segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Resposta Universal

*GlObO =) Foto de Ah-Quy
....
Há quase dez anos, conversava com uma amiga que, embora não tenhamos mais tanto contato, é uma das pessoas que mais amei/amo em minha vida. Diante de uma situação difícil, narrada já com minhas firulas, desencantos e exageros, em meus dezesseis, eis o que me foi dito por aquela mulher,tão mais madura e diferente das outras que me faltavam encontrar:
....
"...Um amigo de Porto Alegre me disse uma coisa que nunca hei de esquecer ' Faz o que de ti depende, Célia...' E é isso o que te 'repasso' hoje, Amanda, como resposta as suas duas mil perguntas infindas:
...
FAZ O QUE DE TI (somente de ti) DEPENDE"
...
Deve ser isso. A tal "coisa" que nos move. Ao desistirmos antes do fim, nunca saberemos o que lá estava: O Batel Infernal ou o Angelical? Em outras palavras, só fazendo o que de nós depende é que o universo fará a sua limitada, tão ínfima parte.
...
Em um seminário religioso, no mesmo em que tive minha primeira e única crise bipolar, perguntei a um rapaz o que era Metafísica (como disciplina, nunca compreendi). Havia algumas pessoas ao nosso redor. O rapaz, cheio de si, aproximou de nós uma cadeira e nos questionou: "O que faz essa cadeira sair do lugar?" Enquanto todos respondiam..."tal lei de Newton, as nossas mãos, o "pegar" a cadeira e coloca-lá à esquerda, o quão forte a seguramos para transportá-la...." Eu, plena ignorante no assunto, após uma reflexão superficial respondi:
...
"A VONTADE"
....
"Eureka! esse é o princípio da Metafísica. A cadeira só será deslocada havendo, antes de qualquer coisa, vontade." - disse o rapaz orgulhoso, este que nunca mais vi; porém, imagino ter se tornado, o jovem seminarista, senão padre, um excelente educador (ou um excelente educador- padre).
....
Dentro das minhas limitadas condições e circunstâncias - externas e genéticas- tenho feito tudo o que de mim depende, Célia. Agora, é contar com aquilo que você chamava de "energia universal, ou lei da atração".
...
Amanhã será um dia muito importante e, obviamente, a ansiedade para tal continua me consumindo, tornando-me quase esqueleto de mim mesma. Ainda assim, nos segundos que me restarem - Farei tudo o que de mim depende, minha amiga.
...

Saudades...

Um comentário:

  1. Adorei o post, tava precisando ler isso mesmo.
    Faz seu melhor, boto fé em vocÊ

    ResponderExcluir