quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Lista de Sofia: Feliz 2012 (Parte I)

*Reveillon 2007/2008 em Caldas. Foto de Rodrigo
...

...Certo mesmo é
Um ditado do povo:

Pra cavalo véio
O remédio é capim novo

(Capim Novo - Luíz Gonzaga)


....
Ontem, cumpri o meu rito anual de escrever uma lista com os desejos para o próximo ano; 2012, óbvio. Sempre o faço na virada de ano e também em meu aniversário. Confesso que para este ano meus desejos se tornaram bem mais materialistas, práticos: um ou outro sonho; no mais, centenas de objetivos a serem cumpridos a curto e médio prazo. Comparando-a com a lista passada, percebo como tenho mudado, embora não necessariamente para "bem". Na verdade, mudanças são mudanças, não há bom ou mau....É o que nos tornamos diante das nossas circunstâncias e daquilo que falei num post anterior sobre as três escolhas da vida: PRIMEIRO, a que o universo escolhe para ti; SEGUNDO, a que as pessoas escolhem para ti; e, por fim, a TERCEIRA ESCOLHA (e mais perigosa delas): a que escolhemos com nossas próprias mãos, porém, influenciadas pelas duas anteriores.

...
Não vou expor aqui a minha lista "real" de desejos. Há alguns meses, havia à esquerda do antigo layout uma pequena lista deles, mas nada em comparação com as tantas coisas que peço, não só para mim, mas principalmente para outrem. Porém, achei legal compartilhar, da lista de 2011, os desejos que se realizaram, sob a medida das "três escolhas da vida". Citarei alguns:
...
1) Conseguir passar no Mestrado (SIM! Passei!);
2) Se conseguir passar com bolsa, ótimo; sem bolsa, encontrar um emprego (passei com bolsa, mas também quero o emprego...Na medida do possível);
3)Continuar matriculada na UFV e dar aulas particulares e em cursinhos para "quebrar o galho" antes de passar no Mestrado (Fiz tudo isso: de estudante especial à professora particular, de cursinho e de colégio particular);
4) Formar em julho, com todas as pompas possíveis como sempre quis (Formei em julho desse ano; mas as "pompas" que sempre quis me saíram tal como tiro pela cultara, isto é, só me trouxeram MUITA dor de cabeça. Pelo menos, minha família ficou "orgulhosa", ou minimamente feliz);
5) Vou resumir esse: Que meus pais sejam felizes e vivam muito. (Bom, o ano ainda não acabou; minha mãe teve uma séria crise urinária há alguns dias; hoje, meu pai está além de ....muito nervoso, passando mal [ ele tem problemas cardíacos]. Mas digamos que até então eles estão vivos e "saudáveis". Já a felicidade....Quem há de nos dizer o que é?);
6)Que uma amiga "x" desabroche para a vida... (Sim! A menina está desabrochando, tornando-se uma mulher linda...Mas, ainda falta um pouco mais de esperteza para com certas coisas);
7)Que eu conheça gente interessante...(Conheci: não muitas, mas algumas bem interessantes);
8)Que eu faça a gengivoplastia e que fique bonito esteticamente (Fiz sim, mas por ser uma correção bem "detalhista" não fez aquela "DIFERENÇA". De qualquer forma, pode ficar melhor e eu sinceramente espero que meu dentista, como prometeu, refaça parte desta correção sem custos adicionais);
9)Que meu cabelo cresça rápido antes d'eu formar. (Cresceu e está lindo; mas, depois da formatura);
10)Que eu emagreça uns cinco kgs...(Emagreci sim; mas sem dietas: cigarro, stress, decepções, etc, etc);
11) Que com vinte e seis anos eu encontre o homem com quem vou construir a minha vida...(Bom, acabei de completar vinte e seis anos, portanto, fique esperto leitor apaixonado por mim, você tem exatos 11 meses para agir!);
12)Quero viajar, fazer mil coisas, mas acho que em 2011 meu foco será o Mestrado... (Viajei poucas vezes, fiz menos de "mil coisas", mas, apesar de tudo, desfocadamente meu foco foi o Mestrado....);
13)Ir mais vezes a São Paulo (Fui apenas uma vez);
14)Conhecer o Rio de Janeiro (Meio traumático, mas conheci);
15)Que "y" se dê bem na vida e comece um namoro....(Y não "arrumou" namorado algum; porém, tem uma lista imensa de ficantes interessantes e está se dando muito bem em sua carreira profissional);
16)Passar mais tempo com meus amigos e família, principalmente com os pequenos M's (Pois é...passei menos tempo do que gostaria; mas, como disse, desfocadamente, ou ia pra night, para as casas dos tios/tias, ou passava nesse Mestrado/ trabalhava);
17)Comprar livros e roupas (Embora meu guarda-roupas tenha dado uma expressiva melhorada, livros mesmo só devo ter comprado uns...Oito).
...
De trinta desejos, dezessete se realizaram.
...
Agora, apresento-vos a minha lista de aniversário de 2010 para 2011. Como na anterior, só os desejos realizados e que se relacionem diretamente à 2011:
...
1)Quero terminar tudo o que tenho para fazer, mesmo que para isso não vá ao x congresso. Quero fazer um bom texto de pesquisa, apesar da bronca que vou levar...Que não seja tão ruim! (Fiz tudo o que devia, sem broncas; a BRONCA MOR da minha vida me veio meses depois, mas não vem ao caso);
2) Quero passar no Mestrado (Passei!);
3) Quero fazer uma tatuagem de Girassol (Fiz, doeu nada e ficou linda: há quem diga que ficou "grande demais"; porém, meus amores...Trata-se de um girassol e não uma violeta...);
4) Quero comprar o Livro "Formação da Literatura" do Cândido (Comprei ano passado, mas me valeu mais para 2011);
5) Quero viajar nas férias...para a praia...para São Paulo (Sim! Nada de praia, mas estava eu lá, em minha paulicéia desvairada, no início de 2011);
6) Quero que "z" me escreva no meu aniversário...(Não só me escreveu no ano passado, como neste ano veio aqui presencialmente e me deu um PUTA presente de GREGO);
7) Quero ver Miltinho, Marcela e as meninas mais vezes...(Como disse, pude vê-los muitas vezes, mas não tantas como gostaria).
...
Dos onze desejos, sete se realizaram.
....
Procurei incessantemente minha lista de aniversário dos vinte e seis....Mas, não a encontrei. Das duas uma: ou devo tê-la escrito em meu diário (SIM! Ainda mantenho um diário não virtual, embora tenha-o deixado à margem depois da criação do Sofia de Buteco), ou não senti vontade de desejo algum. Chegamos então, caro leitor, ao foco deste texto:
...
Dos meus trinta desejos, os da lista para o ano de 2011, dezessete se realizaram. Tortamente, mas se realizaram. É um saldo positivo, caso observemos bem. Mas, há algo que 2011 me trouxe o qual ano algum, mesmo os de término de namoro, mortes, perdas, mudanças bruscas o fizeram: 2011 me venceu pelo cansaço, eu, a "incansável". O ano de 2011 roubou a minha esperança das coisas, fez do meu humor mais sarcástico...(Humor de gente que é triste, no fundo). Tive imensa vontade de desistir de tantas coisas....Do mundo, de mim mesma. Este foi o pior ano da minha vida, em todos os sentidos.
...
Observemos a descrição sobre o ano novo a que fiz em dezembro do ano passado:
....
[...]Não há data no mundo que eu mais ame do que virada de ano! (Também gosto de Páscoa e do meu aniversário...).Reveillon me traz um espaço pra esperança: sinto vontade de abraçar a todos e me declarar às pessoas que realmente amo...(bem...isso é efeito da vodka, na verdade...).Falta pouco....Em 2011, prometo confiar mais em mim: em minhas potencialidades e intuições! Quero cuidar de mim.....e dos meus sonhos, diariamente. Agora, deixo vocês em paz; farei minha lista de desejos, um rito anual e impublicável..hehe.E mais uma vez: Viva 2011!! (Amo anos ímpares!Oxalá....)
(GALERA: Feliz 2011, Parte III. 31/12/2010)

....
Não sei de onde tirei essa bobagem de anos ímpares serem os que me trazem sorte. Talvez, porque tenha nascido em 1985; mas, da mesma forma, posso morrer em outro ano ímpar e lá no purgatório dizer "É...eu tinha sorte em anos pares, mas nunca soube". Ímpar ou par, fato é que nos últimos nove anos, meus melhores foram: 2002, 2005, 2006, 2007, 2009 e parte de 2010. Logo, a coisa está bem dividida...Mas, voltando-me para anos anteriores - 2000, 1992 - torno a apostar, talvez por falta de escolha, em anos pares.
...
Tal 2011 decepcionou-me além do meu limite, e embora eu esteja feliz e eufórica com algumas conquistas (Mestrado, minha viagem), o curto prazo ainda está difícil...Muitas desavenças, muitas confusões, muitas dores. Talvez seja a minha mania de controle; saber que não posso mudar as escolhas das pessoas me traz ódio, infelicidade, depressão. Não falo aqui de uma pessoa em particular, mas sim de tantas delas com quem convivo.
....
A única pessoa a quem posso mudar, nesse mundo, sou eu mesma. E o quero. Eis o principal desejo para a minha lista do próximo ano:
...
1) Que eu aprenda a me controlar: a ser menos ciumenta, vingativa, colérica. Quanto à chatice - que ela diminua um pouco, mas não mude, tornando-se assim um Q a mais do meu charme.
...
Minha lista para 2012 tem por volta de 50 ou 51 itens. Creio que posso compartilhar mais alguns deles com você, caro leitor (Todos os itens não só deixaria o post ainda mais extenso, como me traria azar antes do tempo devido):
...
2) Encontrar felicidade neste lugar, enquanto não volto para São Paulo em 2014 ou 2013;
3) Quero passar o Reveillon em um lugar que me dê esperança. Não estou suportando este fim de ano...Me dê uma idéia, meu Deus...(RISOS - Assim são as minhas listas, dialógicas e polifônicas às vezes);
4) Esse foi o pior ano da minha vida. Não deixe, meu Deus [...] que 2012 seja assim [...] Isso não é vida;
5) Que eu compre os Box do Woddy Allen, Almodóvar; os cd´s do Nicolas Krassik, Mayra Andrade e os que me faltam dos Los Hermanos;
6) Que eu vá ao show dos Los Hermanos em Belo Horizonte;
7)Que o mundo dê voltas;
8) Que dessa vez, 99% da lista dê certo, Meu Deus, [...]
....

Dessa forma, para este fim de ano (...já vai tarde 2011!), só há uma coisa que posso desejar a todos os leitores, amigos, amores, familiares...A quem passar por aqui: ESPERANÇA. Esperança não é espera, mas sim, o ato de acreditar. O fato é que por vezes é preciso ESPERANÇA E ESPERA, e é neste meio de campo que uma ou outra coisa se perde. É preciso agir; correr atrás das nossas metas, objetivos e sonhos. Há os que escolhem, como eu, o caminho da impulsividade; há também os que o fazem por meio da paciência ou persistência...Pouco importa. Devemos é nos movimentarmos sempre.
....
Quero o caos dos subversivos, aquele que modifica e gera movimento. Mas, peço ao universo que me ensine a buscar a paz em mim mesma, paz que fomenta a esperança perdida neste ano ruim.
...
Que seja bom esse tal de 2012!! Que nossos olhos sejam como os de Vicent Van Gogh: enxerguem as cores mais vivas, ainda em meio à escuridão. Que a doçura prevaleça, que a vitória se concretize, que o amor amadureça, que as dores sejam bem aproveitadas...Que estejamos aqui em 2013, juntos ou não.
....
E seja lá qual é o seu sonho mais absurdo, querido leitor...Que ele também se realize... Com ajuda das estrelas, das energias, do "inexplicável".



FELIZ 2012!!!!!!!!!!!!!!!!!
...
ESPERANÇA...
DOÇURA, CORAGEM, , MOVIMENTO!
MUITOS ERROS! MUITOS ACERTOS!
O NOVO...
AMÉM, ASSIM SEJA, SARAVÁ, SHALOM, OXALÁ.

2 comentários:

  1. Amanda, feliz 2012 pra você! Torço pra que sua lista seja realizada! E, mesmo se não for, torço pra que você saiba tirar o melhor das "surpresas" da vida, boas e ruins. (E eu também!!!)

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Jessica, vc por aqui.....Também te desejo um feliz 2012, pleno de coisas boas...em todos os sentidos possíveis. QUanto às listas...não custa nada materializar o pensamento, né? rsrsrsrs...O importante é a travessia....Beijos!

    ResponderExcluir