Tô aqui me perguntando, mesmo, o porquê do agradecimento. Mas fico feliz em fazer parte dessa sua alegria eufórica. Eu sempre acreditei em vc, e vc sabe disso. Te admiro de montão. Vou ouvir falar muito seu nome ainda... Bjs. Fernanda Magela

    ResponderExcluir
  2. Agradecer porque, querida?? São momentos de ótimas reflexões que tenho lendo o Sofia!
    Parabeens pelo mestrado!! ;)
    Bom que, assim, terei mais oportunidade de conhecer a pessoa excepcional que tu es.

    Mônica Sant'Ana

    ResponderExcluir
  3. Ah! Obrigada Santo Expedito...o das causas justas e urgentes!

    ResponderExcluir