sábado, 17 de dezembro de 2011

INVEJA

*Uma rosa para amanhã. Mariana.
...
Ontem, senti inveja.
Muita inveja.
E isso é ruim, porque dói.
Mas Deus sabe que tenho razões,
ainda que só o futuro porderão dar-lhes
Sim ou Não.
Parece que nunca é suficiente, a conquista
ou des-conquista: é preciso uma estrela além.
Que pecado.
Livrai-me da inveja, Deus e Mestre Pixinguinha. Amém.
...

A Rosa

Tu és, divina e graciosa estátua majestosa
do amor, por Deus esculturada
e formada com o ardor,
da alma da mais linda flor, de mais ativo olor
e que na vida é a preferida pelo beija-flor.

Se Deus lhe fora tão clemente aqui neste oriente de luz
formada numa tela deslumbrante e bela,
teu coração, junto ao meu lanceado
pregado e crucificado sobre a rosa cruz do arfante peito teu

Tu és a forma ideal, estátua magistral
oh alma perenal, do meu primeiro amor, sublime amor.

Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação de todo o coração
cintilas um amor
o riso, a fé, a dor em sândalos olentes cheios de sabor
em vozes tão dolentes quanto um sonho em flor
És láctea estrela, és mãe da realeza
és tudo enfim que tem de belo,
todo o resplendor da santa natureza
Perdão se ouso confessar-te, eu hei de sempre amar-te
Oh flor! Meu peito não resiste,
Ah, meu Deus o quanto é triste,
a incerteza de um amor que mais me faz penar
em esperar em conduzir-te um dia aos pés do altar
Jurar, aos pés do onipotente
em versos comoventes de luz,
e receber a unção da tua gratidão,
depois de remir, teus desejos
em nuvens de beijos hei de envolver-te
até o meu padecer, de todo fenecer

(Pixinguinha).

(Transcrevi este texto porque é uma das declarações mais lindas...do universo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário