segunda-feira, 21 de junho de 2010

Romances: baseados em fatos reais!

Humor de Hoje: Barcelona. Giulia y Los Tellarini. Da trilha sonora de Vicky Cristina Barcelona (Woddy Allen, 2008).
Querida Leitora,
Hoje inauguraremos mais uma coluna especial para você, leitora mulher, que gostaria de saber o que passa pela cabeça dos nossos leitores homens, estes que tornar-se-ão pessoas ainda melhores após a leitura diária deste novo espaço:
Romances: baseados em fatos reais!

Nosso primeiro romance a ser analisado será Iracema (1865), Romance Romântico de José de Alencar. Nosso viés de análise será, obviamente, o relacionamental. Sofia deseja a você, leitora mulher, que você se livre de uma vez do seu Complexo de Iracema....confira os trechos do romance, com nossos comentários mais que literários, e tire suas conclusões! Boa Leitura:

FRAGMENTOS DE IRACEMA(1865):
"Desde que o guerreiro branco pisou a terra dos tabajaras, Iracema a esqueceu. [...] não parecia mais a linda jandaia e sim o feio urutau que só sabe somente gemer".
(ALENCAR,José.1865:p.34).
Sofia analisa: Pois é leitora...é muito comum que nós mulheres passemos a nos anular diante de um relacionamento amoroso. Quantas de vocês já ouviram a seguinte crtitica: "Fulana...depois que você começou a namorar nunca mais foi a mesma, não lembra mais dos amigos...", e por aí vai.
Cuidado, leitora!! Lembre-se de que no fim das contas, os amigos são aqueles que ficam ao lado da gente, para todas as circunstâncias. Curta seu namoro/caso/peguete/amigo colorido/ afim, mas não esqueça de viver o que o mundo tem de bom para você.
Neste fragmento, pode-se analisar também a partir do viés fossístico. Se você está na fossa, porque levou um recente pé na bunda, ou, ainda, porque sabe que o seu relacionamento não tem muito futuro para a oferecer, não se anule, nunca!! Esbanje charme por aí....circule, acene, vá às festas com bebida liberada, sobretudo. Cuide-se, ame-se, antes que você termine como a pobre da Iracema...(naquela época, não havia o Sofia de Buteco...).
"Martim, estava tranquilamente sentado em um sapopema, olhando o que passava por ali..". (ALENCAR,José.1865:p.35).
Sofia analisa: Enquanto você se descabela toda para explicar a ele os seus conflitos internos, suas angústias e frustrações, seu amado permanece tranquilo e sereno, tomando uma cervejinha com os amigos??
Relaxe Leitora...isto é comum, como pode-se notar desde a vinda dos Portugueses para o Brasil, como imita Iracema.....
Homens não sabem discutir a relação. Nem o seu pai saberia, leitora....sendo assim, desista!
"- Não é a voz de Tupã que ouve teu coração, guerreiro de longes terras, é o canto da virgem loura,que te chama!".(ALENCAR,José.1865:p.39).
Sofia analisa: Cuidado leitora....se seu amado, peguete, namorado, amante, rolo ou afim está cheio de dúvidas...confuso e triste....certamente não é mesmo a voz de Tupã que ele ouve no celular ou Skype....
Seja esperta!!
"Iracema suspirou, pensando que a afeição do pitiguara bastava à felicidade do estrangeiro". (ALENCAR,José.1865:p.53).
Sofia analisa: Você morre de ciúmes dos amigos e amigas dele?? Desista leitora!! ele não abrirá mão deles por você! Faça o mesmo...não deixe de estar com quem te ama, em função de um relacionamento seja este do nível que for....lembre-se do que aconteceu à pobre da Iracema: traiu a própria nação a fim de tornar-se esposa do fdp do Martim...e , por fim....teve um filho dele, ficou enorme e com depressão pós parto...levou um perdido do cara, depois um pé na bunda..e, como desgraça pouca é bobagem, a Virgem (que de virgem, nessas alturas...) dos lábios de mel....morreu! É isso o que você quer, leitora?
"- Quanto mais afunda a raiz da planta na terra, mais custa arrancá-la. Cada passo de Iracema no caminho da partida é uma raiz que lança no coração de seu hóspede".
