sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Árvore da Vida (2011)

Árvore da Vida (2011)
Tree of Life (2011)
Um filme de Terrence Mallick
...
O filme nos traz como foco a morte de um dos três filhos de uma família comum norte americana. O início é um pouco chato, um mosaico imenso de informações...mas, quando suportamos os vinte primeiros minutos, deparamos-nos com um filme fantástico, sensível, humano.
...
A meu ver, A Árvore da Vida busca insistentemente o nosso "questionar" ou "repensar" da idéia de Deus e de Homem (e do choque que essas duas imagens insitam: moral, ética, Bem, Mal, escolhas). Tem-se a alegorização da mítica "Árvore da vida", que no filme nada mais é que a primeira árvore plantada no recente lar da família protagonista, cujo pai "profetiza" a seu primogênito, já no início da trama: "Essa árvore dará frutos antes que você cresça."
Como podemos intuir, temos a transposição de vários mitos bíblicos para o texto cinematográfico, aprofundando o nosso olhar diante do que seria, numa rasa interpretação, o simples cotidiano de uma cidadezinha do interior dos EUA. Há um "sentido" mais universal, que perpassa valores morais, éticos, religiosos do sujeito.
...
Interessante notar elementos da psicanálise que são explorados ao longo das cenas...tais como condensação, deslocamento, complexo de Édipo, parricídio, culpa, erotismo - tudo de modo muito sutil. Achei-o extremamente "saramaguiano", mas isso fica por conta do meu subconsciente.
...
Escrito e dirigido por Terrence Mallick, ganhador do Palma de Ouro de melhor filme, The Tree of Life ainda conta com uma atuação impressionante de Brad Pitt e Sean Penn (embora este último, a meu ver, está sempre impressionante).
...
A trilha sonora espetacular nos garante bons momentos de reflexão sobre nossas "verdades puras", misérias, valores, angústias; nossa tão fragilizada condição humana.
...

Recomendadíssimo!

Um comentário:

  1. "A Árvore da Vida" está no meu top five de melhores filmes de 2011, ele é incontestavelmente uma obra prima, tanto pela parte técnica (que torna o filme belíssimo) quanto pela relevância das questões propostas pela seu roteiro... Lhe recomendo também "Além da Linha Vermelha" de Malick...

    Sem querer ser pedante, já sendo, lhe peço que deia uma conferia na minha resenha de "A Árvore da Vida": http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/11/arvore-da-vida.html

    ResponderExcluir