domingo, 13 de junho de 2010

Especial Dia Dos 100 Namorados! (Parte VII de VII)

"- Um homem disse:'Eu prefiro ter sorte do que ser bom'. As pessoas têm medo de acreditar que grande parte da vida está atrelada ao fator sorte. É assustardor pensar que não temos o controle de tudo. Há momentos, em um jogo, que a bola atinge o topo da rede e em uma fração de segundos, ela poderá avançar ou retroceder. A sorte pode fazer com que ela avance, de modo que você ganhe o jogo; entretanto, ela pode retroceder...
...e então, você o perderá."
(IN: Match Point).
Caro Leitor...
Sobreviveu?
Pois bem! Aqui estou a fim de contar a você - como se isso fosse de fato interessante, mas tudo bem... - como sucedeu o meu Dia dos 1oo namorados, finalizando, com esse post, o nosso Especial deste ano.
Interessante notar, leitor místico-cabalístico, que este é o sétimo post de VII, o que nos mostra que há de fato uma força superior influenciando-me a escrever tais reflexões - relacionamentais. Digo isto, porque o número sete é o número da SORTE. Na tradição bíblica, sete representa a perfeição, isto é, o número de Deus....(Sofia também é cultura!).
Um dia escrevo mais sobre isso...
Bem, vamos aos fatos!
Escrevi o post anterior. Comi metade do meu chocolate branco, ainda de madrugada, enquanto escrevia. Dormi. Acordei. Fui à reunião regional da Pastoral da Juventude em Ponte Nova, onde decidimos, entre outras coisas, que faremos o nosso Dia Nacional da Juventude no dia 31 de outubro, na cidade de Matipó. Foi decidido também que, apesar da minha negligência para com a PJ, continuo na coordenação da Equipe Central. Almoçamos. Voltamos para Viçosa. Mais um pedaço de chocolate, e uma olhadinha no email, no Blog, e no que preciso ainda fazer para segunda-feira. Tomo um banho. Visto-me. Maqueio-me (só rimel e batom). Sívia me liga. Combinamos em frente ao Bahamas, e, assim, vamos a Game Over.
A Game Over, para a minha sicera surpresa, porque confesso a você leitor desmedido, que eu não estava nada animada com esta festa, foi muito, muito, mas muito legal mesmo!!!! Um pagodinho muito bom, desses que fazem a gente se sentir a globeleza e beber do samba! Em seguida, um sertanejo choroso, daqueles bons, para quem gosta de curtir uma boa dor de cotovelo, assim como eu, e , provavelmente você!
Tudo isso regado a muita cerveja na faixa, imagina que triste, hã??
Sem contar as pessoas que a gente reencontra, reconhece, conhece, ou finge que não vê: Conheci muita gente bacana, além de ter desfrutado da companhia de minhas amigas que estavam mais engraçadas do que nunca! De fato leitor homem, o dia dos namorados influencia o humor feminino como nenhuma outra data neste universo perfeito.
O coro gritava, religiosamente, de tempos em tempos:
"O Dia é dos Namorados! Mas a noite...é dos solteiros!!"

(Eu, Jose, Sílvia e Isaac).
(Mônica, Marcinha, Sílvia e eu - descabelada).
Foi bom, mas o cansaço bateu. Voltei de ônibus. Desci no ponto errado. Peguei um taxi com Marcinha. Parei no barzinho ao lado de casa. Comprei um Tropeirão. Comeria-o naquele momento mesmo, mas, abordada por um rapaz...(que era uma gracinha até, mas o fato é que eu estava realmente de saco cheio naquele instante, com fome e com excesso de álcool nas veias...), pedi que o preparassem para viagem. Cheguei em casa meia hora depois. Entrei pela porta da sala. Vi meu pai. Minha prima Leandra me esperava, sorridente e linda, como sempre. Comemos o restante do chocolate. Jantei meu tropeiro: sozinha. Conversamos.Mexemos nos orkuts alheios. Dormimos. Acordei. Todos sairam. Assisti, finalmente, Match Point.
Ainda estou em estado de choque; logo, desconsiderem a minha falta de texto e crítica à altura, porque o filme de fato os merecem!! À principio, quando o filme me foi emprestado, confesso que não o dei o devido valor....Mas, agora, poucas horas após assisti-lo, estou aqui, sozinha, ouvindo Una furtiva Lágrima, interpretada por Enrico Caruso...(isto não é para ser chic, leitor sarcástico...embora o seja! rs...o fato é que sou bem eclética...e gosto muito de música clássica, inclusive ópera, embora eu só conheça mesmo Carmen, Bachianas, um trecho do Guarani e Carmina Burana).
O filme foi escrito e dirigido por Woddy Allen, e ganhou inúmeras premiações. Conta a história de um rapaz Irlandes, Chris Wilton, professor de tênis, que inicia um romance com Chloe, uma jovem de família rica. Acontece que o rapaz se apaixona pela concunhada em potencial Nola, interpretada pela bonitona da Scarlett Johansson; a partir daí a coisa se desenrola....e como eu estou com muita preguiça de contar o restante do enredo, apenas enfatizo que o filme é fantástico e que me deixou boquiaberta com o final nada previsível.....
Eu me reconheci em diversas personagens: Ora em Nola, ora em Chloe, mas, sobretudo em Chris. Quando falo sobre reconhecer-me, não quer dizer que eu viva as mesmas situações, leitor malicioso; quer dizer apenas que me identifico com as escolhas, com as angustias, com os sentimentos....
A sorte é, em Match Point, o fio condutor de toda a trama.
Você acredita em sorte, leitor?? em destino? em livre-arbítrio? ou em Deus?
Eu acredito, pelo menos até o dia de hoje, em nada e em tudo, ao mesmo tempo. Creio em Deus...embora não seja nem de longe uma fanática religiosa; mas, diferenciando-me de alguns dos meus colegas cristãos, não creio na interferência de Deus nas nossas vidas. Para mim, ele é, tão somente, um mero "telespectador" incapaz de interferir nos capítulos de nossas novelas pessoais.
Eu acredito em livre arbítrio.
Entretanto, há um certo mistério nas coisas, e esse mistério, por ser mistério, não há como descrever em palavras...não é? Mas seria algo assim: eu creio que somos responsáveis por nossas escolhas...mas algumas delas, as principais, as mais perigosas, estão intimamente ligadas a uma noção de destino...o que para muitos é o mesmo que "mãos de Deus", ou, como para Woddy Allen, Sorte.
Sim, leitor: há certas situações na vida que são influenciadas pela sorte. O que fazemos com elas é livre-arbítrio, mas, o fato delas surgirem numa determinada circustância, num determinado local, tempo, contexto, ou, ainda, através das pessoas que encontramos, daquelas que desencontramos....dos ônibus que pegamos, dos que deixamos de pegar....do detalhe que surge, miraculosamente....o telefonema casual....a viagem repentina...o instante... - isto é a sorte que muda a sua vida, clandestinamente falando.
Analisando o todo, à luz desta ópera angustiante que ouço, concluo que já encontrei a sorte em três ocasiões ao longo destes 24 anos. Duas delas, quando nasci; uma, em outubro de 2006. Isso me assusta muito...me intriga....me leva a pensar em inúmeras coisas...(fotograficamente falando); mas, daqui a pouco há de passar...talvez, quando eu me der conta de que ainda tenho dois relatórios para serem feitos, um livro para ler, um telefonema, uma reunião...
...uma vida em jogo que, de sorte ou não, é minha.

(Sofia de Buteco recomenda!!)

E assim, leitor dramático e desconfiado das coisas da vida, finalizamos o nosso:
Especial Dia Dos 100 Namorados!
Espero que tenham gostado! (eu adorei, confesso!).
Ano que vem tem mais....talvez novamente 100 namorado....ou com 100 namorados....ou, com 1 mesmo, o que é mais convencional e bem menos problemático.
Continue investindo na vida, leitor, nas pessoas, nas viagens, no mistério das entrelinhas:
Alimente sua sorte com bons pensamentos, com novas possibilidades, e com um pouco de risco.
Faça como Neomorino, que era apaixonado por Adina; Esta, não queria nada com ele, em função dele ser um zé ninguém...(ele achava isso...).
Contrariando a própria sorte (ou guiado por ela...quem vai dizer?), Neomorino compra uma poção do amor, a fim de conquistar a sua amada, que havia de se casar com Belcore.
Ingenuamente, Neomorino é enganado por Dulcamara, que vende vinho ao rapaz, fazendo-lhe com que acreditasse ser a tal poção mágica do amor.
Adina se apaixona por Neomorino, sem que fosse preciso poção alguma. Acho até que ela já gostasse do rapaz, mas pensava que este a ignorava...(mulheres...). Ela termina com Belcore, e declara-se para o tal carinha, protagonista da ópera L'elisir d'amore.
Por fim, porque felicidade pouca é bobagem, Neomorino ainda descobre ser herdeiro de uma mega fortuna.....
Tudo isto, leitor, porque ele foi corajoso o suficiente para desafiar a própria sorte, mudando o rumo das coisas...
...ou será a sorte que o conduziu aos aparentes "desenganos certos", fazendo-lhe enxergar, depois de muitas peripécias, aquilo que fatalmente haveria de ser??
....
Feliz Dia Dos 100 Namorados!


2 comentários:

  1. match point é tenebroso...o final é um terror...não tenho coragem de ve-lo novamente. é um alerta para os amantes: cuidado! haha..

    ResponderExcluir