(ALENCAR,José.1865:p.54).
Sofia analisa: É leitora....a paixão é uma m* e agora você já se envolveu....fazer o quê, não? Relaxe...dizem que o fogo da paixão dura apenas 3 anos...sendo assim, você ainda tem alguns anos pela frente para se recuperar....passa rápido!
"- Iracema te acompanhará, guerreiro branco;porque ela já é tua esposa.
Martim estremeceu". (ALENCAR,José.1865:p.55).
Sofia analisa: Essa é a melhor...sem dúvida!! Homens DETESTAM COBRANÇAS leitora!! Eles estremecem, como o sacana do Martim, que nem tinha noção de que estava enrolado com a sonsa da Iracema. Iracema,burramente, o chama na "xinxa"e o pede em casório....era o começo do fim!
Já que não somos tabajaras, leitora, o que fazemos??
"O chefe pitiguara pensava que o amor é como o cauim, o qual, bebido com moderação,fortalece o guerreiro,e tomado em excesso, abare a coragem do herói".(ALENCAR,José.1865:p.56).
Sofia analisa: Só um homem poderia dizer uma coisa dessas....aff.... Homens são medrosos e bobos, leitora: têm medo de ENVOLVIMENTO,capiche?? (já ouviu essa palavrinha mágica essa semana, não??). Aprendamos com eles, leitora: nossa vida haverá de ser muito mais cômoda...e feliz.....
"O crsitão sabia por experiência que a viagem acalenta a saudade, porque a alma dorme enquanto o corpo caminha". (ALENCAR,José.1865:p.66).
Sofia analisa: Não se engane leitora! Ele pode até estar com um pouco de saudade de você, mas ela há de passar na primeira festa com bebida liberada que ele for com os amigos...(adapte, leitor, o termo "festa com bebida liberada"para a sua realidade. Exemplo: se você é religioso(a), use o termo"celebração de cura e libertação que ele foi com os amigos". Façamos o mesmo então!
"- As lágrimas da mulher amolecem o coração do guerreiro, como o orvalho da manhã amolece a terra.
- Meu irmão é um grande sabedor. O esposo deve partir sem ver Iracema."
(ALENCAR,José.1865:p.79).
Sofia analisa: Esse Martim é mesmo um fdp!!!! Mas muitos homens usam o recurso do "perdido"para não encararem seus problemas....ou melhor, para não encararem suas dúvidas...(porque não somos problemas; somos soluções!). Atente-se, leitora cegueta!
"- Ele manda que Iracema ande para trás, como o goiamum e guarde sua lembrança, como o maracujá guarda sua flor todo o tempo até morrer...".
(ALENCAR,José.1865:p.80).
Sofia analisa: Homens são muito possessivos. Ainda que ele nem goste tanto de você, ou,ainda, que goste um pouquinho... o fato é que todos eles odeiam a sensação de "troca". Não se engane pensando que isso é amor, leitora: homens são ciumentos, inclusive com seus jogos de futebol de botão...isso não quer dizer nada!
"Ai da esposa!...Sentiu já o golpe no coração e como copaíba ferida no âmago, destila lágrimas em fio". (ALENCAR,José.1865:p.83).
Sofia analisa: Esta parte do romance mostra o lamento de Iracema, quando esta se dá conta de que foi trocada três vezes: a primeira delas, quando Martim a deixa para ir viajar com seu amigo Pitiguara; a segunda, quando Martim volta mas decidi ir embora para sua pátria, Portugal; a terceira, quando a ingênua índia se dá conta de que a Virgem Branca, coincidentemente, também mora em terras Lusitanas....
Não se lamente, leitora: você é linda e desejada....esqueça quem já te esqueceu!
"- Teu corpo está aqui; mas tua alma voa à terra de seus pais e busca a virgem branca, que te espera". (ALENCAR,José.1865:p.84).
Sofia analisa: Ai ai...homens e seus triângulos amorosos! Não caia nesta, leitora moderna!
"Seu lábio pousou no lábio da esposa um beijo, mas áspero e morno"(ALENCAR,José.1865:p.85).
Sofia analisa: Seu namoro de 5 anos está desse jeito??? beijos mornos e sem sal?? Termine com ele, leitora, antes que ele termine com você!
"Tudo passa sobre a terra". (ALENCAR,José.1865:p.98).
Sofia analisa: Tuda passa, leitora...não se desespere!

Um comentário: